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Artigo: Sua embalagem é melhor, igual ou pior que a embalagem do concorrente?
*** Por Fábio Mestriner
Esta pergunta tem sido feita por grandes multinacionais, que aprenderam na prática que, não basta apenas suas marcas maravilhosas e admiradas para garantir aos seus produtos a primazia na escolha do consumidor no ponto de vendas.
Estas empresas descobriram que se suas embalagens forem inferiores às embalagens de alguns de seus concorrentes, elas estão com problemas. Isso acontece porque nenhum produto concorre no “mercado”, todo produto concorre numa “categoria” e cada categoria tem características próprias e linguagem visual definida que determinam o tipo de competição que acontece dentro dela.
Compreender como está estruturada esta linguagem é fundamental para responder a pergunta do título do artigo. Sabemos por experiência que os líderes do mercado procuram manter um acompanhamento rigoroso sobre o que acontece nas categorias em que seus produtos estão concorrendo. Eles aprenderam e sabem que seus produtos não podem em hipótese alguma ter embalagens inferiores que as de seus concorrentes.
Isto vale tanto para as grandes multinacionais quanto para as pequenas empresas atendidas pelo Sebrae. Toda empresa precisa cuidar para que as embalagens de seus produtos não sejam inferiorizadas no ponto de vendas pelas embalagens de seus concorrentes, pois isso fará com que os produtos com embalagens “inferiores” sejam assim percebidos pelos consumidores.
E a gráfica, o que ela tem a ver com isso, alguns perguntarão. Tudo a ver! No caso da embalagem, é preciso lembrar que a competição acontece por cadeia produtiva, quer dizer que o fabricante da matéria prima, o fabricante da embalagem e o fabricante do produto embalado competem, vencem ou perdem, unidos no mesmo destino.
A gráfica precisa observar no ponto de venda o que está acontecendo com as embalagens que produz para seus clientes e aplicar sobre elas a pergunta do título do artigo. Caso se constate que as embalagens que estão produzindo são “inferiores” às demais embalagens da categoria, ela tem que alertar seu cliente e ajuda-lo a melhorar suas embalagens para que elas estejam no mesmo nível da categoria onde competem.
Isto é importante porque se um produto obtém bons resultados no ponto de venda, toda a cadeia envolvida em sua produção sairá vencedora. A prosperidade dos clientes deve estar entre as preocupações prioritárias de toda empresa, pois só assim ela prosperará.
Assim, concluímos com uma enfática recomendação a todos os gráficos que estão lendo este artigo. Verifiquem no ponto de vendas se as embalagens que estão fornecendo são melhores, iguais ou piores que as embalagens dos seus concorrentes. Caso sejam piores, tomem providências para ajudar a mudar a situação.
***Fabio Mestriner é Professor Coordenador do Núcleo de estudos da Embalagem ESPM, Professor do MBA de Marketing da Fundace USP, Professor Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Indústria Gráfica na Sustentare Escola de Negócios – Joinville. É também autor dos livros “Design de Embalagem Curso Avançado” e “Gestão Estratégica de Embalagem”.
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