DESKTOP DIGITAL NEWS
Editora Sol digitaliza pré-impressão com soluções Kodak
Localizada num dos mais tradicionais bairros paulistanos, a Mooca, a Editora Sol, que tem mais de 30 anos de atuação no mercado, está renovando toda a sua pré-impressão. A gráfica, que passou por um projeto radical e de renovação para receber as novas tecnologias digitais, apostou nas tecnologias Kodak para otimizar sua produção, diminuir desperdícios e agilizar o processo de impressão.
O pacote de soluções Kodak instalado na Editora Sol inclui o sistema de workflow Prinergy Connect, o CtP Kodak Trendsetter 800, e sistema de forno e processadora inline, juntamente com a chapa térmica Elektra XD. O pacote foi negociado com a Alphaprint, tradicional revenda de soluções de pré-impressão Kodak de são Paulo.
Segundo Wagner Bansi, consultor gráfico e que auxiliou o processo de modernização da Editora Sol, os novos investimentos surgiram para atender à necessidade de maior agilidade, menor desperdício e alta qualidade da gráfica, que atende à demanda de impressão do Grupo Educacional Objetivo.
“Trabalhávamos com Imagesetter e filme, e, no início, o processo era muito artesanal. Com o tempo, percebemos a necessidade de modernizar e inovamos no que podíamos. Até que chegou o momento em que precisávamos optar por um passo mais arrojado, e decidimos partir para o CtP”, afirma Wagner, que justifica a escolha da tecnologia Kodak. “Foi o sistema que apresentou maior consistência. É notória a qualidade de impressão a partir de chapa gravada em CtP, já que estamos falando de pontos gerados em matriz primária. Além disso, a automação, o menor desperdício e a rapidez eram necessidades que tínhamos e que, agora, foram supridas.”
Instalado no início deste ano, o pacote de soluções adquirido pela gráfica já se pagou. “Trabalhamos com desperdício perto do zero”, afirma Wagner.
O CtP Kodak Trendsetter 800 possui tecnologia térmica de gravação. E essa foi outra característica fundamental para que a Editora Sol escolhesse o sistema Trendsetter para sua nova pré-impressão.
Segundo Wagner, quase 60% das chapas gravadas são reaproveitadas para reimpressão. A tecnologia térmica, com pós-queima em forno, assegura maior estabilidade na reutilização das chapas.
Além disso, segundo Elisabete dos Santos, gerente administrativa da Editora Sol, o sistema permite altos níveis de produção. “Hoje, gravamos cerca de 6 mil m2 de chapa ao mês, e já produzimos 22 mil chapas em três meses”, destaca Elisabete.
Leia também
-
Abertas inscrições para o 10º Prêmio…
As inscrições se encerram dia 27 de abril e apresentam algumas novidades
-
Heidelberg apresenta portfólio de…
Na próxima Drupa Heidelberg anuncia linha de soluções digitais para impressão comercial e de embalagens:…
-
Océ lança novos modelos de impressoras…
Miolos de livros, impressos coloridos em tiragens altas que necessitem de velocidade e produção. Esses…
-
Durst anuncia Tau 330 para etiquetas…
A Tau 330 conta com largura de impressão de 330 mm e velocidade superior a 48 metros lineares/minuto
-
Editora Sol digitaliza pré-impressão…
O pacote de soluções Kodak da Editora Sol inclui o sistema de workflow Prinergy Connect, o CtP Trendsetter…
-
T&C anuncia Scodix como sua nova parceira
O destaque ficará para a nova Scodix Digital Press, uma impressora inkjet de realce digital