Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Gráfica de Santa Catarina amplia e moderniza parque gráfico com Heidelberg

Gráfica de Santa Catarina amplia e moderniza parque gráfico com Heidelberg
Fundada em agosto de 1988 em Santa Catarina, a Tipografia Arco Íris, empresa familiar comandada pela família Barozzi, tinha como objetivo entrar no mercado gráfico regional, produzindo impressos com qualidade e rapidez.

Como a maioria das empresas do ramo, o início foi extremamente difícil, pois na época a empresa se resumia em uma pequena tipografia com pouca estrutura. Em fevereiro de 1996, os diretores optaram por abrir uma filial da empresa em São Miguel do Oeste, que foi denominada Arco Iris Gráfica & Editora Ltda.

Novo nome, nova marca

Em 2002 a Arco Iris mudou para Arcus Indústria Gráfica Ltda, que representava um novo posicionamento. Com o lema, "É preciso mudar para fazer a diferença, porque só as melhores evoluem”, em 2005 a Arcus instalou uma gráfica em Chapecó, Santa Catarina, com foco em crescimento e inovação. Um dos segredos foi a adaptação da empresa às novas exigências do mercado.

Segundo Cidnei Luiz Barozzi, diretor administrativo, ”a Arcus iniciou um processo de reposicionamento, somos uma empresa de soluções e não apenas uma gráfica. Em nossa carteira de clientes aplicamos B2B especialmente para empresas de porte maior, as que utilizam embalagens, editorial e agências de publicidade”.

Para Cidnei, o grande motivador da Arcus é a união familiar: “nossa família é muito unida e participa das decisões e do dia a dia da gráfica, e essa união se faz sentir no ambiente da empresa. Além disso, temos uma outra “família” muito maior: nossa equipe. Os colaboradores da Arcus formam um grupo altamente profissional e realmente ‘vestem a camisa’ para atender melhor o cliente”. Para o diretor da Arcus, equipamentos modernos e harmonia da equipe é que fazem o sucesso da Arcus. 

Crescendo com Heidelberg

A Arcus adquiriu recentemente equipamentos de impressão e acabamento que vieram se juntar a outros equipamentos Heidelberg da empresa e, segundo o diretor Cidnei, já estão sentindo uma maior produtividade e, consequentemente, um grande aumento na força de vendas.

Cidnei explica: “realizamos uma pesquisa de mercado que nos mostrou que os investimentos aumentariam nossa produtividade, garantido maior rapidez nos prazo de entrega. Pesquisamos fornecedores de equipamentos a nível mundial, e quem nos mostrou que poderia nos atender em todas as áreas foi a Heidelberg. Nossa empresa trabalha com três divisões: editorial, promocional e embalagens, e estes novos equipamentos nos trouxeram maior facilidade no setor editorial e promocional. O que nos impressiona nos equipamentos Heidelberg são as inovações tecnológicas, onde a integração consegue maior produtividade e a qualidade assegurada no produto final. Para se ter uma ideia, antes de adquirir a nova impressora nossa grade de produção era de no mínimo uma semana, hoje não passa de 48 horas“, comemora Cidnei.

O diretor da Arcus continua: “Vínhamos pensando e projetando o futuro da nossa empresa há muito tempo, no mínimo uns três anos. Analisamos diversas maneiras de inovar e reposicionar, participamos de diversas feiras, Tectur Heidelberg no Nordeste, conversamos com diversos fornecedores, enfim, identificamos que precisaríamos fazer um grande investimento, e foi isso que aconteceu. Quando a empresa troca principalmente o formato de impressão, passando para folha inteira, a mudança ocorre em todos os outros setores, desde a pré-impressão até a pós-impressão. Como vivemos em um Estado que tem características próprias economicamente, a Arcus está preparada com um excelente parque gráfico para enfrentar os desafios dos próximos anos“, finaliza Cidnei.

Alta produtividade da Speedmaster CD 102 trouxe mudança de planos

Sobre a compra da impressora CD 102, Alexandre Machado, gerente comercial da Heidelberg, esclarece que, a Arcus estava procurando um equipamento semi-novo no mercado mas, após ver o desempenho da Speedmaster CD 102-5+L, uma das impressoras offset mais vendidas mundialmente pela Heidelberg, acabou mudando os planos, e a diretoria optou por investir em um equipamento novo, contando com o fato de que a CD 102 tem produtividade comprovada para atender os trabalhos promocionais, editoriais e também de cartonagem, imprimindo substratos que variam de 0,03 até 1,00 mm de espessura“.

Novos equipamentos Heidelberg da Arcus: Guilhotina Polar-Mohr 115 N Plus; Impressora offset Speedmaster CD 102-5+L; Grampeadeira Stitchmaster ST-90 Plus; Dobradeira Stahlfolder BH-82 com alimentador de palete; e Coladeira de lombada quadrada Eurobind 1300 PUR.

Leia também

  • Gráfica de Santa Catarina amplia e moderniza parque gráfico com Heidelberg

    Gráfica de Santa Catarina amplia e…

    Empresa de Chapecó (SC) moderniza parque gráfico com produtos Heidelberg e consegue reduzir o tempo…


  • EFI promete experiência digital inédita na ExpoPrint Latin America 2018

    EFI promete experiência digital inédita…

    EFI vem nos últimos anos ampliando seu espaço e seu portfólio de soluções para o mercado de impressão


  • Xeikon Café anuncia edição na América do Norte

    Xeikon Café anuncia edição na América…

    Xeikon anunciou o seu primeiro Xeikon Café América do Norte


  • Lançamento premium do Boticário tem embalagem mais sustentável

    Lançamento premium do Boticário tem…

    Comparado ao cartucho produzido para o Zaad convencional, a produção já economizou cerca de uma tonelada…


  • Livro acompanha o lançamento da nova versão do PitStop Pro 2017

    Livro acompanha o lançamento da nova…

    Mais recente publicação escrita por Ricardo Minoru Horie ensina a usar todas as novidades do mais…


  • Flexo Talk & Show ocorre em Londrina

    Flexo Talk & Show ocorre em Londrina

    Após o sucesso da primeira edição em Salvador, o evento vai agora para a cidade de Londrina


>> Mais notícias