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Gráfica JB de João Pessoa adesiva veículos com selo Kodak Sonora
Figurando entre as principais empresas gráficas do Nordeste, a Gráfica JB de João Pessoa (PB) investe no marketing socioambiental para ir além do simples discurso.
Enxergando as tecnologias “limpas” como um fator de grande importância para o mundo atual, a empresa, que atua no ramo promocional e conta hoje com mais de 200 funcionários, é uma das poucas gráficas da região a contar com os três selos de certificação ambiental/ecológica: o FSC, o Huber Green e, desde 2013, com o selo das chapas digitais livre de processamento Kodak Sonora.
“Tínhamos, como meta, que nossos três pilares de impressão utilizassem tecnologia sustentável: tinta, papel e chapa. Conseguimos em 2011 a certificação FSC para nosso papel; em 2012, obtivemos a certificação da Huber Green da Huber, nosso fabricante de tinta. Em 2013, passamos a utilizar o selo das chapas livre de processamento Kodak Sonora em todo o nosso material de divulgação e site”, explica Alessandro Pinon Leitão, analista de marketing da JB.
A adoção das chapas Kodak Sonora XP na pré-impressão da gráfica foi motivada, segundo Alessandro, justamente pela ‘pegada’ sustentável do produto. “Estávamos pesquisando soluções e a chapa Sonora foi a que mais veio ao encontro de nossa filosofia”, afirma.
Porém, a satisfação com o desempenho da Sonora XP não parou apenas na sustentabilidade. “Perguntei aos operadores de pré-impressão o que estavam achando da chapa e a resposta foi muito positiva, principalmente em relação à sua durabilidade superior e, também, o tempo de trabalho, uma vez que a chapa elimina qualquer necessidade de uso de processadora”, destaca Alessandro.
Selo
Neste ano, toda a frota de veículos da Gráfica JB também foi adesivada com o selo Kodak Sonora. Segundo Alessandro, as grandes empresas já atentaram para a necessidade de procurar prestadores de serviços gráficos que sigam procedimentos socioambientais responsáveis.
“Aos poucos, ainda que num ritmo menor, alguns clientes de médio porte também começam a procurar esse tipo de diferencial”, afirma. “Porém, a grande maioria dos clientes que demanda essas certificações ambientais é de grandes empresas. Acho que se trata de uma preocupação que deve, também, chegar aos clientes menores e, para isso, tanto a gráfica, como os fabricantes, devem trabalhar de forma conjunta”, opina Alessandro.
Para Laércio Teixeira, gerente de contas da Kodak para a região Nordeste, a preocupação com os meios de produção socioambientais responsáveis já é uma realidade mundial e, também, brasileira. “A região nordeste experimenta um grande crescimento no setor gráfico, e, dessa maneira, é natural que as empresas comecem rapidamente a procurar e investir em soluções sustentáveis. A Kodak sempre compartilhou dessa mesma visão no desenvolvimento de seus produtos”, destaca. “A Gráfica JB tem essa filosofia e, por isso, escolheu a Kodak como sua parceria. Nos sentimos honrados de ser uma das empresas que estão contribuindo para a implantação de sistemas de produção cada vez mais sustentáveis nesse cliente tão importante na região.”
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