Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Fórum promovido pela Revista Tecnologia Gráfica reúne executivos para debater sobre ExpoPrint Latin America

Fórum promovido pela Revista Tecnologia Gráfica reúne executivos para debater sobre ExpoPrint Latin America

Na última quarta-feira (28), a Revista Tecnologia Gráfica promoveu o Fórum ExpoPrint 2014: Inovações e Produtividade. O evento reuniu executivos de grandes marcas que vão expor na ExpoPrint Latin America 2014, maior evento de impressão das Américas, que ocorre de 16 a 22 de julho, em São Paulo.

O clima geral foi de muito otimismo e expectativa com a proximidade da feira. O mercado mostra-se confiante com as oportunidades de negócios trazidas pela terceira edição da ExpoPrint, divulgando os produtos e soluções a serem lançados. O encontro serviu para mostrar tendências relevantes que serão discutidas na feira, como a sustentabilidade e a busca pela diferenciação.

Fernando Moreira Guimarães, gerente comercial da IBF, destacou o otimismo sentido no mercado: “O mercado está muito otimista e um Fórum como este mostra que estamos no caminho correto. Há hoje no setor um comprometimento com produtividade e eficiência”, destacou.

O “verde” na ExpoPrint

O maior consenso entre os expositores da ExpoPrint é o de que a feira deste ano vai apresentar, através de seus expositores, um forte e visível compromisso com as questões ambientais.

Enio Zucchino, gerente de desenvolvimento de mercado para impressão comercial da Kodak, frisou: “Um ponto importante na ExpoPrint será a consolidação da consciência ambiental e a tecnologia que leva a isso”. As chapas sustentáveis Kodak Sonora XP e Sonora News fazem parte deste universo.

Luiz Ney Arias, presidente da IBF, concorda com Enio: “Há uma força em chapas ecológicas. Em nossa produção, chegamos a fazer duas mil versões durante o desenvolvimento do produto. Há também os governos que farão cada vez mais exigências neste sentido”.

A Agfa também nota um movimento alto na busca por chapas ecológicas, com uma força cada vez maior de sua chapa ecológica :Azura, a qual tem toda sua produção feita de maneira sustentável. O gerente de marketing da Agfa para a América Latina, Eduardo Sousa, nota uma importante tendência que terá força na ExpoPrint: a tecnologia de softwares web-to-print. A integração dos softwares, com gerenciamento de cores, web-to-print e a possibilidade destes trabalharem na nuvem, será um ponto forte.

A Overlake ressaltou que o caminho em tintas e vernizes são as fontes vegetais. O diretor geral Francisco Veloso destacou os lançamentos em vernizes normativos para a área de alimentos e os vernizes de baixa migração. Serão mais de 20 produtos com efeitos 3D, plástico, metalizado e mais. Sobre o tema sustentabilidade, Veloso destacou: “O desafio atual é levar o verde ao mesmo custo do produto normal".

Para a Printcor, as tintas também buscam o fator ecológico. O gerente industrial Marco Zorzetto ressaltou não só as tintas cada vez mais sustentáveis, principalmente em áreas críticas como nas embalagens de alimentos, como também as tintas para a produção de materiais especiais, que agreguem valor e façam com que a empresa se diferencie das demais.

Diferenciar

Sobre o fator diferenciação, houve um acordo geral que este é o momento do gráfico pensar além. Será preciso ir além do oferecimento de grandes velocidades. Agora, a busca é por soluções diferenciadas, acabamentos especiais, produtos que sejam únicos no mercado.

A T&C irá apresentar na feira toda a tecnologia de sua representada Scodix. Gianberto Monchini, gerente financeiro da T&C, ressaltou a questão do enobrecimento de impressos, a busca para agregar valor e a qualidade da impressão em embalagens. Outros produtos da T&C estarão no evento, como a sublimação Epson. Para Monchini, o empresário irá à ExpoPrint em busca de soluções para descobrir como poderá fazer mais com o material que tem.

As possibilidades em impressão de embalagens são também uma busca dos lançamentos da Goss. A empresa irá promover a Vpack, focada na produção de embalagens em papel, cartão e filme. A máquina rotativa cresce mundialmente neste setor e a Goss pretende aumentar sua inserção no mercado nacional. A Magnum Compact irá atender o segmento de jornais, no qual há atualmente uma tendência de forte regionalização, na visão do diretor executivo da Goss Vitor Dragone.

A Fujifilm foca a impressão digital inkjet na ExpoPrint. Será exibida pela primeira vez na América do Sul a JetPress 720, impressora de alta qualidade em impressão digital. A Inca Onset 40i será promovida e vem sendo usada por gráficas comerciais que estão se diferenciando agregando grandes formatos em sua produção, como comentou Walter Tolosa Junior, gerente de vendas exportação da Fujifilm, que abordou ainda o uso da cura LED pela Fujifilm, que vem trazendo resultados satisfatórios.

