DESKTOP DIGITAL NEWS
FuturaGene e EMBRAPA assinam contrato de colaboração
A FuturaGene, líder mundial no melhoramento da produtividade e sustentabilidade de florestas plantadas para os mercados de celulose, bioenergia e biocombustíveis, assinou um contrato de colaboração com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), instituição pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura.
Nos termos do contrato, a FuturaGene e a EMBRAPA estabelecerão programas de colaboração em pesquisa com eucalipto e outras espécies de árvores visando à promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil e em outros territórios. O primeiro projeto a ser executado terá como objetivo a introdução de um gene de tolerância ao alumínio da EMBRAPA em germoplasma de eucalipto da FuturaGene para melhorar a produtividade em áreas afetadas por toxicidade de alumínio.
A EMBRAPA é uma das maiores instituições de P&D em agricultura tropical, com forte atuação agroflorestal, do setor público no mundo, com um orçamento de P&D anual de mais de um R$ 2,1 bilhões e conta com mais de 2.300 pesquisadores em 42 centros localizados em todo o Brasil. A missão da EMBRAPA, que é desenvolver tecnologias voltadas para melhoria da segurança alimentar e da produtividade agrícola e florestal, estabelece a base da sinergia que permitirá às duas empresas desenvolver inovações para uma atividade agroflorestal sustentável e atender aos crescentes desafios agroecológicos relacionados à produtividade.
Maurício Antonio Lopes, Presidente da EMBRAPA, declarou:“A parceria que assinamos com a FuturaGene, que se inicia com a exploração da máxima tolerância do eucalipto ao alumínio, representa a possibilidade de ambas as empresas ampliarem seus esforços, para o desenvolvimento de culturas sustentáveis de alta produtividade, o que impulsionará mais rapidamente suas trajetória no caminho da economia-verde”.
Dr. Stanley Hirsh, CEO da FuturaGene, acrescentou:“A atividade agroflorestal é uma arma fundamental na luta contra a mudança climática e no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico. A melhoria da produtividade por meio de modificação genética é um importante fator na intensificação da atividade agroflorestal sustentável. Nossos projetos de pesquisa e desenvolvimento a serem desenvolvidos em conjunto com a EMBRAPA criarão uma sinergia que permitirá fortalecer nossa capacidade de melhorar a diversidade genética, a resiliência das espécies plantadas e sua capacidade de recuperar terras degradadas e de lidar com a adaptação climática”.
Segundo os termos do contrato, assinado na sede da EMBRAPA no Brasil, a parceria se concentrará no desenvolvimento de tecnologias genéticas para utilização no Brasil, porém, permitirá que a FuturaGene aplique as tecnologias desenvolvidas no contrato mundialmente, de forma a assegurar que a inovação resultante da pesquisa florestal atinja as áreas de baixa produtividade.
Leia também
-
Associação Brasileira de Empresas…
Entidade que responde por 15% do PIB da indústria gráfica funcionará na sede da ABTG.
-
Suzano é eleita a melhor fornecedora…
Em pesquisa realizada com as principais copiadoras do Brasil pelo Prêmio Excelência ABER 2011/12,…
-
FuturaGene e EMBRAPA assinam contrato…
Contrato estabelece programas de colaboração em pesquisa com eucalipto e outras espécies de árvores.
-
OKI patrocinou Field Day em São Paulo
A OKI, uma das principais empresas de soluções de impressão do mundo, é uma das marcas patrocinadoras…
-
Road Show da Suzano Papel e Celulose…
Os clientes receberam informações sobre o mercado e orientações técnicas para melhor manuseio dos…
-
Conheça os vencedores do principal…
ABTG e ABIGRAF entregaram na noite desta terça-feira, 27, os troféus do 22º Prêmio de Excelência…