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drupa Expert Article: Sean Smyth
Sean Smyth passou cerca de 30 anos na indústria em cargos de direção tecnológica para empresas de impressão e embalagem na cadeia de distribuição, em funções práticas e de consultoria. Ajuda as empresas a aumentarem a rentabilidade através do uso apropriado da tecnologia.
Atualmente, desempenha funções de consultor e jornalista. Foi editor da revista Digital Labels & Packaging, em rápida expansão, para a Whitmar Publications, onde trabalha como Editor técnico. Contribui para a imprensa especializada na Europa e nos EUA, sendo orador frequente em conferências e eventos do setor realizados por todo o mundo.
Jato de tinta – impressão top de linha ou pura ficção científica?
Todos os pais estão familiarizados com a expressão – “Já chegamos?” – tal como também conhecem a resposta – “Falta pouco.” Toda a minha vida profissional foi passada com a tecnologia da impressão e ouvi isto durante muitos anos. No caso do jato de tinta, este é um tema recorrente. E apesar de ainda não ser um processo concluído, estamos muito mais próximos de conseguir.
Próximo do destino
Alguns prestadores de serviços de impressão já atingiram o objetivo. Um excelente exemplo é a REAL Digital International com sede no Sul de Londres. Em 2004, a empresa foi fundada com base na crença de que era possível melhorar a produção de mala direta e transacional com recurso a uma solução de jato de tinta flexível.
Fizeram um investimento significativo em instalações seguras e num potente fluxo de trabalho com sistemas de acabamento para cortar, dobrar, agrupar e inserir quase tudo. Inventaram a impressão de jato de tinta web duplex de cor de elevada qualidade e de grande formato, com 650 mm, através da montagem de um par de prensas de jato de tinta de passagem única num sistema de transporte flexível.
Além disso, a REAL Digital International desenvolveu novos revestimentos de papel para conseguir uma qualidade aceitável para as marcas líderes de mercado, com impressão de sistemas de mensagens e revistas personalizados. O negócio veio comprovar essa crença, vencendo vários prêmios – incluindo o PrintWeek Company of the Year – ao mesmo tempo que são inventados novos modelos de negócio, como o mercado amadurecido. Identificaram o potencial do jato de tinta e avançaram, conseguindo, entretanto, bons níveis de rentabilidade.
O caminho da REAL Digital prossegue com a atualização para um par de linhas duplex Screen Jet520 em 2014, mas não fica por aí. Continuam a acompanhar a tecnologia, para perceber qual será o futuro. David Laybourne, diretor executivo da REAL Digital International, comenta, “A tecnologia de jato de tinta proporcionou-nos a flexibilidade necessária para oferecermos soluções capazes de dar resposta às exigências latentes do cliente e de dar origem a novas procuras em áreas onde detectamos mais oportunidades. A tecnologia continua a evoluir e as tintas estão mais flexíveis e com uma maior gama de cores, reduzindo a necessidade de substratos especiais, ao mesmo tempo que se aumenta a produtividade.”
“À medida que os fabricantes de tintas forem aceitando modelos de preços mais viáveis, também aumentará a proporção do mercado a que as soluções de jato de tinta poderão dar resposta,”
David Laybourne, diretor executivo da REAL Digital International.
É essencial apresentar custos de tinta viáveis
A opinião de Laybourne relativamente aos modelos de preços de tinta viáveis é informativa. Os custos da tinta tornam as médias a longas tiragens com elevada cobertura de tinta pouco econômicas com o jato de tinta, comparativamente à impressão analógica. Os fornecedores querem maximizar os lucros e esta falta de ligação está a atrasar a adoção do jato de tinta nas aplicações comerciais de impressão, edição e embalagem. As gráficas que utilizam prensas analógicas consideram a tinta demasiado dispendiosa.
Existem diversos modelos de fornecimento para equipamento, assistência e consumíveis (maioritariamente tinta, mas também deverão ser tidos em conta os líquidos de limpeza e as cabeças de substituição). As elevadas e recorrentes receitas obtidas com os consumíveis são atrativas para os fornecedores, mas os prestadores de serviços de impressão não estão habituados a isto. Adquirem uma prensa litográfica e negoceiam chapas, tintas e o suporte a partir de uma base de fornecimento estabelecida – apesar de alguns fabricantes de prensas apresentarem soluções mais competitivas. O preço elevado da tinta está a afastar potenciais clientes do jato de tinta.
