Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Entrevista: Ernande Ramos - Diretor de Vendas EFI América Latina

Entrevista: Ernande Ramos - Diretor de Vendas EFI América Latina
A EFI anunciou Ernande Ramos como seu novo Diretor de Vendas para a América Latina. O executivo junta-se ao time da EFI para assumir a gestão dos negócios de todas as áreas da empresa, tendo como desafio a implementação de novas estratégias para atendimento das demandas do mercado de gráfico e a expansão local. Confira a entrevista da Desktop com o executivo:

1 - Quais são as principais metas como diretor de vendas para a América Latina?

Apesar de ter sido um ano bastante controverso com um cenário de incertezas político-econômicas, 2015 teve um bom resultado e deixa altas expectativas para o próximo ano. A pressão por controle de custos, tiragens menores, redução de estoque, agilidade de atendimento e diferenciação acelera a busca de nossos clientes pela tecnologia Inkjet. 
Acredito que o maior desafio será a implementação de novas estratégias para o atendimento das demandas do mercado gráfico e a expansão local. De maneira geral, a perspectiva para 2016 é positiva e será estimulada por mais uma edição da Drupa, a maior vitrine disseminadora de tendências do segmento gráfico. 
Nossa principal meta é ajudar os clientes na melhoria constante, redução de despesas, automatização de processos, alta da qualidade com diminuição de custos. E a EFI tem uma ampla linha de soluções de impressão em grandes formatos, bem como impressão em tecido e cerâmica, além de softwares de gestão e digital front end the impressão. Ou seja, temos com certeza a solução para nossos clientes iniciarem 2016 com altas expectativas.

2 - Como é o trabalho da EFI para ampliar sua presença no setor de grandes formatos?

A EFI tem distribuidores e parceiros no mundo inteiro na área de Inkjet. No Brasil, contamos com a expertise da Alphaprint, distribuidora desde 2010 e esse ano, para ampliar a nossa atuação nacional, passamos a trabalhar também com a parceira Serilon, uma empresa consolidada com 32 unidades de negócios em todo o país. E vamos muito além. Estamos sempre em constante busca de novas formas de negócios e novos parceiros comerciais no Brasil e em toda América Latina.
Mais do que oferecer equipamentos, a EFI traz soluções inteligentes com tecnologia de ponta. Estamos sempre atentos às tendências em impressão digital. Nossas últimas aquisições, a Reggiane Macchine e a Matan, comprovam o compromisso da EFI de atender o mercado de impressão digital de ponta a ponta da cadeia produtiva, com soluções que otimizam processos, reduzem custos com rapidez e alta qualidade de impressão. 

3 - Como a EFI analisa o atual mercado label e quais os projetos da empresa nesse segmento? É um bom mercado a se investir por parte dos empresários de impressão?

Algumas empresas do segmento comercial e editorial estão migrando para os mercados de embalagem e de sinalização e essa transição pede uma adequação aos novos requisitos e exigências desse segmento, bem como das legislações que se aplicam. O lado bom é que a EFI tem soluções para atender esses dois mercados em expansão. O mundo está em constante mudança e a tecnologia tem absorvido parte de alguns nichos como as revistas e jornais. Porém uma embalagem e um display no ponto de vendas nunca poderão ser virtuais então temos muito trabalho nesses setores. 
Para esse mercado, a linha EFI Jetrion oferece mais agilidade aos clientes com uma velocidade linear similar a flexo e custo de impressão bastante competitivo.
A EFI oferece a tecnologia rotativa digital sempre com jato de tinta que é a mais vantajosa ao usuário por ter perfeita aderência a substratos diversos e menos consumíveis que o toner. Os custos de impressão são muito mais baixos e isso viabiliza tiragens maiores, antes de atingir o ponto de equilíbrio com offset, flexo ou qualquer que seja a tecnologia utilizada. O tempo de setup também é crucial para ser colocado na balança, além é claro, das vantagens da produção ondemand, redução de estoques e etc.
As empresas de tecnologia estão na constante busca por soluções e equipamentos que reduzam os impactos ambientais. A tecnologia LED, importante avanço na área gráfica, também tem se destacado nos equipamentos de rótulos e embalagens. Ela se diferencia das demais, pois não emite VOCs (compostos voláteis), diminui em até 80% o consumo de energia elétrica, e por sua cura fria permite trabalhar com uma ampla gama de materiais ultrafinos, que reduzem o consumo de matéria prima, transporte, etc.

