Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Inteligência Artificial é tema de keynote de Guy Gecht no EFI Connect 2017

Inteligência Artificial é tema de keynote de Guy Gecht no EFI Connect 2017
A abertura do EFI Connect, conferência internacional de usuário das soluções EFI promovida em janeiro em Las Vegas - Estados Unidos, teve um assunto surpreendente. O CEO da EFI, Guy Gecht, ressaltou o tema Inteligência Artificial, destacando os caminhos que esta tecnologia está tomando e como isto pode impactar na indústria de impressão. A Desktop participou do evento.

Guy Gecht considera a Inteligência Artificial como o próximo grande acontecimento no mundo da tecnologia. Prova disso é o avanço dos dispositivos mobile em nossas vidas, e o quanto estamos a cada dia mais conectados na internet.

O avanço da Inteligência Artificial se deve principalmente a três fatores. O primeiro é a consolidação do Big Data, que consegue armazenar de maneira eficiente uma quantidade gigantesca de informações; o segundo é o grande poder da computação na nuvem - cloud computing, que acelera a forma como acessamos a internet e visualizamos/utilizamos diferentes arquivos; o terceiro é o rápido poder de processamento dos atuais dispositivos. Um pequeno smartphone hoje executa ações antes impensáveis para grandes computadores.

Esta Inteligência Artificial, que deixa a cada dia as máquinas mais próximas dos humanos, já traz invenções que impressionam, como uma coleira que consegue sentir qual o exato humor de um animal. Os carros sem motorista - self-driving - começam a ficar mais próximos da realidade e da rotina das pessoas. 

Temores com a tecnologia

Guy Gecht apresentou pesquisas mostrando que ainda há certo temor por parte da população em relação aos avanços da Inteligência Artificial. Quando perguntado se esta tecnologia é boa para o futuro, 26,6% dizem que sim, 25% que não e 48,4% que não sabem. Este número tem pouca diferença quando se é feito um recorte apenas com os jovens.

Com a pergunta se os carros auto-dirigíveis são bons para o futuro, 32% consideram que sim, 32,2% que não e 35,8% não sabem. Entre os jovens, 40,9% consideram que a tecnologia é boa, 25,2% que é ruim e 33,9% não sabem. Estes números mostram uma preocupação das pessoas com a possibilidade de que um dia as máquinas se tornem mais inteligentes que os humanos.

A pesquisa mostra ainda que uma grande preocupação é que ela tome empregos, sendo o temor de 23,2% dos entrevistados. Porém, há exemplos atuais que mostram que as empresas já estão fazendo mais dinheiro com um número menor de empregados. Um exemplo é a relação entre a rede de locadoras Blockbuster e a Netflix: com um número muito menor de funcionários, a Netflix faz atualmente a mesma receita que a locadora em seus tempos áureos.

Automatização faz a diferença

A automatização dos processos na indústria - entre elas a indústria gráfica - com a Inteligência Artificial vem trazendo resultados positivos e maior lucratividade. Com ela, há uma diminuição de erros e de mão-de-obra. Guy destacou exemplos de empresas que conseguir reduzir o tempo de entrega em 30% e o trabalho administrativo em 50% após passar a utilizar a suíte EFI Packaging.

A Inteligência Artificial também é e seguirá tendo grande importância na análise dos produtos, como em identificar o comportamento do usuário através de impressões como de embalagens, descobrindo o que mais se destaca no ponto-de-venda em formato de embalagem, cor, tipo de texto, material, entre outros aspectos. A cada dia os equipamentos estão mais aperfeiçoados em entender e interpretar os dados que recebem, apontando os caminhos que devem ser tomados.

A EFI destaca o trabalho que promove para levar a maior eficiência em seus softwares e equipamentos através da Inteligência Artificial. Um exemplo é a Smart Print Shop da EFI, que ajuda o usuário em toda sua cadeia de produção do impresso, com um suporte preventivo, assistência completa, ajuda na parte de negócios e no momento da produção em si. O serviço reduz as manutenções do equipamento em cerca de 255.

Como a automação traz qualidade, Guy Gecht ressaltou que o mercado está buscando a cada dia mais a qualidade acima do valor. Para Guy, a EFI está em constante busca da confiança de seus clientes, sempre se perguntando o que ela pode fazer pelo cliente ser mais lucrativo e produzir mais. Um exemplo deste cuidado é o próprio EFI Connect, que transmite conhecimentos fundamentais aos usuários EFI do mundo inteiro, uma grande reunião para compartilhamento de novos conceitos, ideias, melhores práticas e conteúdo que transformam a rotina das empresas participantes.



Leia também

  • Inteligência Artificial é tema de keynote de Guy Gecht no EFI Connect 2017

    Inteligência Artificial é tema de…

    CEO da EFI, Guy Gecht mostrou o quanto a Inteligência Artificial transformou a automação dos trabalhos…


  • Sublimation Day terá sua segunda edição na FESPA Brasil

    Sublimation Day terá sua segunda edição…

    Sublimation Day terá sua segunda edição na FESPA Brasil 2017, feira que ocorre entre os dias 15 e…


  • Alltak lança novo adesivo

    Alltak lança novo adesivo

    Alltak, presença confirmada na FESPA Brasil 2017, anunciou em 2017 mais uma novidade em sua linha de…


  • Roland DG Brasil destaca economia de novas impressoras para comunicação visual

    Roland DG Brasil destaca economia de…

    Avançado sistema de impressão com recorte integrado, tecnologia inteligente, gerenciamento remoto…


  • EAE vence concorrência para complexa modernização na Suécia

    EAE vence concorrência para complexa…

    EAE foi escolhida para unificar os controles de impressão que fazem parte do projeto de modernização…


  • hubergroup anuncia tinta de impressão offset para grandes volumes de embalagens de alimentos

    hubergroup anuncia tinta de impressão…

    Série MGA NATURA, de secagem extremamente rápida, é ideal para rápido processamento pós-impressão


>> Mais notícias