DESKTOP DIGITAL NEWS
Gráfica de São Paulo conquista importante prêmio ecológico da Abigraf e ABTG
A preocupação com o meio ambiente é cada vez mais importante e uma das
formas de incentivo é reconhecer empresas e pessoas que, com seus atos,
contribuem para criar ações efetivas em prol da proteção ambiental. A Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) anualmente distribui o Fernando Pini, a mais importante premiação do setor gráfico no Brasil, e apresentou, juntamente com a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), o III Prêmio Abigraf de Sustentabilidade.
Criado para valorizar a sustentabilidade econômica, social e ambiental na indústria gráfica, foram estabelecidas três categorias: Pequenas e Microempresas (até 49 funcionários), Médias Empresas (de 50 a 249 funcionários) e Grandes Empresas (acima de 250 funcionários).
A vencedora na categoria Pequenas e Microempresas foi a Artes Gráficas Coppola, de São Paulo, criadora do Selo Coppola Compromisso com o Meio Ambiente, que combina diferentes frentes de ações e atesta a adoção de maquinários, processos e matérias-primas sustentáveis na produção.
A parceria Heidelberg/Coppola, presente em todos os momentos da história da gráfica, contribuiu para esta importante conquista. A Coppola utiliza uma impressora Speedmaster SM 74 com 4 cores, uma impressora Speedmaster XL 75 com 4 cores e verniz em linha, um CtP Suprasetter A75, todos ligados pelo workflow Prinect. Também utiliza em sua produção os consumíveis da linha Saphira.
Maurício Michels, um dos sócios, afirma que “o workflow trouxe uma integração que colaborou com menor desperdício de folhas de acerto e redução de gasto de papel. Com o CtP Suprasetter A75 utilizamos chapas sem químicos na revelação, ou seja, não temos este descarte. Além disso, o CtP se coloca automaticamente em stand by quando não está sendo utilizado, e isso economiza energia”.
O equipamento Heidelberg Suprasetter A75 é o que usa menos energia em toda a
indústria gráfica, apenas 6W em stand by e cerca de 700W em processo de gravação.
Este desempenho é conseguido devido ao desenvolvimento em tecnologia laser e
softwares que permitem ao equipamento entrar em stand by na hora certa, garantindo a vida útil do equipamento e utilizando menos energia.“As chapas escolhidas pela Coppola são uma prova do foco na produção ecologicamente
correta. A gráfica trabalha com chapas que dispensam o uso de químicos prejudiciais ao meio ambiente. A tecnologia de chapas Chemfree Saphira da Heidelberg não necessita de controle de temperatura na lavagem, dispensando o imenso gasto de energia elétrica com resistências para aquecer o revelador”, diz Maurício.
A Coppola utiliza ainda o sistema Prinect, da Heidelberg, que se comunica com as
impressoras Speedmaster e as torna ainda mais eficientes, reduzindo o consumo de papel, tinta e outros insumos durante o acerto de cada trabalho. Quanto mais eficiente o processo de impressão, mais rápido o trabalho é feito e menor quantidade de maculatura é gerada.
Para Maurício, “não se pode determinar metas se não é possível medir os resultados. Com o software Prinect verificamos os resultados de produção minuto a minuto, sabemos o tempo gasto com acerto e o montante de desperdício. Com informações claras, é possível determinar ações e combater o consumo desnecessário de tinta, papel, tempo, energia elétrica e muito mais”.
Na impressão, a tecnologia da Speedmaster XL 75 estabelece padrões
em outros aspectos além da produtividade. Sua alta eficiência energética e de recursos a tornam a impressora mais ecologicamente correta de sua categoria.
Desde o alimentador até a saída, a Speedmaster XL 75 foi projetada com alta tecnologia, excelente qualidade de impressão, tempos de acerto extremamente curtos e muitos itens de automação que permitem um menor desperdício de papel e insumos, contribuindo assim para o meio ambiente.
Os programas otimizados reduzem ao mínimo a solução de lavagem
e a quantidade de panos utilizados. O Prinect Press Center combina o comando central da impressora e o ajuste remoto das zonas de tinta. O software de operação intuitiva, Intellistart, permite que o próximo trabalho seja preparado antes mesmo de concluir o que está em máquina, trazendo para o operador uma lista dinâmica de etapas operacionais necessárias para a troca.
Processos controlados e automatizados permitem que o acerto da impressora seja feito em curto prazo de tempo e reduz o desperdício de papel, tinta e outros insumos. O sistema de periféricos Star da Speedmaster XL 75 também oferece uma contribuição importante para a impressão ambientalmente sustentável. Menos solução de molha, resíduos de solução de lavagem, pó e desperdício de papel tornam o sistema mais ecológico e econômico.
A Speedmaster XL 75 da Coppola é configurada com o ScrollStar, um sistema de ar comprimido livre de óleo e de condensação e com o AirStar, sistema central de fornecimento de ar que combina quase todos os ventiladores para aspiração em um gabinete central que permite a economia de até 50% do consumo de energia, se comparado aos sistemas com tecnologias tradicionais.
Maurício Michels explica que a gráfica utiliza os consumíveis Saphira da Heidelberg. Alguns exemplos são a Saphira Fount 550 AR Pure como solução de fonte; o lavador de blanqueta e rolaria Saphira Wash 552; as blanquetas Saphira Pro 175 e chapas Saphira Chemfree, que também contribuíram para o prêmio conquistado pela Coppola.
“Para nós, a conquista deste troféu é super importante. Mostra o reconhecimento do mercado à nossa intenção ao criar o selo. Levamos muito a sério a proteção ao meio ambiente no ramo gráfico e nossos clientes também”, finaliza Maurício.
Leia também
-
Gráfica de São Paulo conquista importante…
Vencedores do prêmio de Sustentabilidade na categoria Pequenas e Microempresas destacam soluções…
-
Starlaser anuncia Enfocus Switch 12…
Nova versão traz um pacote de módulos e aplicações para gerenciamento e automação de tarefas no…
-
Empresa japonesa consegue redução…
Agfa Graphics Japan anunciou que a Beniya Offset começou a operação em grande escala de chapas de…
-
Epson promove Trade In de impressoras…
Desativação deverá ser feita por um Centro de Serviços Autorizado (CSA) da Epson e o descarte do…
-
Senai abre inscrições para cursos…
Inscrições podem ser feitas até o dia 19 de março pela internet. Estão abertos os cursos de Pré-impressão,…
-
Linha Lexmark oferecida pela Gomaq…
Produtos oferecidos pela Gomaq oferecem interface e funções adaptáveis a diferentes usuários, departamentos…