Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

ESMA apresenta o potencial da impressão funcional na drupa 2016

ESMA apresenta o potencial da impressão funcional na drupa 2016
A ESMA (European Specialist Printing Manufactures Association) estará presente na drupa 2016 em dois pavilhões. O pavilhão no hall 3A 70 será dedicado para demonstrar equipamentos de impressão serigráfica usados para decoração em comida (chocolate, por exemplo) e outros efeitos especiais possíveis em altas velocidade de operação.

O parceiro ATMA, da SPS, irá mostrar os mais recentes desenvolvimentos em equipamentos para impressão técnica e condutiva. A especialista alemã em stencils, KIWO, vai apresentar impressão de adesivos sensíveis à pressão com alta condutividade elétrica. Uma variedade de técnicas de decoração para vidro e outros materiais rígidos será o destaque no estande da ESC e outro membro ESMA, a Marabu, irá apresentar aplicações de suas tintas para painel touch, tablet e capas de smartphone.

Os visitantes do Lounge ESMA irão aprender sobre os mais novos projetos que envolvem tags e sensores inteligentes, tintas condutíveis e laváveis na indústria têxtil, e o uso de várias tecnologias de impressão para Internet das Coisas. Outras inovações serão destaque no pavilhão ESMA no hall 6, onde Color Passport irá apresentar sua abordagem para gerenciamento e reprodução de cores em diferentes substratos. Outro especialista em gerenciamento de cores, ColorGate, participa com estações de desenvolvimento e tecnologia RIP para impressão industrial com inkjet. Já a Intrinsic Materials, uma especialistas em nano-materiais, irá apresentar suas conquistas em tintas condutivas e componentes eletrônicos impressos aplicados na indústria médica, como testadores descartáveis com etiquetas inteligentes.

Impressão funcional constitui o núcleo da presença da ESMA na drupa. Com isso, vale investigar brevemente o que está por trás deste termo. Em seus primeiros dias, a impressão funcional contava com tintas cromáticas as quais mudavam de cor devido a influências externas, como luz (UV/luz negra), temperatura (calor), mudanças de pH ou contato com a água. As aplicações estavam em gadgets impressos, especialmente embalagens que aproveitam as vantagens de marketing de diferentes efeitos especiais. A decoração brilhante e fluorescente começou anos atrás e reaparece no mercado em bases contínuas. Mais oportunidades avançadas e funcionais têm aparecido, atingindo novas indústrias. A evolução nas tintas condutivas e eletroluminescência (EL) não apenas beneficiaram os propósitos de marketing mas também entregaram soluções para painéis solares.

As primeiras aplicações têm ampliado os limites da impressão funcional. Antenas flexíveis e placas de circuito impressos combinam FM, TV, mobile, GPS em uma antena e são usados, por exemplo, na indústria automotiva. Atualmente, Near Field Communication e antenas RFID são recursos padrões em dispositivos elétricos e a integração da impressão nos processos de fabricação traz constante melhoria custo/benefício. Um salto tecnológico ocorreu também na área de OLED (organic lighst emitting diodes). OLEDs flexíveis integrados no tecido pavimentam o caminho para têxteis inteligentes, assim como mostrado nos mais recentes projetos internacionais conduzidos pela ESMA, o POLEOT (Printing of Light Emitting Devices on Textile).

A porta para o futuro de eletrônicos impressos, tintas condutivas e revestimentos condutores está agora aberto. Baterias, sistemas de coleta de energia, tags inteligentes e sensores estão se tornando bens consumíveis comuns, muitos deles descartáveis também. Wearables e sensores inteligentes estão aumentando suas presenças em setores médicos e farmacêuticos, como em tiras de teste rápido para diabéticos, analisadores de sangue, blisters inteligentes. O setor de cuidados com a saúde é um dos mercados que mais abraçam novas soluções e permitem casos de sucesso de impressores que decidem apostar no funcional.

Ao mencionar o smartphone, muitos podem não perceber o número de seus componentes que possuem técnicas de impressão. Interruptores capacitivos, baterias, painéis touch e telas - impressão mais uma vez substitui processos caros e de alto consumo de energia.

Leia também

  • Ricoh anuncia construção do novo Centro de Pesquisa

    Ricoh anuncia construção do novo…

    Ricoh está construindo o novo edifício voltado para a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no…


  • ESMA apresenta o potencial da impressão funcional na drupa 2016

    ESMA apresenta o potencial da impressão…

    A ESMA (European Specialist Printing Manufactures Association) estará presente na drupa 2016 em dois…


  • Photoshop Conference 2016 divulga programação

    Photoshop Conference 2016 divulga programação

    Photoshop Conference, maior evento de Photoshop da América Latina, divulgou sua programação


  • Durst destaca nova tecnologia de impressão na FESPA Digital 2016 na Holanda

    Durst destaca nova tecnologia de impressão…

    Para ilustrar a nova tecnologia, será exposta a Rho WT 250 HS, uma impressora plana para impressão…


  • Recurso de impressão de cera sólida da Xerox é destaque em exposição de fotógrafo

    Recurso de impressão de cera sólida…

    O trabalho do fotógrafo Alejandro Mehias está em exposição até 06 de março no Rio de Janeiro​


  • Konica Minolta e Mapel realizam Road Show no DIS de São Paulo

    Konica Minolta e Mapel realizam Road…

    Konica Minolta realizou com sua parceira no estado de Minas Gerais, a Mapel, um Road Show na sede de…


>> Mais notícias