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Lorytex vence prêmio patrocinado pela Miraclon
Em 2019, a Lorytex, com sede em Montevidéu, Uruguai, ganhou o Prêmio Gold no evento do Global Flexo Innovation Awards, patrocinado pela Miraclon.
Na época, Roberto Dolinsky, diretor administrativo da empresa de pré-impressão flexográfica, expressou suas esperanças relacionadas à tecnologia de gama expandida de cores (ECG), a qual a Lorytex defende com entusiasmo.
"Eu realmente acredito que a ECG mudará a forma como as marcas e os convertedores veem a flexografia", disse ele. "Quando demonstramos a eficiência e qualidade possível com a ECG, há interesse real. Acredito que, no futuro, até 50% das embalagens possam ser produzidas com a flexografia e a ECG".
Dois anos se passaram, e a Lorytex está mais uma vez no Global Flexo Innovation Awards, desta vez, como vencedora do primeiro Prêmio Platinum, e a previsão de Dolinsky sobre a ECG demonstra sinais reais de se tornar realidade. Em 2019, a Lorytex cumpriu três dos critérios usados para julgar os Prêmios: uso criativo do design gráfico, eficiência do fluxo de trabalho de produção e compromisso com a impressão sustentável. Em 2021, a empresa se superou e conseguiu cumprir o quarto critério, a conversão de processos, para converter com sucesso mais de 500 trabalhos em ECG nos últimos 18 meses.
Conquista notável
É uma conquista notável para qualquer empresa, especialmente para a Lorytex, que possui uma operação relativamente pequena, como Dolinsky mesmo reconhece. Apesar disso, ao longo dos anos, seu diferencial competitivo se aguçou, já que opera no mercado uruguaio, que é altamente competitivo.
Dolinsky disse: "Enfrentamos a concorrência do Brasil e da Argentina, claro, mas também da China. Então, precisávamos de algo especial que nos diferenciasse da concorrência".
Para a Lorytex, esse algo especial é a ECG. A empresa tem quase cinco anos de experiência nessa tecnologia, em grande parte graças à solução KODAK FLEXCEL NX da Miraclon.
Dolinsky explicou: "Começamos no caminho da ECG em 2016, quando mudamos para a Tecnologia FLEXCEL NX porque acreditávamos que sua estabilidade e seu controle de processos eram o melhor caminho para obter bons resultados com a ECG. Foi também na época em que a Miraclon lançou a tecnologia avançada DIGICAP NX Patterning, que ofereceu ainda mais estabilidade e controle de impressão.
Hoje, a Lorytex é claramente a líder de ECG dentro e fora do Uruguai. "Quando uma marca ou um convertedor está considerando usar ECG, quase sempre entram em contato conosco primeiro", revelou Dolinsky. Mas não é apenas a experiência em tecnologia que é o diferencial da proposta da Lorytex para os clientes. A empresa tem uma visão diferenciada do seu papel na cadeia de fornecimento de embalagens flexíveis, descrita por seu slogan corporativo "Linking Brands With Converters Through Color" (Vinculando as marcas com convertedores através das cores).
Cadeia de inovação
Roberto Dolinsky falou mais sobre isso: "Quanto mais os três estiverem envolvidos, melhor será o resultado final. Da nossa parte, não produzimos apenas metros quadrados de chapas. Fazemos parte de uma cadeia de inovação, oferecendo ferramentas para melhorar a qualidade e a produtividade da forma mais correta possível em relação ao meio ambiente".
A participação vencedora da Lorytex foi sua produção de várias SKUs de doypacks de cereal. Ela demonstra brilhantemente não apenas essa abordagem em ação, mas também os benefícios consideráveis da conversão da tecnologia das embalagens flexíveis de rotogravura para flexografia, e, neste caso, para ECG em vez da flexografia "tradicional".
O proprietário da marca Saint Hnos del Uruguay já tinha a rotogravura do projeto impressa na China, mas queria explorar a produção de "reshoring" para uma cadeia de fornecimento local. Essa decisão foi baseada em diversos motivos. Os problemas com a cadeia de fornecimento gerados pela pandemia da COVID-19 foram um argumento eficaz para gerar os prazos de entrega mais curtos possíveis com a produção local, juntamente com menores custos de transporte e um bônus de sustentabilidade.
A ECG Flexo permitiu que diversos tipos de produtos fossem agrupados, com prazos de entrega mais curtos para uma variedade maior de produtos e uma resposta mais rápida da Saint às mudanças nas demandas dos consumidores. Por fim, os custos com consumo de energia, tinta e solvente foram consideravelmente reduzidos.
O convertedor com o qual a Saint trabalhou no projeto foi o Strong Converter SA, parte do Grupo Maccio. O Strong trabalha com a Lorytex há quase dez anos, e, mais recentemente, também na exploração da aplicação da ECG, que foi intensificada após a vitória pela Lorytex do Global Flexo Innovation Awards de 2019.
O gerente de impressão Gustavo Bisogno explicou: "Conhecíamos a ECG há algum tempo, mas quando a Lorytex ganhou o prêmio, pensamos: ‘Essa tecnologia deve ser muito inovadora’. Então, quando a Saint explicou o que eles queriam atingir com a produção local, era lógico trazer a Lorytex para a equipe".
"Resultados espetaculares"
O resultado do projeto excedeu as expectativas, e Marco Picorel, Diretor-Executivo da Saint Hnos, o descreve como "espetacular". A conversão da ECG teve sucesso em todos os aspectos, não apenas reproduzindo o padrão de qualidade da rotogravura, mas proporcionando melhorias significativas de produtividade tanto, na rotogravura, quanto na flexografia "tradicional". A produção dos cinco SKUs usando a flexografia "tradicional" envolveu, a princípio, oito cores (CMYK + Prata + Branco + 2 cores especiais Pantone) e levou 336 minutos. Com a ECG, o tempo de produção foi reduzido em 45%, ou seja, para 184 minutos, e grandes economias foram feitas com frete, produção de cilindros de gravura e menor consumo de tinta e solvente.
Como resultado, a Saint Hnos já transferiu 90% de suas embalagens para a ECG Flexo e está colhendo outros frutos, além de menores custos, maior produtividade e prazo de comercialização menor. Picorel disse: "Nossa equipe de marketing agora faz projetos para a ECG e, assim, passou a ter liberdade para pensar em cores completas e fora da caixa".
Olhando para o futuro, ele vê o fortalecimento do relacionamento com marcas e convertedores como essencial para o crescimento do negócio, tanto no Uruguai quanto no exterior. Ele acrescenta que a Miraclon é um parceiro essencial: "Para expandir nossos negócios e apoiar os investimentos de nossos clientes, precisamos de uma plataforma na qual possamos confiar e que esteja sendo desenvolvida de forma contínua. É isso que a tecnologia FLEXCEL NX e a equipe que a apoia nos oferecem."
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