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Artigo drupa: Atreva-se a ser diferente, por Raphael Ducos
Raphael Ducos -
Atreva-se a ser diferente
Raphael Ducos - Como
jornalista, Raphael Ducos tem testemunhado a indústria de impressão por
décadas. Ele opera atualmente como freelancer. Ele foi um dos primeiros
jornalista a advogar pelo digital quando o digital era a “impressão inimiga”.
Ele estava muito certo. Raphael tem um talento para identificar as tendências
emergentes da indústria - previu a consolidação dos fornecedores de serviços de
impressão e a emergência de impressores online. Ele olha as coisas de uma forma
única. Talvez isso seja devido a sua formação educacional, com um mestrado em
Filosofia.
A impressão está
morta. Vida longa à impressão!
Vida longa à impressão que está integrada em outros canais
de comunicação. Este é o caminho a seguir e, para fazer direito, você precisa
fazer duas mudanças: jogar fora a velha bagagem que carregou por tanto tempo e
abraçar uma mudança de mentalidade. Você deve trocar os velhos hábitos da
impressão tradicional para os digitais.
“Estou otimista com os anos que estão por vir”, diz Mr.
Coquard, chefe da Industria, uma fornecedora de serviços de impressão de Paris
com uma paixão por todas as coisas “feitas sob medida” e agora bem perto de
mudar completamente para a impressão digital. “Há cada vez menos especialistas
em impressão dentro dos clientes que temos contato. Nossos contatos vêm com
maior frequência dos altos cargos de suas organizações, no marketing e ou
comunicação, e eles estão encarando desafios mais amplos. Eles não têm um
problema puro de impressão, mas um desafio de comunicação. E aqueles que
possuem apenas um problema de impressão normalmente não sabem como fazer o
gerenciamento. Então, se um fornecedor de serviço de impressão puder oferecer
propostas relevantes de comunicação, garantindo alta qualidade dentro do prazo
necessário para entrega e com um resultado positivo de comunicação, então há
definitivamente negócios a serem feitos!”.
A impressão não tem mudado tão rapidamente como ela poderia,
com isso as tecnologias baseadas em toner e inkjet têm trabalhado em conjunto
com as mais antigas (offset, rotogravura, serigrafia e flexografia). Ela
certamente se beneficiou de todas as vantagens trazidas por TI e software, seja
em equipamentos de impressão analógica ou digital e nos equipamentos de acabamento
(pequenos e grandes formatos), em gerenciamento de processo ou em marketing com
multicanal ou comunicações crossmedia. Não devemos nos esquecer dos inúmeros
embelezamentos de impressão disponíveis atualmente para todas as tecnologias e
em todos os mercados. Em resumo, a impressão transformou, se adaptou e se
desenvolveu, enquanto encontra uma tendência necessária e fundamental para a
redução do impacto ambiental (controle de rejeitos, menor desperdício, melhores
tintas, papéis sustentáveis, etc…). Alguns impressores tradicionais, embora
muitos poucos, vão à frente e desenvolvem departamentos totalmente digitais ou
trocam as impressoras offset por modelos digitais.
Mas isto não é o bastante. A impressão digital necessita uma
mudança de mentalidade: é em direção à flexibilidade de operação, ser mais
responsivo, mudar o gerenciamento do agendamento, e serviços realmente feitos
sob medida. Não é coincidência que os grandes players na impressão digital são
frequentemente derivados de estruturas reprográficas menores que já têm uma
“cultura de serviço”.
Um período de
transformação
A indústria de impressão comercial passa atualmente pelo
crescimento da impressão digital, incluindo a impressão inkjet, combinada com
uma significativa modernização das tecnologias de impressão tradicional. O
offset está sobrevivendo graças a avançadas técnicas: automação dos processos
de calibração, redução de desperdício, velocidades maiores (20 mil
folhas/hora), workflow híbrido offset/digital, combinação offset/digital em
comercial, rótulos e embalagens, unindo com equipamento de acabamento (assim
como no digital). Os desenvolvimentos de workflow estão sendo vistos em todas
as áreas e a impressão pela internet (web-to-print) está crescendo.
