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Artigo: ExpoPrint 2014 mostrou claramente que a competitividade requer mudanças urgentes
Thomaz Caspary*
As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e das empresas. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas.
Pudemos ver e sentir claramente nesta ExpoPrint 2014 o ânimo de muitos empresários, que adquiriram novos equipamentos, porém principalmente sistemas de gestão, preocupando-se primordialmente em conhecer a própria empresa e fazer com o seu departamento comercial possa acertar o alvo trazendo pedidos adequados para seus equipamentos. Não queremos aqui detalhar as novidades tecnológicas dos diversos processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão, bem como de diversos materiais utilizados nas nossas empresas. Fato é que tivemos caravanas de diversos estados de nosso país com as quais tive oportunidade de trocar ideias, me inteirando assim das dificuldades de cada região deste “continente brasileiro”. Certamente vocês terão oportunidade de ler em várias publicações gráficas o que de novo pudemos ver nesta ExpoPrint. Estou preparando para as revistas uma série de artigos sobre estas novidades que tem o seu foco voltado para uma melhor gestão das empresas.
O dia-a-dia dos empresários gráficos é marcado pela tomada de decisões, que podem gerar conseqüências diversas conforme o contexto de cada empresa, sua estrutura técnica, de gestão e principalmente de informação e comunicação. Tais decisões deveriam partir de uma visão ampla do ambiente, considerando as características sociais, culturais e políticas deste. Em meio a um ambiente em que a concorrência aumenta e se qualifica a cada dia mais, torna-se imprescindível a necessidade de desenvolver as nossas gráficas, com estratégias competitivas adaptadas às necessidades do mercado.
Criar o futuro é um desafio maior do que acompanhá-lo, para o qual é preciso criar seu próprio caminho. Muitas empresas ficam presas ao imediatismo e deixam de visualizar o futuro, perspectivas de negócios. A competição pelo futuro é uma competição pela participação nas oportunidades, e não pela participação no mercado, é uma busca pela maior participação nas oportunidades futuras potencialmente disponíveis à empresa dentro de uma ampla arena de oportunidades, sejam sistemas de informação, treinamento a clientes como forma de marketing de relacionamento, serviços de logística, e muitos outros, que a indústria gráfica pode oferecer saindo da mesmice. Para isso as gráficas necessitam criar estratégias próprias.
As nossas gráficas, podem contar com três abordagens estratégicas genéricas para enfrentar as forças competitivas e serem bem sucedidas. As três estratégias genéricas são LIDERANÇA, DIFERENCIAÇÃO e ENFOQUE. A LIDERANÇA exige a construção agressiva de sistemas de trabalho (Boas Práticas) em escala eficiente, uma perseguição vigorosa de reduções de custo pela experiência, um controle rígido do custo e das despesas gerais, que não seja permitida a formação de contas marginais dos clientes, e a redução do custo em áreas como assistência, força de vendas, publicidade, etc. Intensa atenção administrativa ao controle dos custos é necessária para atingir estas metas. Já a DIFERENCIAÇÃO explicada de uma forma simplista, consiste em oferecer ao cliente um “algo mais” que outros não consigam oferecer. Já o ENFOQUE está diretamente ligado à área comercial e, deste enfoque dependerá a conduta técnico-administrativa, principalmente na área de Recursos Humanos da nossa empresa.
Grande parte das gráficas deste imenso Brasil está mergulhada em si mesma e estas empresas querem ser líderes de mercado e as melhores de sua cidade, região ou até mesmo do Brasil. O detalhe é que são tão iguais como muitas outras em muitos aspectos. O discurso ideológico é um, enquanto que as ações e procedimentos são outros. E, nesta competição, é importante que as gráficas venham a inovar e construir um futuro melhor e adequado à nova realidade de mercado, aberto e global. Espero que este nosso papo venha somar no sentido de mostrar a importância que estratégias competitivas possuem no sucesso ou fracasso das empresas. Esta foi para mim uma grande lição nesta ExpoPrint 2014.
*Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda.
E-mail:
tcaspary@uol.com.br
Site: www.printconsult.com.br
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