Os substratos também são importantes
Uma barreira já antiga a uma adoção mais alargada do jato de tinta, em especial para aplicações de impressão comerciais, foi sempre a necessidade de usar papéis com tratamento especial e a incapacidade de imprimir com eficácia em produtos com revestimento brilhante. A geração mais recente de prensas de jato de tinta de produção está rapidamente a eliminar essas barreiras.
Segundo Peter Wolff, diretor do grupo de impressão comercial Canon EMEA: “Com as mais recentes introduções ao sistema do ImageStream, foi ampliada ainda mais a gama de aplicações ao nosso alcance, devido à capacidade de impressão de material com revestimento offset para aplicações mate, em seda e brilhantes. Com estas novas capacidades, é agora possível executar mais aplicações, como a impressão de revistas, a impressão de catálogos e outras, em jato de tinta com todos os benefícios em termos de individualização e de conteúdos para clientes específicos sem o custo adicional associado a papéis com tratamento de jato de tinta especiais.”
“As gráficas comerciais podem, assim, começar a combinar uma vasta gama de aplicações numa única prensa digital com offset como produtividade e qualidade,”
Peter Wolff, diretor do grupo de impressão comercial Canon EMEA
Os livros na linha da frente
É importante mencionar que o custo da produção de jato de tinta é diferente do custo da impressão analógica. Possui um custo de pré-impressão e de preparação mais baixo, mas a tinta – e até recentemente, o papel – é mais cara, frequentemente muito mais cara. Isto significa que o jato de tinta de longas tiragens com elevada cobertura de tinta não é economicamente eficaz, pelo que as gráficas não estão muito receptivas à mudança.
Na produção de livros, porém, existem vantagens na combinação do jato de tinta com o acabamento em linha, com a oferta de blocos acabados prontos para aplicação da capa e o corte final. Este facto é particularmente verdadeiro no caso dos livros monocromáticos. As editoras e as gráficas de livros já não se limitam à comparação dos custos de impressão e passaram a ter em conta o custo total de produção, uma vez que o jato de tinta consegue fornecer blocos dobrados, agrupados e colados para uma simples aplicação da capa e corte final para livros em qualquer formato ou paginação com o mínimo de desperdícios. A flexibilidade do jato de tinta permite reformular a produção de livros com benefícios ao nível do custo geral e da assistência, permitindo às editoras a reduzam dos respetivos estoques e dos riscos de publicação. Os livros coloridos estão rapidamente a seguir a tendência monocromática.
No caso de outros produtos, ainda não é tão fácil constatar os benefícios da mudança dos processos de produção para o jato de tinta. Os métodos analógicos, bem enraizados, estão meticulosamente preparados para minimizar os custos ao mesmo tempo que oferecem elevada qualidade. Esta realidade irá mudar à medida que as empresas forem instalando equipamento de jato de tinta, forem conhecendo as capacidades e forem explorando as novas oportunidades. O novo equipamento de jato de tinta irá proporcionar um maior retorno sobre o investimento para muitos produtos de impressão.
Jato de tinta de produção: uma oportunidade de crescimento
Em 2015, são muitos os que começam a adotar o jato de tinta e os utilizadores com lucro. A Ricoh está na linha da frente em termos de qualidade com a prensa Pro VC60000 de alta velocidade, lançada em 2014. São muitos os que começam a adotar esta solução, incluindo a HansaPrint na Finlândia, uma empresa com receitas de €70 milhões, especializada no setor retalhista e da edição. Jukka Saariluoma, diretor da unidade empresarial HansaPrint, afirma, “Antes de experimentar a Ricoh Pro VC60000, não acreditava que aconteceria esta grande mudança da impressão offset para o jato de tinta. Mas a nova prensa fez-me mudar de opinião.”
“Os nossos clientes estão muito entusiasmados com o novo nível de qualidade e a maior flexibilidade oferecida, estando a mudar muito do seu trabalho de offset para o jato de tinta,”
Jukka Saariluoma, diretor da unidade empresarial HansaPrint.
