Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

AlphaGraphics lança primeira revista impressa 100% sob demanda do Brasil

AlphaGraphics lança primeira revista impressa 100% sob demanda do Brasil

Em um projeto pioneiro no País, a AlphaGraphics, apresenta a primeira revista 100% impressa sob demanda do mercado brasileiro, por meio da parceria com a publicação especializada em fotografia BLACK&WHITE IN COLOR. A partir de agora, os leitores poderão adquirir também a versão impressa da publicação, que antes era apenas disponibilizada em tablets e smartphones.

Com a solução web-to-print da AlphaGraphics, a Revista BLACK&WHITE IN COLOR só será impressa depois de vendida, sem desperdício de papel e devoluções. Ao mesmo tempo, todas as impressões serão ecologicamente responsáveis, certificadas com o selo FSC - Forest Stewartdship Council (Conselho de Manejo Florestal), selo que atesta que os papéis utilizados são de áreas controladas e rastreadas.

“Esta é uma grande tendência e desafio do mercado editorial de revistas, livros e jornais no mundo inteiro. É mais uma iniciativa que servirá para a construção do modelo de negócios para o futuro desta indústria, prevendo edições sob demanda e sem encalhes ou desperdícios”, afirma Rodrigo Abreu, sócio-presidente da AlphaGraphics Brasil.

A impressão sob demanda já é tendência na indústria de publicações, sobretudo para revistas específicas e verticais, por ser um modelo de negócios em que as cópias não são impressas até que sejam encomendadas. Além de imprimir exatamente o que se irá consumir, essa tecnologia viabiliza alterações de última hora, regionalização de anúncios e capas personalizadas. Outra vantagem é que a publicação jamais fica indisponível ou sai de catálogo.

"Não ha dúvidas que o meio digital ainda crescerá e muita coisa no papel deixará de existir, mas certos livros, ilustrações e fotografias são muito melhores quando podemos tatear. É uma sensação que faz o material ter mais valor. O ter em mãos, por mais que pareça piegas, ainda emociona", explica Marcello Barbusci, fundador e editor da BLACK&WHITE IN COLOR. "Na verdade, essa ideia nos foi imposta pelos leitores. Começamos a receber solicitações de como ter a versão impressa da revista não apenas no Brasil, mas em países como Portugal, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Vietnã e Hong Kong, entre outros", completa.

Publicação bimestral voltada para fotógrafos, curadores, galeristas, diretores de museus, laboratoristas e donos de lojas de equipamentos, a BLACK&WHITE IN COLOR traz conteúdos relacionados à história da fotografia, Fine Art, mobilephotos, grande e médios formatos, a fotografia no design, streetphoto e exposições, entre outros temas.

"A impressão da revista foi além das minhas expectativas, superou em muito o que eu imaginava ter como produto final. Se vendermos uma ou 1 milhão de revistas, estaremos atendendo o mercado de uma forma coerente e consciente, porque somos on-demand", comenta Barbusci.

A revista pode ser adquirida no site www.bwincolor.alphagraphics.com.br e será comercializada inicialmente no formato Letter (21x28cm), embora outras opções ainda estejam sendo estudadas. A próxima edição, a de número #04, será lançada na primeira quinzena de novembro, mas as edições anteriores também estão disponíveis no formato impresso. 

A AlphaGraphics Brasil possui o projeto agBook, que permite com que autores independentes publiquem e vendam seus livros com total autonomia, além de também ser responsável pela impressão sob demanda de jornais de mais de 190 países, serviço procurado principalmente pelo setor hoteleiro. Agora, a empresa parte para o segmento de revistas, por meio do mercado de fotografia, atuando com imagens que exigem estrema qualidade, cobrindo assim os três pilares experimentais sob demanda da área editorial.

Leia também

  • Jose Luis Gutiérrez é o novo presidente da Heidelberg do Brasil

    Jose Luis Gutiérrez é o novo presidente…

    Jose Luis Gutiérrez torna-se o novo presidente da Heidelberg do Brasil; Bernd Blumberg é nomeado novo…


  • Henkel lança novo sistema de laminação da linha Loctite Liofol

    Henkel lança novo sistema de laminação…

    Loctite Liofol LA 7789 é um sistema que conta com resistência química, resistência ao envase de…


  • AlphaGraphics lança primeira revista impressa 100% sob demanda do Brasil

    AlphaGraphics lança primeira revista…

    Impressão sob demanda já é uma grande tendência na indústria de publicações, sobretudo para revistas…


  • FESPA estabelece novos padrões na Eurásia

    FESPA estabelece novos padrões na…

    Evento atrai tomadores de decisão regionais, com participação de pessoas de 98 países


  • Gráfica espanhola expande capacidade de impressão de rótulos com impressora digital Xeikon 3500

    Gráfica espanhola expande capacidade…

    Capacidade de impressão de rótulos com impressora digital é ampliada com Xeikon 3500 e unidade de…


  • Rosni Embalagens flexibiliza produção com KBA Rapida 105 + 6 cores e verniz UV

    Rosni Embalagens flexibiliza produção…

    Impressora KBA Rapida 105 / 6 cores e verniz UV foi instalada na Rosni Embalagens, de São Paulo, e…


>> Mais notícias