DESKTOP DIGITAL NEWS
Campanha Anti-Greenwash consegue remoção de mensagens enganosas sobre o papel
Desde 2010, a campanha Two Sides mudou ou removeu mensagens ambientais enganosas de mais de 500 empresas, incluindo grandes organizações em todo o mundo. 2019 foi o ano mais movimentado, até o momento, para a campanha Anti-Greenwash. Globalmente, 388 organizações usaram alegações infundadas sobre o impacto da impressão e do papel no meio ambiente. Essas organizações foram identificadas pelas equipes Two Sides em toda a Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
De acordo com a Two Sides, até o momento, 131 dessas organizações envolvidas em 2019 removeram ou alteraram suas mensagens. Isso eleva o número total de empresas para mais de 500 desde a campanha iniciada em 2010.
No Brasil em 2019, Two Sides abordou 96 organizações para que removessem ou retificassem suas mensagens sobre a sustentabilidade do papel. Entre essas organizações encontram-se a CEMIG, Neogrid, Viação Catarinense e inúmeros órgãos públicos.
Em esforços contínuos para reduzir custos de impressão e com correio, muitos bancos, provedores de telecomunicações, empresas de serviços públicos e até organizações governamentais estão incentivando seus clientes a migrarem para o digital usando mensagens ambientais infundadas, como “Antes de imprimir, pense no meio ambiente” e “Escolha a fatura digital e ajude a salvar uma árvore”.
Jonathan Tame, diretor de Two Sides UK, diz: “Essas alegações não apenas violam as regras de publicidade, mas também são extremamente prejudiciais para um setor que possui um histórico ambiental fantástico e comprovado. Longe de "salvar árvores", um mercado saudável para produtos florestais, como papel, incentiva o crescimento a longo prazo das florestas por meio do manejo florestal sustentável. Muitas das organizações com as quais nos envolvemos sempre se surpreendem ao saber que as florestas europeias, por exemplo, realmente crescem o equivalente a 1.500 campos de futebol todos os dias.”
Jonathan Tame conclui: “O combate ao greenwashing é um desafio contínuo que requer recursos significativos para pesquisar, monitorar e envolver tantas organizações. Devido ao grande alcance de algumas dessas organizações, essas alegações infundadas têm um efeito prejudicial nas percepções dos consumidores sobre o papel. Por esse motivo, a campanha Anti-Greenwash sempre será uma prioridade de Two Sides.”
“Somos gratos pela cooperação das centenas de organizações com as quais trabalhamos nos últimos anos. Também agradecemos as muitas partes interessadas do setor e membros do público que enviam exemplos de greenwashing para Two Sides.”
Leia também
-
Campanha Anti-Greenwash consegue remoção…
2019 foi o ano mais movimentado, até o momento, para a campanha Anti-Greenwash
-
Capinha de celular impulsiona empresas…
Com impressoras e softwares inovadores o mercado ganha em qualidade e agilidade da produção
-
drupa Essentials of Print - Impressão…
Este artigo examina as mais recentes tendências da indústria têxtil e examina as dinâmicas que as…
-
Ricoh apoia digitalização de PMEs…
Soluções permitem que os líderes se concentrem em atividades estratégicas e reduz tempo do ciclo…
-
Casa Canon é destaque em veículo…
Casa Canon, inaugurada no último dia 3 de dezembro, foi destaque no veículo de comunicação japonês,…
-
2º Prêmio Literário Afeigraf 2020…
Afeigraf anunciou que vai promover a segunda edição de seu Prêmio Literário