O mundo da impressão está certamente a mudar. Todas as principais organizações de análise preveem um elevadíssimo crescimento continuado em termos de volumes e valores de impressão de jato de tinta. A Smithers Pira prevê que o valor da impressão de jato de tinta no setor gráfico e da embalagem mais que triplique dentro de 10 anos, de €23 mil milhões em 2010 para mais de €70 mil milhões em 2020 (em valores atualizados), com previsão CAGR de 12,7% entre 2015 e 2020. Só a HP apresenta volumes de produção dos seus clientes superiores a 100 mil milhões de páginas de jato de tinta desde a primeira instalação de uma prensa de jato de tinta de produção em 2009, um indicador claro das tendências gerais do mercado, com outros fabricantes de prensas de jato de tinta a comunicarem também volumes em rápido crescimento.
Para além da impressão tradicional
São muitas as aplicações do jato de tinta. Existe a codificação e marcação, a correspondência, a numeração e codificação de segurança, a impressão fotográfica, os grandes formatos (alimentação folha a folha, de rolo e híbrida), os sistemas de impressão de mesa plana, a web estreita, os tubos e formatos irregulares, bem como a web alargada de alta velocidade e a alimentação de folhas, para nomear apenas algumas. Para além da impressão e dos gráficos tradicionais, o jato de tinta revolucionou a impressão em ladrilhos cerâmicos e apresenta um forte crescimento entre os têxteis e outras aplicações de decoração industriais – desde canetas e cartões de memória até vidro arquitetônico e decorações laminadas.
“O jato de tinta se tornou no processo de decoração preferido para cerâmica e outros materiais de decoração,”
Jon Harper Smith, diretor de desenvolvimento empresarial de sistemas de tinta especiais na Fujifilm.
Desta forma, o jato de tinta oferece oportunidades de expansão para áreas conexas e que, por norma, poderão não ser tidas em conta pelos prestadores de serviços de impressão tradicionais. Paul Adriaensen, diretor da Agfa Graphics PR, comenta, “Há não muito tempo, o jato de tinta foi elogiado como uma alternativa aos sistemas convencionais devido à sua capacidade de oferecer folhas únicas, tiragens curtas e impressões personalizadas. Entretanto, a tecnologia é desafiada a oferecer velocidades mais altas e volumes mais altos para substituir alguns dos sistemas convencionais.”
“Mas a tecnologia também entra noutras áreas nunca antes relacionadas com a indústria da impressão. Isto resulta numa dinâmica interessante na indústria,”
Paul Adriaensen, diretor da Agfa Graphics PR.
A Mimaki e outros fabricantes começam a introduzir no mercado soluções de jato de tinta digital inovadoras, com a oferta de alta velocidade e níveis de produtividade que satisfazem as exigências do mercado têxtil em rápida ascensão.
De uma perspetiva técnica, o jato de tinta é mais benéfico que os restantes processos de impressão por ser o único processo sem contato, de elevada qualidade e elevado desempenho. As vantagens surgem primariamente no novo e melhor controlo das cabeças de impressão, nas melhores tintas e numa seleção mais alargada de papéis com tratamento de jato de tinta prontamente disponíveis e mais econômicos. Quase todos os dias são desenvolvidas novas aplicações. Por exemplo, a Canon instalou linhas na Nigéria para imprimir boletins de votação.
Pensamento na tinta
Os fabricantes de tinta gastam muito dinheiro no desenvolvimento de novas tintas com bom desempenho nas cabeças e que ofereçam uma excelente qualidade de impressão. Essa investigação não é barata. Mas o resultado são melhores propriedades da tinta, com maiores níveis de densidade e, consequentemente, uma qualidade mais semelhante ao offset e com menor cobertura. Também existem agora mais substratos com um melhor desempenho com jato de tinta, complementados por melhorias na gestão da cor. Há muitas formas das tintas de jato de tinta chegarem ao mercado. Alguns fabricantes de equipamento desenvolvem fórmulas e fabricam as suas próprias tintas; outros vendem tinta que é produzida, sob licença, por especialistas em tinta.
