DESKTOP DIGITAL NEWS
Consultor Hamilton Terni fala sobre participação da Courier no Brasil
O consultor e empreendedor Hamilton Terni, da ANconsultnig, analisou a futura participação da Courier dos EUA na Digital Page, no Brasil, que pode mudar o jogo no mercado de livros didáticos no país. Confira abaixo o artigo.
O comunicado da empresa pode ser lido no site da ANconsulting.
A participação da Courier dos EUA na Digital Page, no Brasil, pode mudar o jogo no mercado de livros didáticos
por Hamilton Terni Costa
Nossa visão sobre a nova oferta de impressão de livros didáticos customizados no Brasil
Na semana passada a Courier (www.courier.com) – terceira maior gráfica de livros do Estados Unidos – anunciou, em seu site, que está em entendimentos finais para a compra de 40% da gráfica Digital Page, situada em Guarulhos, São Paulo.
A íntegra do anúncio mostra que há dois movimentos simultâneos. O primeiro a compra da participação. O segundo, a parceria estabelecida com a Editora Moderna (Santillana) para a implantação do sistema Courier de customização de livros didáticos. Essa plataforma permitirá o desenvolvimento de conteúdos específicos para escolas ou regiões.
A Courier tem um conjunto completo de soluções para a área editorial permitindo a integração de conteúdos e a sua disponibilização em diferentes mídias, em especial a impressão na escala que for mais conveniente ao título. Daí a utilização não somente de rotativas e impressoras offset como a forte utilização dos processos de impressão digital, de máquinas de folhas até as novas rotativas HP inkjets para médias tiragens.
Sem dúvida, nesse último aspecto, a Digital Page passou a ser um alvo estratégico. Por ter começado com foco no digital, por ser a primeira no Brasil a instalar uma inkjet T300 da HP e por ter uma aliança estratégica com a Editora Moderna, apesar de atender a diferentes editoras.
A vinda da Courier deverá marcar uma virada de jogo importante no mercado editorial educacional no Brasil. Há muito que as grandes editoras do setor vem se questionando quanto a novos possíveis modelos de negócios proporcionados pelas novas tecnologias digitais e a possibilidade de interação em tempo real com professores, autores, estudantes e a comunidade.
A forte expansão da base estudantil no Brasil nos últimos anos, o crescimento das universidades, o crescimento acentuado dos sistemas de ensino e o programa governamental do livro didático vem atraindo o investimento de grandes grupos nacionais e internacionais pela dimensão desse mercado. Basta ver o crescimento da base de escolas e sistemas de ensino da Abril Educação e do Positivo, entre outros, assim como a vinda nos últimos anos da Pearson (COC), da Santillana (Moderna), Thomson Reuters (Revista dos Trinunais), Planeta (Barsa), Oxford University Press, MacMillan, etc.
Mercado de alto volume ainda concentrado no livro impresso em grandes quantidades, seja pela imutabilidade do PNLD do governo com distribuição central, seja pela busca do menor custo página no fornecimento ao mercado e, consequentemente, sem personalização e customização, seja pela busca do melhor modelo de integração entre o mundo digital nascente e a diversas formas possíveis de interação. Com a nova proposição proporcionada agora pela tecnologia Courier-Digital Page-HP esse quadro pode começar a se alterar mais rapidamente.
Do ponto de vista gráfico a proposição de valor da Courier é clara: oferecer soluções aos editores na melhor gestão e disponibilização de seus conteúdos. Conteúdo é a matéria prima da editora. Gerenciar e disponibilizar em diferentes mídias e viabilizar em diferentes volumes de impressão é, sim, uma decisão estratégica e faz parte do negócio gráfico. A vinda da Courier com essa visão irá, no meu entender, começar a mudar a visão de editores e gráficos em relação a esse posicionamento e novas oportunidades vão surgir. Derrubando mitos em relação a qualidade e uma nova abordagem de volume vs. preço vs. custo total do processo.
Como diria Darwin, os que se adaptarem vão sobreviver e crescer.
Leia também
-
Suzano Papel e Celulose abre inscrições…
Interessados têm até o dia 3 de janeiro para se inscreverem no programa de estágio que a Suzano oferece
-
Consultor Hamilton Terni fala sobre…
Hamilton Terni, da ANconsultnig, falou sobre a participação da Courier dos EUA na Digital Page, no…
-
Indemetal Gráficos adquire ABG Digicon…
Indemetal Gráficos adquiriu uma ABG Digicon Série 2 que já está em pleno funcionamento
-
Empresa adquire nova Mimaki no Reino…
Empresa inglesa Hippoprint investiu em uma Mimaki JV400-160SUV para garantir a entrega no dia seguinte…
-
Fiesp, Sindigraf-SP, Abigraf e ABTG…
Empresários do setor poderão conversar com até seis instituições financeiras que oferecem linhas…
-
Autobond tem Estônia como novo mercado
Autobond entrou no mercado da Estônia pela primeira vez com a instalação de uma laminadora Mini 76…