Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Empresa inglesa adquire IDS-3D e alcança resultados positivos

Empresa inglesa adquire IDS-3D e alcança resultados positivos
Em 2015 a Harmsworth Quays Printing, empresa localizada no Reino Unido, mudou o foco para melhoria na qualidade da impressão e na redução de desperdício. De acordo com o diretor técnico do grupo Martin Hunt, a IDS-3D da Q.I. Press Controls foi indispensável para a conquista destas metas.

A Harmsworth Quays Printing Ltd. é a divisão de impressão de um dos principais centros líderes em multimídia do Reino Unido. DMG Media é responsável pela publicação do Daily Mail, The Mail on Sunday e do Metro, enquanto que a HQP cuida das operações de impressão.

A organização possui duas plantas de gráfica, uma em West Thurrock e outra em Didcot, ambas flexográficas. A ambição da HQP é fornecer produtos de alta qualidade com o custo mais baixo possível e o menor impacto possível sobre o meio ambiente.

Hunt conta que a planta em West Thurrock é a mais sustentável do gênero no Reino Unido. “O objetivo era criar uma planta o mais sustentável possível sem custo adicional e obtivemos êxito porque pudemos começar do zero. A única água que usamos no processo de produção é pluvial e o prédio é aquecido durante o dia pelo calor emitido pelas impressoras à noite. Isto significa aquecimento gratuito no prédio, sem a necessidade de gás.”

A consolidação e as economias de custo são uma prioridade nos últimos anos, explica Hunt. Este ano, no entanto, o foco mudou para a melhoria da qualidade de impressão e a redução no uso de matéria-prima. Esse é um dos motivos pelos quais a HQP encomendou da Q.I. Press Controls uma IDS-3D.

A possibilidade de um pedido foi discutida pela primeira vez durante uma visita à IFRA 2014 em  Amsterdã, onde Hunt se encontrou com Menno Jansen, diretor executivo da Q.I. Press Controls, com quem já faz negócios pelos últimos quinze anos. Menno pode demonstrar a nova IDS-3D para registro de cor e controle de cor. “Conversamos sobre a possibilidade de usar a IDS-3D em uma impressora flexográfica,” explica Hunt. “Isto nos ajudaria a reduzir os níveis de desperdício bem como melhorar a qualidade do produto utilizando um sistema de controle avançado. Após discussões mais detalhadas, obtivemos a aprovação da gerência em janeiro para dar início ao projeto.” 

A gerência na HQP concordou com o primeiro pedido para a planta em West Thurrock que acomoda o que acreditamos ser a mais longa linha de impressora do mundo. Quatro das 36 torres full-colour e uma das seis dobradeiras na Flexo-Courier da KBA de 165 metros de comprimento serão equipadas com câmeras IDS-3D com controle de cor, registro de cor, AIMS, detecção de falha, controle da válvula de recirculação e detecção de troca da placa.

O sistema de informação de gerenciamento inteligente da qualidade (IQM) também será instalado. Em última instância, o objetivo é instalar o sistema em todas as torres e dobradeiras. O processo de impressão flexográfica não permite o ajuste da tinta durante a produção. Independente disto, a HQP decidiu investir na medição de cor. 

Não foi sem motivo que Hunt optou pela Q.I. Press Controls. O sistema IRS da Q.I. Press Controls foi integrado às impressoras da HQP por anos. Hunt acrescenta que o sistema ainda opera de acordo com sua total satisfação e, quando necessário, o serviço é sempre eficiente. Ele acredita no sistema, comentando ainda que há um bom entrosamento com a equipe de gestão na Q.I. Press Controls. A organização fala a mesma língua que Hunt: “Ambos desejamos continuar a crescer e conseguiremos isto até que estejamos satisfeitos que tudo funcione perfeitamente.” O bom relacionamento que a HQP com David Waller, agente no Reino Unido para a Q.I. Press Controls, também foi fundamental para o desenvolvimento da confiança em investir em um novo sistema.

É surpreendente que a Q.I. Press Controls trabalhe com um parceiro de impressão flexográfica, uma vez que a organização construiu seu nome principalmente no mercado de rotativa offset. No entanto, é por isto que a Q.I. Press Controls deseja expandir para outro mercados e vê na HQP um parceiro com o qual o produto pode ser ainda mais desenvolvido. As organizações têm o objetivo mútuo de produzir cópias impressas totalmente automatizadas e impecáveis em impressoras flexográficas ao mesmo tempo em que reduzem desperdício.

Hunt explica a importância da colaboração contínua entre a HQP e a Q.I. Press Controls: “Também temos o desejo de trabalhar em soluções inovadoras com a Q.I. Press Controls. (…) Queremos conquistar uma situação em que tenhamos cópias precisas saindo automaticamente das impressoras. A única coisa que um operador precisa fazer é verificar o cut-off. O resto será feito pelo sistema de controle: as câmeras são olhos extras capazes de verificar constantemente a qualidade. Elas são capazes de verificar se a impressora está no registro, se as páginas estão no local correto e se a tinta está equilibrada. Ela fecha a válvula de recirculação automaticamente e é significativamente mais rápida do que um operador ao analisar se a melhor qualidade está sendo produzida. Quando algo está errado, o sistema de controle notificará automaticamente o operador ou mesmo parará a impressora imediatamente, mantendo o desperdício o mínimo possível.”

Hunt concluiu: “Acredito que o sistema que adquirimos atenderá nossas expectativas. Se assim for, teremos uma grande economia e faremos com que o investimento pague a si mesmo na forma da instalação de câmeras IDS-3D nas 48 torres restantes em West Thurrock e Didcot!”

Leia também

  • Indústria gráfica brasileira em Nova York

    Indústria gráfica brasileira em Nova…

    Imprint Brasil, unidade de promoção de negócios internacionais da Associação Brasileira da Indústria…


  • Novo portfólio da Samsung traz inovação à oferta da Simpress

    Novo portfólio da Samsung traz inovação…

    União entre Simpress e a Samsung cria novo capítulo no mercado de BPO de documentos


  • Empresa inglesa adquire IDS-3D e alcança resultados positivos

    Empresa inglesa adquire IDS-3D e alcança…

    Em 2015 a Harmsworth Quays Printing, empresa localizada no Reino Unido, mudou o foco para melhoria na…


  • 360 Graus Gráfica e Editora investe em equipamento Konica Minolta na ExpoPrint Digital 2015

    360 Graus Gráfica e Editora investe…

    Sediada em São Luís, Maranhão, a 360 Graus Gráfica e Editora é uma referência em impressão digital…


  • Indústria gráfica apoia projeto de lei para impressão de livros didáticos no Brasil

    Indústria gráfica apoia projeto de…

    Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), que representa mais de 20 mil empresas geradoras…


  • INFOTV apresenta solução em tecnologia digital interativa na Brasil Signage Expo 2015

    INFOTV apresenta solução em tecnologia…

    Após comprovar como visitante a qualidade da Brasil Signage Expo 2014, a empresa catarinense INFOTV…


>> Mais notícias