DESKTOP DIGITAL NEWS
Irani registra lucro líquido de R$ 67,7 mi no 2º tri deste ano
A Irani Papel e Embalagem, uma das principais indústrias de papel para embalagens e embalagens de papelão ondulado do Brasil, fechou mais um trimestre com resultados expressivos, reforçando a sua sólida performance e posição de liderança no setor. A companhia encerrou o 2º trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 67,7 milhões, alta de 342,5% em comparação aos R$ 15,3 milhões alcançados no 2º trimestre de 2020 e crescimento de 19,4% em relação aos R$ 56,7 milhões registados no 1º trimestre deste ano. O lucro bruto também foi expressivo com aumento de 94,7% ante o 2º trimestre de 2020 e alta de 17,9% em comparação aos números obtidos de janeiro a março de 2021.
A receita líquida da Irani Papel e Embalagem também alcançou índices históricos neste trimestre, chegando a R$ 403,1 milhões - valor 67,3% superior aos R$ 241 milhões registrados em igual período de 2020 e alta de 13,2% (R$ 356,2 milhões) comparado ao 1º trimestre deste ano. O EBITDA Ajustado da companhia no período foi de R$ 119,1 milhões, com margem de 29,5%, sendo 114,2% maior ao apurado no 2º trimestre de 2020, quando a empresa registrou R$ 55,6 milhões, com margem de 23,1%. Em comparação ao 1º trimestre deste ano, o EBITDA Ajustado foi 18,7% superior aos R$ 100,3 milhões, com margem de 28,2%.
O crescimento da receita líquida foi alcançado principalmente por conta do maior volume de vendas do segmento Embalagem de Papelão Ondulado com alta de 22,1% no 2º trimestre de 2021 em comparação a igual período de 2020, somando 40,5 mil toneladas além do aumento nos preços que compensaram os custos mais altos. O aumento do EBITDA, por sua vez, se deu pelo crescimento da receita líquida e pelas melhores margens de todos os segmentos da companhia no período.
"Esses resultados confirmam, mais uma vez, a consistente performance operacional da Irani, já observada no 1º trimestre deste ano e ao longo de 2020", diz Odivan Cargnin, Diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores. "A estratégia de negócios da Irani e a concretização do nosso Re-IPO em julho de 2020, quando a companhia se tornou a única empresa do setor de papel e embalagem listada no Novo Mercado, nos posicionaram nesta sólida rota de crescimento que nos garante, ainda, uma estrutura de capital otimizada para seguir investindo", complementa o executivo.
Desempenho operacional
No 2º trimestre de 2021, o segmento Embalagem de Papelão Ondulado representou 57% da receita líquida da Irani Papel e Embalagem, com volume de vendas 22,1% superior ao mesmo período do ano passado e estável se comparado ao 1º trimestre deste ano. Mais uma vez, além da boa performance dos setores tradicionais, como alimentos, os resultados foram impulsionados pelo novo comportamento dos consumidores brasileiros que seguem dando preferência para o para o e-commerce e compras por delivery - mercados que utilizam o papelão ondulado como alternativas para embalagens sustentáveis.
O segmento de Papel para Embalagens, por sua vez, representou 32% da receita líquida da empresa, com redução no volume de vendas de 18,4% se comprado ao 2º trimestre de 2020 devido a maiores transferências internas e queda de 1,6% em relação ao 1º trimestre de 2021, alcançando 30,6 mil toneladas.
Já o segmento Florestal RS e Resinas, que representou 11% da receita líquida da companhia, foi impactado pela menor demanda sazonal do mercado, registrando queda de 4% no volume de vendas em comparação ao 2º trimestre de 2020 e redução de 15,6% ante o 1º trimestre deste ano, totalizando 3,8 mil toneladas.
Plataforma Gaia
Os investimentos totais na Plataforma Gaia foram revisados para R$ 883,5 milhões, que serão alocados em projetos para a aumento de geração de energia, ampliação de capacidade produtiva e melhorias em nas unidades fabris em projetos que aliam as melhores práticas sustentáveis à inovação e tecnologia. No 2º trimestre de 2021, os investimentos da companhia, incluindo os previstos na Plataforma Gaia, somaram R$ 95,8 milhões. Deste montante, R$ 73,3 milhões foram destinados à execução dos projetos Gaia I e Gaia II, que estão com os cronogramas em dia.
"A estratégia de negócios da Irani mantém-se focada na construção contínua de valor para nossos stakeholders com investimentos da Plataforma Gaia, que objetivam crescimento sustentável, socialmente responsável, com ganhos de produtividade e competitividade", diz Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani Papel e Embalagem.
Para mais informações sobre a Plataforma Gaia, acesse: https://www.irani.com.br/gaia
Leia também
-
Irani registra lucro líquido de R$…
Irani Papel e Embalagem fechou mais um trimestre com resultados expressivos
-
Made in Brasil é o novo conceito da…
Investimento em produção local, pacote SMART e estratégia personalizada de atendimento oferecem inovação…
-
X-Rite anuncia Calibrite Photo Solutions…
X-Rite anuncia parceria com a Calibrite para atender aos mercados globais de foto, vídeo e criação…
-
Camargo Embalagens cria necessaire…
Camargo Embalagens preparou uma surpresa especial para clientes, parceiros e fornecedores
-
FESPA Digital Printing confirma realização…
feira terá sua programação adiantada em dois dias, sendo realizada de 18 a 21 de outubro de 2021
-
Cromograf cresce com uso de soluções…
Cromograf foi pioneira no mercado uruguaio