DESKTOP DIGITAL NEWS
Inteligência Artificial é tema de keynote de Guy Gecht no EFI Connect 2017
A abertura do EFI Connect, conferência internacional de usuário das soluções EFI promovida em janeiro em Las Vegas - Estados Unidos, teve um assunto surpreendente. O CEO da EFI, Guy Gecht, ressaltou o tema Inteligência Artificial, destacando os caminhos que esta tecnologia está tomando e como isto pode impactar na indústria de impressão. A Desktop participou do evento.
Guy Gecht considera a Inteligência Artificial como o próximo grande acontecimento no mundo da tecnologia. Prova disso é o avanço dos dispositivos mobile em nossas vidas, e o quanto estamos a cada dia mais conectados na internet.
O avanço da Inteligência Artificial se deve principalmente a três fatores. O primeiro é a consolidação do Big Data, que consegue armazenar de maneira eficiente uma quantidade gigantesca de informações; o segundo é o grande poder da computação na nuvem - cloud computing, que acelera a forma como acessamos a internet e visualizamos/utilizamos diferentes arquivos; o terceiro é o rápido poder de processamento dos atuais dispositivos. Um pequeno smartphone hoje executa ações antes impensáveis para grandes computadores.
Esta Inteligência Artificial, que deixa a cada dia as máquinas mais próximas dos humanos, já traz invenções que impressionam, como uma coleira que consegue sentir qual o exato humor de um animal. Os carros sem motorista - self-driving - começam a ficar mais próximos da realidade e da rotina das pessoas.
Temores com a tecnologia
Guy Gecht apresentou pesquisas mostrando que ainda há certo temor por parte da população em relação aos avanços da Inteligência Artificial. Quando perguntado se esta tecnologia é boa para o futuro, 26,6% dizem que sim, 25% que não e 48,4% que não sabem. Este número tem pouca diferença quando se é feito um recorte apenas com os jovens.
Com a pergunta se os carros auto-dirigíveis são bons para o futuro, 32% consideram que sim, 32,2% que não e 35,8% não sabem. Entre os jovens, 40,9% consideram que a tecnologia é boa, 25,2% que é ruim e 33,9% não sabem. Estes números mostram uma preocupação das pessoas com a possibilidade de que um dia as máquinas se tornem mais inteligentes que os humanos.
A pesquisa mostra ainda que uma grande preocupação é que ela tome empregos, sendo o temor de 23,2% dos entrevistados. Porém, há exemplos atuais que mostram que as empresas já estão fazendo mais dinheiro com um número menor de empregados. Um exemplo é a relação entre a rede de locadoras Blockbuster e a Netflix: com um número muito menor de funcionários, a Netflix faz atualmente a mesma receita que a locadora em seus tempos áureos.
Automatização faz a diferença
A automatização dos processos na indústria - entre elas a indústria gráfica - com a Inteligência Artificial vem trazendo resultados positivos e maior lucratividade. Com ela, há uma diminuição de erros e de mão-de-obra. Guy destacou exemplos de empresas que conseguir reduzir o tempo de entrega em 30% e o trabalho administrativo em 50% após passar a utilizar a suíte EFI Packaging.
A Inteligência Artificial também é e seguirá tendo grande importância na análise dos produtos, como em identificar o comportamento do usuário através de impressões como de embalagens, descobrindo o que mais se destaca no ponto-de-venda em formato de embalagem, cor, tipo de texto, material, entre outros aspectos. A cada dia os equipamentos estão mais aperfeiçoados em entender e interpretar os dados que recebem, apontando os caminhos que devem ser tomados.
A EFI destaca o trabalho que promove para levar a maior eficiência em seus softwares e equipamentos através da Inteligência Artificial. Um exemplo é a Smart Print Shop da EFI, que ajuda o usuário em toda sua cadeia de produção do impresso, com um suporte preventivo, assistência completa, ajuda na parte de negócios e no momento da produção em si. O serviço reduz as manutenções do equipamento em cerca de 255.
Como a automação traz qualidade, Guy Gecht ressaltou que o mercado está buscando a cada dia mais a qualidade acima do valor. Para Guy, a EFI está em constante busca da confiança de seus clientes, sempre se perguntando o que ela pode fazer pelo cliente ser mais lucrativo e produzir mais. Um exemplo deste cuidado é o próprio EFI Connect, que transmite conhecimentos fundamentais aos usuários EFI do mundo inteiro, uma grande reunião para compartilhamento de novos conceitos, ideias, melhores práticas e conteúdo que transformam a rotina das empresas participantes.
Leia também
-
Inteligência Artificial é tema de…
CEO da EFI, Guy Gecht mostrou o quanto a Inteligência Artificial transformou a automação dos trabalhos…
-
Sublimation Day terá sua segunda edição…
Sublimation Day terá sua segunda edição na FESPA Brasil 2017, feira que ocorre entre os dias 15 e…
-
Alltak lança novo adesivo
Alltak, presença confirmada na FESPA Brasil 2017, anunciou em 2017 mais uma novidade em sua linha de…
-
Roland DG Brasil destaca economia de…
Avançado sistema de impressão com recorte integrado, tecnologia inteligente, gerenciamento remoto…
-
EAE vence concorrência para complexa…
EAE foi escolhida para unificar os controles de impressão que fazem parte do projeto de modernização…
-
hubergroup anuncia tinta de impressão…
Série MGA NATURA, de secagem extremamente rápida, é ideal para rápido processamento pós-impressão