No caso do jato de tinta de grande formato e de entrada de gama, existem muitos fornecedores de tinta independentes a competir com os fabricantes originais. Essa talvez seja a vertente mais rentável do mercado para os utilizadores finais, com milhares de máquinas vendidas anualmente a consumirem milhões de litros de tinta. Este não é o caso dos sistemas de elevado desempenho, em que, por norma, o fornecedor do equipamento fornece a tinta adequada para otimizar o desempenho no sistema em geral. No entanto, existem indicações de mudança. A Collins Inkjet é um fabricante independente de tinta de jato de tinta que vende uma série de tintas de jato de tinta, a inovar em muitas aplicações, que incluem a nova cura de feixe de eletrões. Produz tintas à base de água para muitas das prensas de passagem única de alta velocidade. Ainda está por comprovar a eficácia desta empresa, e de outras, na imposição como fornecedores de tinta independentes, em concorrência – ou parceria – com marcas originais.
Chris Rogers é vice-presidente de vendas e marketing na Collins. Demonstra otimismo quando diz, "Os baixos custos dos consumíveis promovem o crescimento e uma adoção mais fácil.”
“
Quando os clientes veem preços competitivos para a tecnologia de jato de tinta mais eficiente, é mais fácil fazer a mudança, e a predisposição para a mudança é maior,”
Chris Rogers, vice-presidente para venda e marketing da Collins.
“O nosso modelo empresarial é o de uma empresa de tintas tradicional; a nossa escala de produção permite-nos definir preços das tintas com menores margens de lucro. Esta estratégia a longo prazo revelou ser bem-sucedida ao longo de 25 anos, e parece que as empresas originais começam agora a concordar. Perceberam que a forma mais rápida de aumentar a cota de mercado é através da apresentação de preços justos para os seus consumíveis; e nós podemos ajudá-las nesse processo."
Jato de tinta: conquistar novas oportunidades de mercado
O jato de tinta já está presente no mercado há muito tempo. Hoje em dia, gastam-se grandes quantidades de dinheiro no desenvolvimento de cabeças de impressão, de tintas, de substratos, de software de controlo, de meios de transporte, de secagem e de sistemas de impressão completos. Apesar destes investimentos terem forçado alterações no mundo da impressão, não são nada quando comparados com as previsões para os próximos anos. Os mercados de jato de tinta de hoje são maioritariamente novos. À medida que a produtividade aumenta, o jato de tinta está a ficar ganancioso, com os fornecedores a desviarem agora o volume dos mercados de impressão analógica para um maior crescimento e a oferecerem diretamente soluções competitivas. A produtividade, a qualidade e a economia levam o jato de tinta a fazer frente à litografia de alimentação folha a folha e flexografia de web estreita, com a flexografia de formato maior e o offset web sob a mira.
Não obstante alguns fornecedores de jato de tinta poderem ser culpados de hipérbole (perdão, em alguns casos são muito culpados!), é bom ver os utilizadores e clientes a tomarem as suas decisões. Dito isto, iremos continuar a ver melhorias na produtividade e na relação custo/desempenho do jato de tinta. Estão a chegar ao mercado alguns formatos e sistemas totalmente novos. Pelo menos alguns destes estarão em exposição na drupa, em novos formatos e mercados. O que também é novidade é o facto de estes estarem fortemente direcionados para o centro nevrálgico da impressão offset e flexográfica. A escolha dos métodos de impressão difere por um ou mais motivos: para reduzir o custo, para melhorar a qualidade, para conseguir maiores níveis de assistência ou fazer coisas novas. Com o jato de tinta, as gráficas podem fazer as quatro – e certamente existirão outros motivos novos. Flexibilidade. Agilidade. Potência.
Veja o futuro do jato de tinta na drupa 2016
Para além do setor gráfico e da embalagem, o jato de tinta está a conseguir progressos rápidos na impressão têxtil, na cerâmica e na decoração industrial/arquitetônica. Depois surge o novo cenário da impressão 3D, onde o jato de tinta constitui um importante impulsionador. Conseguem abrir importantes janelas de oportunidade para as empresas suficientemente inteligentes e corajosas para explorar o potencial e explorar novos mercados.
