DESKTOP DIGITAL NEWS
Chapas Kodak Sonora News são utilizadas pela Gazeta de Vitória
A Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo e líder de audiência no Espírito Santo, possui diversos negócios no setor de comunicação, como o jornal Gazeta de Vitória, um dos maiores do estado.
Em 2005, a gráfica do jornal iniciou o processo de digitalização de sua pré-impressão, e, na época, a tecnologia escolhida foi a de laser violeta. Porém, quase dez anos após do primeiro aporte tecnológico, a Gazeta de Vitória deu um novo salto de investimento em 2014, através da aquisição da tecnologia de CTP térmico da Kodak Trendsetter News com sistema autoloader, que automatiza o abastecimento de chapas e agiliza o ciclo de gravação.
O novo equipamento foi acompanhado por outra novidade: as chapas Kodak Sonora News, sucesso mundial da Kodak que elimina por completo o uso de água ou químicos. “Fizemos esta opção devido à necessidade de estarmos caminhando para processos ecológicos e também para reduzirmos os custos de nossa produção. Iniciamos em maio de 2014 e estamos com 80% da produção sendo processada nas chapas Sonora”, esclareceu Wanderson Clemente, gerente industrial da Gazeta de Vitória.
A economia no processo de gravação de chapas é uma realidade, porém, o principal benefício vem da eliminação de químicos. “Através da Sonora, estamos eliminando a emissão de químicos na estação de tratamento de efluentes e também a redução de insumos do processo”, disse. “Foi excelente essa opção que a Kodak nos ofereceu. A chapa Sonora nos permitiu obter ótimos resultados que serão lançados em nosso relatório de sustentabilidade, graças à aquisição do novo CTP.”
Eficiência
Hoje, graças à união entre as tecnologias do CTP Kodak Trendsetter News e das chapas Kodak Sonora News, a Gazeta de Vitória pode aumentar sua produtividade. Segundo Wanderson, atualmente, o processo de gravação de chapas demora apenas um minuto por unidade, o que, de acordo com o gerente, eliminou o gargalo na saída e permitiu otimizar os prazos.
“A chapa Sonora também tem a vantagem de ser de fácil leitura pelos operadores devido à imagem latente, e nos permitiu, ainda, diminuir a perda de impressos no start up de máquina. Hoje, essa perda é de 50 exemplares”, destacou. “Além disso, a Sonora não apresenta variação no ganho de ponto e apresenta um excelente comportamento entre balanço de água e tinta.”
Recentemente, a Gazeta de Vitória recebeu a certificação “Excelência em Gestão” da ANJ (Associação Nacional de Jornais) em parceria com a ABTG Certificadora, e, ainda, um Selo Ouro para o Parque Gráfico, e um Selo Bronze para o Processo de Distribuição.
Leia também
-
Artigo drupa: Grande formato
Sophie Matthews-Paul, antiga fotógrafa, começou a escrever sobre a indústria de impressão no final…
-
Chapas Kodak Sonora News são utilizadas…
Rede Gazeta, afiliada da Rede Globo e líder de audiência no Espírito Santo, possui diversos negócios…
-
Tecnologia HP Látex confere novo visual…
O projeto foi realizado voluntariamente pela agência de comunicação Miolo com cooperação da tecnologia…
-
Konica Minolta patrocina palestra com…
Konica Minolta Business Solutions do Brasil está entre as patrocinadoras do evento que contará com…
-
Ricoh anuncia compra de AnaJet
Aquisição da AnaJet reflete o comprometimento da Ricoh em capacitar clientes globais para levar novo…
-
Suzano Papel e Celulose anuncia a compra…
Suzano Papel e Celulose assinou a compra das duas máquinas de produção de bobinas para conversão…