Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Mulheres assumem novas posições de liderança na Dow

Mulheres assumem novas posições de liderança na Dow
Seguindo sua diretriz global de buscar a diversidade e de fomentar a representatividade das mulheres em sua força de trabalho, a Dow, empresa do setor químico, anuncia quatro executivas que assumiram posições da alta liderança para a América Latina.

Ana Carolina Haracemiv, que iniciou sua carreira na Dow em 1996, assumiu o negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina. Seu objetivo é garantir o crescimento estratégico e contínuo dos mercados desse negócio. A executiva também é responsável pela diretoria do negócio de Soluções Industriais da companhia na região, posição que ocupa desde o início de 2016. Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, a executiva possui Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Estratégica pela Universidade de São Paulo e participou do Programa Executivo da Escola de Pós-Graduação de Negócios da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA.

Daniella Souza Miranda foi nomeada diretora de Negócios da unidade de Coating Materials e Dow Performance Monômeros para a América Latina. A executiva terá como responsabilidade consolidar a posição de liderança desses negócios na região. Seu trabalho será suportado pela ampla presença geográfica de Dow Coatings na América Latina – com fábricas no Brasil, Argentina e México – e pelo robusto portfólio de inovação que a companhia oferece. Daniella continua exercendo seu papel atual como presidente e diretora de Vendas de Performance Materials da Dow para a Colômbia e demais países da região andina, mantendo seu importante papel de liderança na região. Bacharel em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Daniella também é mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Flávia Venturoli Pettená assume como nova diretora comercial da unidade de Consumer Solutions para a América Latina.  Terá sob sua responsabilidade a gestão e estratégia comercial, incluindo clientes, serviços e crescimento dos mercados de Home e Personal Care, Pharma, Food & Medical e Perfomance Silicones. Flávia é formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, com MBA Executivo pela Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia, EUA.

Valeria Roane, que atua na Dow há 28 anos, é a nova CFO (Chief Financial Officer) para a região. A executiva ingressou na empresa como trainee e desenvolveu sua carreira na área financeira com foco em gestão de riscos financeiros. Nas últimas duas décadas na Dow, assumiu posições importantes em Midland (EUA), sede global da empresa, e Zurique (Suíça), onde atuou como CIO (Chief Investment Officer) para a Europa. Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, Valeria possui ainda MBA em Negócios pela Universidade de Michigan (EUA).

A busca pela diversidade e equidade de gêneros

A Dow entende que a diversidade é uma vantagem competitiva. A companhia acredita que diferentes experiências, origens e perspectivas entre os funcionários, assim como a habilidade de ver as coisas sob ângulos diferentes, levam a ideias e soluções e fomentam a inovação e a sustentabilidade.

A cultura de diversidade e inclusão da Dow é apoiada por ações que contribuem para um local de trabalho caracterizado pelo respeito e no qual as pessoas valorizam diversas perspectivas. Parte dessas ações têm como objetivo equilibrar a representatividade das mulheres em sua força de trabalho, no qual as mulheres já correspondem à 40% do quadro geral da empresa. O número se repete na liderança executiva da América Latina, onde as mulheres são 7 entre os 17 líderes que integram a equipe.

Para assegurar esse quadro diverso, a Dow tem investido continuamente iniciativas dedicadas exclusivamente ao crescimento e desenvolvimento das mulheres na companhia, tais como o WIN (Women Innovation Network), um grupo interno de discussão do papel feminino na empresa, que trabalha, há mais de 20 anos, para promover a igualdade de gêneros. Por meio do WIN foi desenvolvida a política de flexibilidade de horários no trabalho da Dow, que permite que as famílias se estruturem da melhor forma para que tanto os homens quanto as mulheres possam participar do mercado de trabalho e conciliar vida profissional com as inúmeras atribuições da vida pessoal. Outra iniciativa adotada há três anos pela empresa é o programa de mentoria para mulheres, que tem como objetivo desenvolver e reter as profissionais que apresentam potencial de liderança na empresa.

Ciente do papel importante que as empresas privadas desempenham na sociedade, a Dow também trabalha para que estas iniciativas não fiquem restritas ao âmbito interno. Para isso a companhia convidou, em 2013, grandes empresas privadas para formar a Aliança pelo Fortalecimento do Papel da Mulher na Sociedade, cujo objetivo é promover um diálogo sobre as barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho e fomentar colaboração e ações para um maior acesso delas à cargos de liderança. Possibilitando, assim, a realização de ações concretas que contribuam para expandir a participação das mulheres na força de trabalho ativa do Brasil.

Leia também

  • Xerox é nomeada por 11 anos consecutivos como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo

    Xerox é nomeada por 11 anos consecutivos…

    Xerox foi reconhecida pelo Ethisphere Institute como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo


  • Mulheres assumem novas posições de liderança na Dow

    Mulheres assumem novas posições de…

    Executivas serão responsáveis pela direção comercial dos negócios da empresa e pela diretoria financeira…


  • Hybrid Software expande sua equipe comercial no Brasil

    Hybrid Software expande sua equipe…

    Hybrid Software anunciou a expansão de sua equipe comercial no Brasil com a contratação de Bartolomeu…


  • HP Inc. anuncia a venda da impressora de número 500 da Indigo Series 4 na Dscoop Phoenix 2017

    HP Inc. anuncia a venda da impressora…

    Dinâmica da impressão digital é acelerada em 2017


  • EFI apresenta EFI VUTEk 5r e 3r

    EFI apresenta EFI VUTEk 5r e 3r

    EFI segue atuando com força no mercado de sinalização de rolo a rolo e impressão de gráficos com…


  • Heidelberg CD 102 traz agilidade e mais clientes para Lupagraf

    Heidelberg CD 102 traz agilidade e…

    Impressora, adquirida em 2016, permitiu o aumento da produção com qualidade, ajudando a conquistar…


>> Mais notícias