Com a impressora UV flatbed Anapurna M2540, a Agfa irá buscar na ExpoPrint atender também os mercados de comunicação visual, com esta inkjet de grande formato que é usada com sucesso no setor de embalagens.

A Heidelberg aposta em dois pontos na ExpoPrint: flexibilidade e produtividade. Seus equipamentos buscam a eficiência em conjunto com a produção de materiais diferenciados, sempre focados na questão sustentável.

O gerente sênior de consumíveis Saphira e CtPs da Heidelberg, Danilo Eskenazi, abordou a tecnologia LE UV da Heidelberg, visando a sustentabilidade com sua baixa migração. A Heidelberg irá apresentar um portfólio completo de softwares, equipamentos e consumíveis durante a ExpoPrint. Eskenazi lembrou a importância das soluções serem de fácil configuração e amigáveis ao usuário, buscando sempre a otimização.

Otimização também é o mote da Bobst para a ExpoPrint Latin America 2014. A empresa levará duas máquinas fabricadas no Brasil. A primeira é uma dobradeira/coladeira com aplicação em braile, ressaltando assim a busca pelo valor agregado na produção. O segundo é um empacotador automático, para aumentar o controle de qualidade.

Eduardo Pereira, gerente de produto da Bobst, disse que há uma grande expectativa em relação aos visitantes da ExpoPrint 2014, com clientes de toda a América marcando presença. A visão foi compartilhada entre todos os presentes, que demonstraram empolgação em relação ao fato da ExpoPrint ser um grande ponto de encontro de profissionais e tecnologias do mundo de impressão.

O encontro teve mediação de Manoel Manteigas de Oliveira, diretor da Escola Senai Theobaldo de Nigris, o qual frisou a atuação do Senai no ramo de pesquisa e treinamento. A escola estará na ExpoPrint com um forte conteúdo educacional. Claudio Baronni, presidente da ABTG, também falou no encontro e ressaltou a importância da gestão dentro das empresas.

O debate foi conduzido ainda pela jornalista da Revista Tecnologia Gráfica Tânia Galluzzi. A cobertura completa deste importante encontro da indústria gráfica poderá ser conferido na edição 89, Vol. II 2014, da Revista Tecnologia Gráfica, que vai circular no início de julho e será também distribuída durante a feira.

ExpoPrint

A ExpoPrint é o maior evento de impressão das Américas e ocorre de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Para explorar com ainda mais precisão as oportunidades presentes na feira, o empresário precisa estar atento ao que acontece na área gráfica. Para isso, a ExpoPrint atualiza diariamente o site com notícias: www.expoprint.com.br/pt/noticias.

A página do Facebook também é atualizada todos os dias e concentra as notícias do mercado gráfico e todas as novidades sobre a feira. Curta: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica . Para evitar filas e ainda concorrer a um iPad, é fundamental também fazer o cadastro antecipado para visitar a feira pelo link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro .

Leia também

  • Guilhotina Perfecta será destaque da Gutenberg na ExpoPrint

    Guilhotina Perfecta será destaque…

    Representante de grandes marcas do mercado gráfico, a Gutenberg estará com soluções diversas durante…


  • Fórum promovido pela Revista Tecnologia Gráfica reúne executivos para debater sobre ExpoPrint Latin America

    Fórum promovido pela Revista Tecnologia…

    Revista Tecnologia Gráfica promoveu o Fórum ExpoPrint 2014: Inovações e Produtividade


  • Ferrostaal e Fujifilm fecham parceria para comercialização de equipamentos de impressão digital em grande formato no Brasil

    Ferrostaal e Fujifilm fecham parceria…

    Ferrostaal e Fujifilm pretendem criar um novo padrão de qualidade em atendimento e serviço para as…


  • Em parceria com Xerox, Diginove mostra tecnologia para acabamento digital na ExpoPrint 2014

    Em parceria com Xerox, Diginove mostra…

    Empresa estará presente no maior evento de Artes Gráficas da América Latina em parceria com a Xerox…


  • Heidelberg vai apresentar soluções completas na ExpoPrint Latin America 2014

    Heidelberg vai apresentar soluções…

    Heidelberg está preparando uma grande participação na ExpoPrint Latin America 2014. Com o maior estande…


  • Novo modelo da série bizhub é apresentado pela Konica Minolta na ExpoPrint Latin America

    Novo modelo da série bizhub é apresentado…

    Multinacional japonesa guarda uma grande estréia que será mostrada em primeira-mão no Brasil aos…


>> Mais notícias