Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Canon inova parque gráfico do projeto Fábrica de Livros e ajuda a incentivar novos talentos literários

Canon inova parque gráfico do projeto Fábrica de Livros e ajuda a incentivar novos talentos literários
O projeto Fábrica de Livros, do Grupo Editorial Scortecci, que, entre suas variadas atividades no ramo editorial, produz obras de baixa tiragem e oferece toda a logística para desenvolver novos escritores, acaba de tornar sua produção 100% digital. A iniciativa implementada pela Canon, empresa japonesa especializada no desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de documentos e de imagem, permitiu que a Fábrica de Livros aperfeiçoasse o uso do parque gráfico com tecnologias de ponta e centralizasse todo o processo de produção das obras.

De acordo com a companhia, a parceria entre as empresas começou em 2008, quando o grupo Scortecci, com 31 anos de atuação, precisou atualizar as máquinas para o sistema digital. “A Canon nos propôs medidas para modernizar a estrutura da gráfica de forma a otimizar a produção e expandir os negócios sem perder a personalização dos nossos produtos”, explica João Scortecci, diretor-presidente do Grupo Scortecci.

Na época, o setor gráfico da empresa contava com três impressoras e boa parte da produção era feita de forma terceirizada. “Atualizamos todo o parque gráfico e, em 2011, as capas e miolos coloridos passaram a ser produzidos pelo grupo Scortecci”, afirma Eduardo Buck, gerente de Vendas de Grandes Contas da Canon. E o projeto não parou por aí. De acordo com o executivo, novas implantações foram feitas e, atualmente, o grupo conta com duas impressoras ImagePress 1135, uma ImagePress C1+ e uma ImagePress 6000VP. “Isso fez com que, desde fevereiro deste ano, o grupo abandonasse o sistema offset e a necessidade de serviços terceirizados de produção. Hoje, todas as edições são fabricadas nas dependências da Fábrica de Livros”, complementa.

O projeto atende toda a demanda do Grupo Scortecci e abre espaço para o crescimento. Após o livro ser liberado, a empresa pode entregar a edição pronta em até uma hora, passando por todas as fases: impressão, montagem e acabamento. “A modernização da gráfica nos permitiu reduzir drasticamente o tamanho do estoque. As obras são produzidas em pequenas tiragens e por demanda e direcionadas para livrarias ou diretamente para quem as encomendou. Através do nosso site, o cliente pode solicitar quantas cópias forem necessárias”, complementa Scortecci.

A Fábrica de Livros é o carro-chefe da área gráfica do grupo, que, desde sua fundação, produziu 8 milhões de exemplares e 7 mil títulos em 1ª edição. Segundo Scortecci, o projeto é responsável por 40% do faturamento total do grupo.
 
Prêmio para as melhores poesias

Além de desenvolver o projeto de inovação do parque tecnológico da Fábrica de Livro, a Canon também realiza, em parceria com o grupo, o Prêmio Literário Canon de Poesia, que teve neste ano sua quinta edição com quase 3 mil inscritos. O concurso tem como objetivo incentivar jovens talentos, a partir de 16 anos, a descobrirem o interesse pela escrita, promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil.

A experiência de participar do prêmio contribui para a formação de escritores já que, dos 50 ganhadores, cerca de 10% levam adiante o desejo e escrevem seu próprio livro, conseguindo disponibilizá-lo em livrarias para venda.

“A Canon viu o potencial e decidiu apoiar nossos projetos para novos escritores que desejam publicar livros em baixa tiragem. A partir daí, foram feitos investimentos no parque de impressoras e houve a criação do prêmio literário”, afirma João Scortecci, diretor-presidente do Grupo Scortecci.

“Para nós, é muito importante poder fazer a diferença em projetos que levem educação, interesse pela leitura e possibilidades para que qualquer pessoa possa se tornar um escritor. Dentro desse cenário, nos esforçamos para oferecer impressoras de alto padrão que permitam a produção de materiais de alta qualidade, de valor agregado e, principalmente, personalizados”, diz Jun Otsuka, presidente da Canon do Brasil.

Leia também

  • Chili Publish segue crescimento no primeiro semestre

    Chili Publish segue crescimento no…

    Desenvolvimento de produtos, treinamento e expansão da equipe de suporte fazem parte das boas notícias…


  • FESPA Brasil será patrocinadora do Prêmio GF Bureau Criativo 2013

    FESPA Brasil será patrocinadora do…

    FESPA Brasil vai patrocinar o Prêmio GF Bureau Criativo, premiação organizada pela Revista Grandes…


  • Empresa consegue resultados na conversão de impressão em silkscreen com impressora HP

    Empresa consegue resultados na conversão…

    Empresa escolheu a impressora industrial HP Scitex FB7600 por conta da alta velocidade de produção,…


  • Canon inova parque gráfico do projeto Fábrica de Livros e ajuda a incentivar novos talentos literários

    Canon inova parque gráfico do projeto…

    Produção do projeto Fábrica de Livros tornou-se 100% digital e não há mais necessidade de terceirizar…


  • Vencedor da competição de design de camiseta da FESPA Fabric 2013 é anunciado

    Vencedor da competição de design…

    Georgia Andreadi, designer freelance da Grécia, venceu a competição deign-a-tee da FESPA Fabric e…


  • Revista da drupa recebe mais dois prêmios

    Revista da drupa recebe mais dois prêmios

    Publicação recebeu Silver Award da BCP-Award e também foi nomeada pelo German Design Council para…


>> Mais notícias