Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

CGB investe em chapa digital :Azura e é premiada

CGB investe em chapa digital :Azura e é premiada
Com 35 anos de mercado a gráfica CGB, de Belo Horizonte (MG), conta hoje com duas sedes que, juntas, somam mais de 11 mil metros quadrados de área. 
Consolidada no mercado e atendendo a clientes de peso, como a prefeitura de Belo Horizonte e o jornal o Estado de Minas, a empresa investe continuamente na modernização tecnológica do seu parque gráfico e na qualificação de sua equipe, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente, visando atender cada vez melhor o cliente final.
Foi exatamente essa preocupação com o meio ambiente e a necessidade de garantir qualidade nos processos que levou a CGB a investir na “chapa verde” :Azura, da Agfa.
O executivo de vendas da Agfa Graphics, Nedson Eustáquio, conta que a empresa usa o sistema de rotativas e que foi uma ousadia adotar a :Azura nesse processo. “Apostei, eles confiaram em mim e, como resultado, receberam dois prêmios do mercado pelo uso da :Azura”, conta.  Nedson se refere ao prêmio Cícero, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica de Minas Gerais. A CGB foi vencedora nas categorias Jornais e Revistas Periódicas de Caráter Variados, sem Recursos Gráficos Especiais.
Na opinião de José Carlos dos Reis, Gerente de Produção da CGB, o tempo para a adaptação da :Azura foi menor que o esperado e a estabilidade do processo fez a qualidade dos impressos aumentar naturalmente.   “Com o processo estável, também garantimos economia de insumos, mas para a CGB, o mais importante é o ganho de qualidade em seus trabalhos e a contribuição para a melhoria ao meio ambiente”, enfatiza.
Para José Carlos, a eliminação da processadora de chapas e, consequentemente, a utilização de reveladores é o maior ganho desse novo processo com a utilização da “chapa verde”.
Ele explica que o uso de processadora e revelador impedia que o processo de gravação/revelação fosse totalmente digital. O CtP fazia a sua parte, com gravação adequada e captação perfeita de pontos de baixa e alta, mas quando chegava no momento da revelação, o processo era  analógico e as variantes desse processo -  temperatura do revelador, tempo de imersão das chapas, velocidade da processadora e enfraquecimento do revelador, dentre outros fatores – impediam que a chapa chegasse à máquina impressora em perfeitas condições. “Tínhamos uma enorme dificuldade em manter a qualidade das chapas e, portanto, a qualidade final do impresso”, explica.
Além disso, o executivo salienta que, como a :Azura usa apenas água e goma na revelação, os resíduos prejudiciais ao meio ambiente foram totalmente eliminados do processo.
A CGB usa as chapas Agfa há pelo menos 17 anos e, de acordo com José Carlos, esse casamento duradouro é devido a qualidade dos equipamentos e da matéria-prima. “Mas não podemos nunca nos dar por satisfeitos. Temos que pensar que sempre é possível melhorar. É o que a CGB precisa e os clientes merecem”, enfatiza.  
Sobre o longo relacionamento comercial ele analisa: “É como casamento, há divergências. Às vezes um lado precisa ceder, às vezes o outro.  Mas o importante é saber que essas divergências tem como objetivo a melhoria constante.  Não há união que dure por mais de 17 anos se não estiver dando certo”, conclui.

 

Leia também

  • Projeto Ler é 10 continua ganhando prêmios

    Projeto Ler é 10 continua ganhando…

    O Projeto Ler é 10 – Leia Favela, criado por Otávio Junior e que recebe apoio da Afeigraf, continua…


  • John Anderson, diretor de marketing para o segmento de embalagens da Kodak, vem ao Brasil

    John Anderson, diretor de marketing…

    John Anderson, diretor de marketing para o segmento de embalagens da Kodak, vem ao Brasil nesta semana…


  • CGB investe em chapa digital :Azura e é premiada

    CGB investe em chapa digital :Azura…

    Gráfica CGB investe em chapa Agfa :Azura e conquista Prêmio Cícero.


  • Bernhard Schreier é o novo presidente da Drupa

    Bernhard Schreier é o novo presidente…

    Bernhard Schreier, presidente mundial da Heidelberg, acaba de ser anunciado como o novo presidente e…


  • Curso Criação sem limites no Illustrator CS5 termina com aprovação total

    Curso Criação sem limites no Illustrator…

    Mais um curso oferecido pelo setor de treinamentos do Grupo PhotoPro, com apoio da Revista Desktop,…


  • 3º Conferência Internacional de Flexografia acontece dias 1º e 2 de setembro no Fecomércio

    3º Conferência Internacional de Flexografia…

    Nos dias 1º e 2 de setembro acontece no Fecomércio, em São Paulo, a 3ª edição da Conferência…


>> Mais notícias