Agora é possível responder às demandas do cliente que não
poderiam ser atendidas anteriormente, como a impressão de apenas uma cópia de
um livro, tiragens muito pequenas para folhetos ou documentos, assim como
embalagem e rótulos completamente customizados. A demanda por soluções de cauda
longa agora pode ser atendida com a impressão digital oferecida por Canon,
Domino, Fujifilm, Heidelberg, HP, Koenig & Bauer, Komori, Ricoh, Riso,
Xeikon, Xerox, etc.
A busca pelo melhor preço está dando lugar à busca por
serviço mais lucrativo para o cliente. O “apenas impressão” está sendo trocado
por “um universo com impressão nele”. Do pedido até a entrega, sem sacrificar a
criatividade, qualidade e lucratividade da impressão como um todo. A questão
principal torna-se “o que é o ROI (retorno sobre investimento) de uma
impressão?”. Os documentos impressos que podem ser desmaterializados (no não-físico)
irá continuar a ser desmaterializado, então só há uma única maneira de manter o
negócio lucrativo: fornecer valor agregado e serviços relacionados. O cliente
não quer mais ser informado como funciona, mas o que faz em termos de
resultados (impacto) e nisto a impressão deve contribuir (por exemplo, na
eficiência de comunicação) quando integrada dentro de um mix de canais de
mídia.
O retorno da impressão
Os consumidores estão saturados com informação digital. Eles
podem, no entanto, serem mais sensíveis (receptivos) para comunicações
diferentes que os engajem em uma forma pessoal e distinta: convites, folhetos,
livros, fotos, cartões comemorativos, documentos personalizados usando alguns
dos avanços de impressão do século XXI: cores especiais (ouro, prata,
fluorescente, etc.), verniz, relevo e novas formas e formatos.
“Nós vemos um retorno da impressão, há dez anos era brega,
especialmente para as pessoas mais jovens, agora você tem que saber como
misturar a impressão com outros modos de comunicação”, adiciona, Mr. Coquard.
“Nós estamos redescobrindo que uma comunicação de impressão bem focada nos
permite tecer um link para os clientes”. Isto é ecoado em outras indústrias
onde também há um retorno para “o físico”, por exemplo, imagens Polaroid em
foto e o álbum Vinil na música.
Estamos caminhando para mais automação do processo de
produção de impressão - do recebimento do pedido, gerenciamento dos arquivos e
envio do trabalho final de impressão. Os clientes querem proximidade humana e
tempo de resposta rápido. Estes dois pedidos tornam-se critérios mais e mais
relevantes para selecionar um fornecedor de impressão. Mas como fornecer estas
capacidades quando o cliente está a quilômetros de distância?
Equipamento preparado para entregar os mais recentes
serviços, mais e mais fornecedores de serviços de impressão estão começando a
usar sistemas de impressão digital e embelezamento (como MGI/Konica Minolta) ou
sistema de impressão em grande formato em mesa plana (como a SwissQprint) com
corte associado (como a Zünd). A transformação digital está tanto em pequeno
como em grandes formatos. Sinalização, pôster, ponto de venda, decoração de
interiores, até mesmo têxteis e envelopamento de veículos estão agora totalmente
digitais. Por último, mas não menos importante, as preocupações ambientais são,
por exemplo, os secadores LED usados para substituir os secadores
infravermelhos em todos os sistemas de produção de impressão. Os novo
substratos estão mudando o cenário do mercado, permitindo novas aplicações e
reduzindo o impacto ambiental.
As fábricas de impressão online com plantas de impressão
offset, impressoras digitais e de grande formato (como Onlineprinters,
Pixartprinting) vão seguir crescendo, tendo conquistado vários setores de
impressão de mercadorias.
Eles vão reter isto, apoiado por clientes que também são
fornecedores de serviços de impressão, os usando abaixo do chamado rótulo
branco.
