Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Kodak reúne gráficos para apresentar novos produtos e tendências

Kodak reúne gráficos para apresentar novos produtos e tendências
Não há o que temer. Ainda que a economia mundial oscile e que as tiragens estejam caindo, fabricantes, como a Kodak, estão atentos às movimentações do mercado e já planejam soluções que viabilizem os negócios de seus clientes, impactando diretamente em itens como custos, produtividade e sustentabilidade. Isso, claro, sem abrir mão da qualidade.
 
Em linhas gerais, essa foi a mensagem transmitida a gráficos e técnicos do setor que compareceram à Conferência de Soluções Kodak realizada no último dia 17 de julho, no Golden Tulip Park Plaza Hotel, em São Paulo.
 
Temas como novas soluções para impressão digital de alta demanda, impressão digital colorida de valor agregado, novas tecnologias de gravação de chapas, CtP mais produtivos e sustentabilidade estiveram em pauta.
 
O evento contou com a presença de executivos Kodak do Brasil e do exterior, tal como Doug Edwards, presidente mundial da Kodak para soluções de Impressão Digital, que falou sobre as novas oportunidades para o segmento de impressão digital de alto volume para impressos transpromocionais e promocionais, exemplificadas, no caso da Kodak, pela linha Prosper.
 
Gustavo Oviedo, vice-presidente mundial para países emergentes, reforçou a confiança que a Kodak tem no segmento gráfico e, particularmente, no segmento gráfico brasileiro. “Muitos se perguntam sobre o futuro do segmento gráfico, mas eu afirmo: não há o que temer”, disse Oviedo.
 
Por sua vez, Edwards destacou o papel do segmento de embalagens como um foco importante para o desenvolvimento de soluções Kodak. “O segmento de embalagens continua e continuará a crescer”, afirmou.

Ele destacou a linha Flexcel NX, solução esta que envolve CtP térmico e chapa para gravação de imagens de alta qualidade para produção de embalagens. Permite, ainda, suporte à tecnologia Squarespot, que possibilita a formação otimizada de pontos (em detalhes, gera pontos com topos achatados), o que melhora a aplicação da tinta e, por sua vez, a qualidade visual e cores das imagens – fatores estes essenciais, já que, no setor de embalagens, o apelo visual é decisivo na escolha e compra.
 
Ainda para embalagens, Edwards antecipou algumas possíveis novidades, tais como disponibilidade de formatos maiores para o sistema Flexcel Direct, e, também, investimentos para projetos pilotos no segmento de embalagens inteligentes, impressão de segurança, gerenciamento de documentos etc. Novos setores ainda em desenvolvimento, como impressão em touch panels e impressão funcional, também farão parte de um futuro muito próximo, segundo o executivo.
 
“O apelo de sustentabilidade também continuará. Queremos a mesma tecnologia e princípios da Sonora também para o setor flexo”, disse Edwards.
 
A mensagem mais importante, segundo Doug Edwards, é que não se fala em soluções individuais, mas, sim, em tecnologias integradas. “Temos soluções para aplicações no ambiente de pré-impressão offset, impressão digital, embalagens... Tudo com possibilidade de trabalhar de forma integrada”, disse.



 
Barb Willans, diretora mundial de marketing da Kodak, dedicou sua palestra a falar sobre “a nova Kodak”.

“Estamos calcados em alguns fatores-chave. Primeiro inovação e desenvolvimento de novas tecnologias. Depois, a criação de um portfólio que nos possibilite estar em sintonia com o futuro. E, por fim, oferecer suporte à lucratividade e crescimento de nossos clientes. Quando dizemos que não devemos ter medo do futuro, falamos isso porque estamos preparados para a "nova impressão"e Às novas demandas do mercado”, disse Barb.
 
A diretora frisou as mudanças pelas quais as tecnologias (incluindo as de impressão) vêm passando – as quais resultam na evolução e na abertura de novas oportunidades e nichos.
 
Novidades da Kodak para este ano e o próximo incluem nova versão do CtP Achieve, a nova linha de CtP Trendsetter 1600, InSite Creative Workflow 5.0, Prinergy 6.0,  Color Flow 2.0 e Preps 7.0, nova geração da chapa ThermalNews PT, entre outras.
 
Derek Awalt, diretor mundial de marketing para os segmentos de chapas e CtP, falou sobre as necessidades e soluções para pré-impressão dos clientes, com destaque a tecnologias como Sonora XP e os CtP da série Achieve modelos T400 e T800.

“O mercado muda e está mudando. Ou seja, para criar novas soluções, precisamos encontrar a resposta para a pergunta: "O que nossos clientes estão precisando? ". Tanto a chapa Sonora, como o CtP Achieve, foram desenvolvidos para oferecer qualidade, confiabilidade e rápido retorno de investimento através de uma maior economia e ciclos de produção mais curtos”, disse Derek.
 
Encerrando, Patrick Kerr, evangelista de produto da Kodak, falou especificamente sobre o novo Kodak Prinergy 6.0 e de suas ferramentas que permitem integração de processos e a criação de fluxos de trabalho híbridos (digitais e offset) consistentes e seguros.

Opções de customização, integração, transparência e possibilidades de criar aplicações para web to print e impressão sob demanda também está entre os destaques.
 
“Tecnologias que permitam rapidez, mobilidade e transparência são fundamentais”, disse Patrick. “São demandas do mercado que foram atendidas com a versão 6.0 do Prinergy.”

Curta a página da Revista Desktop: www.facebook.com/revistadesktop.

Leia também

  • agFoto distribui gratuitamente cartões postais impressos e personalizados no Dia do Amigo

    agFoto distribui gratuitamente cartões…

    agFoto irá presentear as primeiras 5 mil pessoas que baixarem o app e criarem seus cartões postais…


  • Kodak reúne gráficos para apresentar novos produtos e tendências

    Kodak reúne gráficos para apresentar…

    Evento contou com presença de executivos internacionais, que trataram sobre presente e futuro do segmento…


  • Durst anuncia Rho P10 160 com tecnologia Variodrop

    Durst anuncia Rho P10 160 com tecnologia…

    Durst anunciou o lançamento mundial da impressora inkjet digital UV Rho P10 160 com tecnologia de impressão…


  • Marabu faz história na FESPA Londres 2013

    Marabu faz história na FESPA Londres…

    Empresa especialista em tintas para impressão exibiu sua grande experiência em dois estandes, que…


  • ExpoPrint Latin America 2014 acumula números positivos a um ano de sua realização

    ExpoPrint Latin America 2014 acumula…

    Maior feira da indústria gráfica da América Latina registra a 365 dias do evento números bem superiores…


  • Grafcor de Salvador investe em chapa Kodak Sonora XP

    Grafcor de Salvador investe em chapa…

    Chapa digital Sonora XP tornou-se um dos principais trunfos da Grafcor para resolver um problema eminente:…


>> Mais notícias