Em termos tecnológicos, o jato de tinta é topo de gama. Em termos empresariais, o jato de tinta está a ser usado para reformular cadeias de distribuição e ganhar dinheiro. Isso certamente não é ficção. Vá à drupa para saber o que o jato de tinta pode fazer pela sua empresa.
Síntese
O jato de tinta de produção já está a causar mudanças na indústria da impressão, tanto por permitir novas aplicações como pela conquista de volumes anteriormente produzidos com tecnologias analógicas como o offset e a flexografia. Este artigo especializado de Sean Smyth oferece conhecimentos detalhados sobre o jato de tinta enquanto negócio, onde está a proporcionar novas oportunidades, no presente e no futuro, e o que poderemos esperar ver quando a comunidade de impressão se reunir em Düsseldorf para a drupa 2016. Inclui avanços em termos de tecnologia e de modelos de preços, com a tinta e os substratos a assumirem posições de preponderância no futuro sucesso do modelo do jato de tinta de produção. Os preços viáveis da tinta, a maior disponibilidade dos substratos de jato de tinta e a capacidade dos sistemas de jato de tinta de produção da próxima geração utilizarem suportes normais de litografia offset constituirão fatores chave no processo de transição de volumes adicionais da litografia offset e da flexografia para as prensas de jato de tinta de produção. Também será mais fácil para a comunidade da impressão descobrir novas aplicações baseadas no jato de tinta e novos focos de receita.
O artigo partilha conhecimentos de empresas de impressão que já inovam em matéria de jato de tinta de produção, que resultam numa transferência bem-sucedida de volumes da tecnologia de impressão convencional para a impressão digital. Também identifica as muitas aplicações para jato de tinta para além da impressão tradicional, incluindo a codificação e marcação, a correspondência, a numeração e codificação de segurança, a impressão fotográfica, os grandes formatos (alimentação folha a folha, de rolo e híbrida), os sistemas de impressão de mesa plana, a web estreita, os tubos e formatos irregulares, bem como a web alargada de alta velocidade e a alimentação de folhas. O jato de tinta também revolucionou a impressão em ladrilhos cerâmicos e apresenta um forte crescimento entre os têxteis e outras aplicações de decoração industriais – desde canetas e cartões de memória até vidro arquitetônico e decorações laminadas.
Impulsionar a tecnologia
As peças componentes dos sistemas de jato de tinta alcançaram uma maturidade que possibilita uma impressão de elevada resolução e elevada fiabilidade. A tecnologia de superfície e os desenvolvimentos da tinta proporcionaram o desempenho necessário, enquanto as bases de dados de software e os componentes eletrônicos seguiram a Lei de Moore e permitiram a gestão de um elevado volume de dados. Podemos assistir agora à entrada no mercado de sistemas de impressão digital de segunda e terceira gerações.
Na The Inkjet Conference, em Düsseldorf nos dias 7 e 8 de outubro de 2015, e centrada na vertente da engenharia e da química do jato de tinta, na exploração dos atuais componentes topo de gama, desde a tinta e o software, bem como das cabeças de impressão e dos componentes eletrônicos. Convidamos as melhores universidades e os melhores institutos de investigação a testemunharem a investigação nuclear e investigação aplicada.
Com uma qualidade e um desempenho de impressão comprovados, o foco está agora na mudança de uma atitude “podemos fazer isso?” para “como podemos garantir um sistema totalmente digital?”, prestando maior atenção ao software e ao transporte de dados no sistema de impressão digital e na implementação da tecnologia em diferentes aplicações e setores de mercado.
Enquanto processo de impressão sem contato, o jato de tinta permite imprimir diretamente nos artigos, removendo, assim, o papel e a película de muitas aplicações. O jato de tinta é uma tecnologia com provas dados em muitos processos de fabrico, desde os ladrilhos cerâmicos, o vidro e os têxteis até aos jornais e às caixas de cartão. O jato de tinta está a revolucionar a forma como uma vasta variedade de artigos são produzidos e decorados.
Para mais informações sobre a The Inkjet Conference, visite theijc.com.
Peter Buttiens, CEO ESMA e Steve Knight, Cofundador da The Inkjet Conference.
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