A consciência de todos esses desenvolvimentos recentes: uma
nova segmentação de mercado está surgindo na impressão. Nós podemos distinguir
seis segmentos que às vezes se sobrepõem entre elas (um pouco como nas
indústrias de alimento, equipamentos de casa e na cadeia de indústrias):
- Companhias de impressão multiserviço esperando os clientes
entrarem pela porta a qualquer momento, frequentemente em pequenos bairros e
descrita como uma copiadora.
- Fornecedores de impressão localizados em centros
metropolitanos fornecendo qualidade e tempo de entrega rápido, servindo grandes
contas as quais eles têm acesso a fornecer diferentes serviços de impressão.
- Fornecedores de impressão que estão bem equipados em
múltiplas tecnologias, permitindo pegar pequenos e grandes pedidos. Eles têm o
espaço necessário estando localizados na periferia das cidades, no entanto eles
sofrem as desvantagens de depender de tempos de entrega e logística.
- Os especialistas (livros, revistas, embalagens, etc.).
Eles têm linhas de produção otimizadas - impressão e acabamento/conversão e têm
capacidades bem específicas. Eles normalmente atendem clientes e mercados
nacionais e internacionais.
- Fábricas de impressão, geralmente localizadas perto de
centros de comunicação (aeroportos, etc), que podem lidar com eficiência de
trabalhos de impressão de mercadorias com seus processos otimizados.
- Impressores online, com workflow totalmente integrado em
impressão e acabamento para entrega e envio eficientes por todo o país e além
das fronteiras. Os próprios usuários precisam fazer o upload do conteúdo
relevante e selecionar entre os formatos e substratos já definidos.
Então o novo mantra do jogo da impressão é definir onde você
quer jogar e fazer da forma certa. Os vencedores são aqueles que fornecem
serviços reais e entram em novos segmentos e mercados, se movendo da impressão
de commodities. Em um futuro não muito distante, Amazon e Google, só para citar
duas, aguardam os pontos fracos dos atuais players de impressão para então
colocar seus próprios peões no jogo, visando expandir suas capacidades com base
em suas já provadas redes e expertise em processo. A Amazon, de fato, já
começou.
Raphael Ducos -
www.reviewofprint.com
Tecnologia de impressão inkjet - menor, mais rápida e com menos
partes móveis
Diversificação da impressão inkjet. As tecnologias de
impressão inkjet são compartilhadas entre térmica (HP), piezo (Epson), contínua
(Kodak). As tintas podem ser aquosas (corantes, pigmentos); solvente (melhor
força); polimerização UV; sublimação (tecido). E as cabeças de impressão podem
estar em uma fileira e/ou escalonadas, móveis ou estacionárias (também chamadas
de multi-pass x single-pass, ou ainda multipassagem x passada única).
A competição é feroz entre os vários fornecedores do mercado
inkjet. A Memjet (cabeça Duralink com tecnologia Waterfall) optou por assinar
acordos com Canon, MGI, Konica Minolta, Gallus, Rigoli, entre outras. A
Fujifilm parece estar no mesmo caminho com suas cabeças Samba encontradas no
Motion Cluster (Bobst/Mouvent/Radex). Xaar (muitas cabeças incluem o mais recente
quad 5601) assinou um acordo com a Seiko e fabricantes chineses.
A HP conta com sua tecnologia PageWide, de impressoras
desktop até a indústria gráfica, de pequenos aos grandes formatos. A HP possui
também a exclusiva tecnologia Indigo, que celebrou 25 anos em 2018. A Epson
está desenvolvendo uma cabeça de impressão fixa para a indústria de rótulos. A
Canon lançou uma abordagem similar primeiramente para o mercado de escritório.
Desde o fim de 2017, a Landa vem oferecendo impressoras
baseadas em sua exclusiva tecnologia Nanográfica, objetivando reinventar a
impressão. A Kodak tem impressão inkjet contínua na forma de cabeças
independentes em sistemas com o objetivo de atingir mercados de alta
produtividade (Prosper, Versamark e UltraStream).
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