DESKTOP DIGITAL NEWS
Nova grampeadeira Stitchmaster ST 200 da Heidelberg possui ótimo custo-benefício para formatos até A3
O toque final em um produto impresso ocorre na fase de acabamento, em que a qualidade final, prazo de entrega e, principalmente, a rentabilidade do trabalho como um todo são determinados. Consequentemente, um número crescente de gráficas está se voltando para o acabamento interno, onde a própria gráfica realiza as operações para assegurar entrega rápida e flexível a seus clientes.
A Heidelberg desenvolveu a nova grampeadeira Stitchmaster ST 200 especificamente para esse público-alvo. A máquina permite a produção profissional e rentável de produtos grampeados com formato final até A3 e opera em uma velocidade de até 11 mil ciclos por hora. Pode ser equipada com até 4 alimentadores duplos e um alimentador de capas. Além destes alimentadores, todos os componentes – como a unidade de grampeamento e a trilateral – também se beneficiam de recurso de sincronização totalmente automática através de servomotores independentes. Isto possibilita ajustes precisos com a máquina em funcionamento e tempos de acerto curtos. Um novo conceito direciona o operador, passo a passo, através dos processos de ajuste, o que, também, diminui os tempos de acerto e melhora a confiabilidade.
Assim como a Stitchmaster ST 500, a Stitchmaster ST 200 também pode ser usada como uma máquina de alceamento para encadernações de lombada quadrada. Como resultado, não fica restrita à utilização apenas de produtos grampeados, o que aumenta a utilização do investimento.
Com componentes de automação opcionais, a máquina pode ser customizada, se necessário. Além disso, a tecnologia de servomotor permite que a grampedeira seja adaptada para diferentes requisitos no futuro. A Stitchmaster ST 200 pode ser integrada diretamente no fluxo de trabalho de gráfica usando o Prinect Postpress Manager para a compilação de dados de produção.
Os dados de produção da máquina são transferidos on-line e o usuário pode, por exemplo, avaliar o custo de um determinado trabalho automaticamente.
A grampeadeira ideal para cada necessidade
A Stitchmaster ST 200 vai estar disponível para produção em série a partir de setembro de 2013 e é mais um equipamento para o segmento de entrada ao portfólio atual de grampeadeiras da Heidelberg. Foi na Drupa 2012 que a Heidelberg fez a apresentação de uma grampeadeira altamente flexível com velocidade de produção de até 13.000 ciclos por hora – a Stitchmaster ST 500. A Stitchmaster ST 200 é baseada na mesma plataforma e também processa formatos grandes de até 330x500 milímetros.
Outras características que as duas máquinas têm em comum são a sua tecnologia servomotor de ponta para acertos rápidos, a possibilidade de serem utilizadas como colecionadoras para encadernadoras manuais de lombada quadrada, e a sua operação simples e direta graças ao novo conceito de ajuste. Para a faixa de formatos acima do formato A4+, a Heidelberg oferece às gráficas, a Stitchmaster ST 100, que opera a uma velocidade máxima de 9.000 ciclos por hora. A grampeadeira mais rápida da Heidelberg, com velocidade de até 14.000 ciclos por hora, é a Stitchmaster ST 450.
Usuário impressiona-se com os tempos de acerto reduzidos, alta flexibilidade e qualidade excepcional
A Novaconcept Schorsch GmbH em Kulmbach, Alemanha, foi a primeira gráfica a testar a nova Stitchmaster ST 200. Uma gráfica completa, que oferece tanto impressão offset plana como impressão digital, está tão feliz com o equipamento, que, agora, a gráfica está totalmente integrada às operações de produção no dia a dia da empresa. “Nós terceirizávamos anteriormente grande parte do nosso trabalho de grampeamento. Mas a distância dos nossos fornecedores crescia e ficávamos incapazes de assegurar a flexibilidade necessária, então, decidimos que era hora de agir”, explica Michael Brutting, responsável pelo planejamento de produção e gerenciamento de trabalhos na Novaconcept.
O especialista em acabamento logo percebeu o potencial da Stitchmaster ST 200. “A grampeadeira é utilizada geralmente em um turno de produção, e é aqui onde o baixo custo de produção entra em cena na comparação com outras máquinas A3.
A produção de nossa Stitchmaster ST 200 varia de 1.000 a 100.000 tiragens, o que torna essa grampeadeira versátil e flexível, a solução perfeita para nós. A Stitchmaster ST 500 seria muito grande e a Stitchmaster ST 100, muito pequena,” acrescenta.
Além da nova grampeadeira, a empresa também investiu na dobradeira Stahlfolder, modelo TH 66 para expandir a capacidade do seu segmento de dobras.
Os clientes da Novaconcept estão encantados com a incrível flexibilidade que a grampeadeira oferece no processamento dos trabalhos e no aumento de qualidade do produto final. Isso consequentemente impulsiona a competitividade da gráfica, que conta com uma equipe de 82 funcionários e uma base de clientes renomados do ramo industrial e comercial tanto dentro como fora da Alemanha. “Diferentemente de outra grampeadeira desse segmento, a Stitchmaster ST 200 cobre uma ampla gama de formatos – do formato mínimo de 120x105 milímetros e do oblongo do formato A4 até o formato A3. Também processa formatos “exóticos”, que precisamos particularmente para clientes de outros países. O maior valor está nas operações de acabamento e na flexibilidade que vem como resultado da habilidade de mudar rapidamente entre os diferentes tipos de trabalhos e formatos,” diz Brütting.
A Novaconcept obtém um grande número de trabalhos através de portais de clientes on-line que ela mesmo desenvolveu. “Algo que é quase mais importante que preparar um novo trabalho rapidamente é ser capaz de interromper um trabalho que já está em andamento para encaixar um pedido urgente. Com o controle eletrônico através de servomotor, podemos interromper o trabalho que está sendo processado e salvar todos os acertos realizados. Quando retomamos o trabalho, praticamente nenhum procedimento de acerto é necessário. Essa é a única maneira, através da qual podemos planejar a produção industrial no acabamento, que é flexível para tipos de trabalhos, tiragens e prazos de entrega,” reforça Brütting. Ele resume dizendo: “Nossa experiência com a Heidelberg durante a fase de testes foi extremamente positiva, visto que a companhia atendeu de forma precisa às nossas necessidades. A Stitchmaster ST 200 é comparativamente uma grampeadeira de baixo custo, e não deixa a desejar tanto na qualidade do produto como na variedade de aplicações que processa. Na minha opinião, é uma verdadeira inovação técnica. A Heidelberg oferece assistência técnica extremamente prática e os seus técnicos em serviços estavam ao nosso alcance.”.
Curta a página da Revista Desktop: www.facebook.com/revistadesktop.
Leia também
-
Kodak mostra desafios da indústria…
Inovações, novos negócios e benefícios ambientais estarão entre os temas da conferência de soluções…
-
Suzano Papel e Celulose recebe gruas…
Treinamento dos alunos do programa de formação de operadores tem início neste mês
-
Ricoh realiza Road Show pelo Brasil
Ricoh Brasil promoveu eventos em sete cidades brasileiras com foco na evolução nas vendas e dos serviços…
-
Revista Impressão & Cores será media…
ExpoPrint Latin America 2014 anuncia a Revista Impressão & Cores como media partner da feira que acontece…
-
Nova grampeadeira Stitchmaster ST 200…
Equipamento é ideal para gráficas que desejam integrar as operações de acabamento e aumentar sua…
-
FESPA Awards 2013 revela vencedores
Vencedores do prestigiado FESPA Awards 2013 receberam seus prêmios no Jantar de Gala que celebrava…