4 - A EFI vem aprimorando o Fiery. O quão importante é atualmente o software da EFI para o fluxo de trabalho do profissional de impressão?

Sabemos da importância dos sistemas de gerenciamento, pois é a partir deles que temos um fluxo de trabalho mais produtivo, reduzimos os gastos e com resultados ainda melhores. Grande parte dessa conscientização aconteceu com a impressão digital, que trouxe diversas variáveis impossíveis nos sistemas de impressão analógicos. Por exemplo, as controladoras (digital front end), são os servidores que gerenciam as impressoras e garantem trabalhos com cores dentro do especificado, uniformes e constantes. 

5 - Como a EFI enxerga o setor de impressão digital têxtil e quais as oportunidades presentes para o empresário de impressão dentro desse segmento?

A recente aquisição da Reggiane Macchine, reforça a aposta da EFI no setor têxtil. No Brasil alguns clientes voltaram a sua produção para esse setor e têm produzido trabalhos incríveis principalmente na área de decoração e moda. A agora EFI Reggiane é reconhecida por sua extensa linha de impressoras de jato de tinta industriais, que abordam por completo o escopo da impressão têxtil avançada, com equipamentos versáteis e adequados para tintas de impressão de corantes à base de água, dispersas, ácidas, pigmentadas e reativas.
Essa aquisição representa um avanço para o portfólio da EFI nesse setor. Os participantes da pesquisa da FESPA/InfoTrends indicaram as impressoras a jato de tinta UV como a melhor compra de tecnologia esperada e as impressoras de tecido como a segunda categoria da classificação. A EFI já é a fabricante líder de impressoras e tintas de jato de tinta UV, e agora com essa conquista é também é uma fornecedora líder em tecnologia no setor de jato de tinta digital têxtil. 

Leia também

  • Xanté anuncia novo sistema de impressão digital Ilumina HWC com gravação de chapas Platemaker 7

    Xanté anuncia novo sistema de impressão…

    Xanté anunciou que incorporou a funcionalidade da sua tecnologia reconhecida PlateMaker 7 para CTP…


  • Entrevista: Ernande Ramos - Diretor de Vendas EFI América Latina

    Entrevista: Ernande Ramos - Diretor…

    A EFI anunciou Ernande Ramos como seu novo Diretor de Vendas para a América Latina.


  • Camargo Cia de Embalagens instala primeira HP Indigo 20000 do hemisfério Sul

    Camargo Cia de Embalagens instala primeira…

    Recém-instalada no Brasil, a HP Indigo 20000 foi desenvolvida para aumentar a produtividade e as aplicações…


  • Jornal Cruzeiro do Sul anuncia 50% de ganho produtivo com soluções Kodak e chapa Sonora News

    Jornal Cruzeiro do Sul anuncia 50%…

    Jornal Cruzeiro do Sul, parte da Fundação Ubaldino do Amaral, de Sorocaba (SP), é mais uma empresa…


  • Marabu lança novo Bag plug & print

    Marabu lança novo Bag plug & print

    Produto desenvolvido exclusivamente pela Marabu atende o mercado de cartuchos para as impressoras MIMAKI-…


  • Durst Brasil tem ano positivo e projeta novidades para a FESPA Brasil 2016

    Durst Brasil tem ano positivo e projeta…

    Durst Brasil está fechando o ano de 2015 com resultados positivos e já planeja um ano de 2016 ainda…


>> Mais notícias