DESKTOP DIGITAL NEWS
Offset, a tecnologia de mudança de jogo para restaurar a rentabilidade no mercado de rótulos.
Offset, a tecnologia de mudança de jogo para restaurar a rentabilidade no mercado de rótulos - por Codimag
O dilema Digital ou Flexo
Muitos estudos já foram publicados explicando os benefícios de cada tecnologia para impressão em banda estreita. Concordamos plenamente com seus resultados que concluem em números semelhantes: a impressão digital é mais eficiente do que a flexo em baixas tiragens, e o ponto de partida para flexo é aproximadamente entre 1200 m e 3000 m.
Ao evitar o custo dos clichês e cilindros, a tecnologia de impressão digital, como toner seco, toner líquido ou jato de tinta, está reduzindo os custos fixos por trabalho, tornando-os adequados para as tiragens curtas. Muitas premissas devem ser levadas em conta para fazer as contas corretamente:
Custos de investimento, número de funcionários por turno/dia/ano, custos de mão-de-obra, custos do substrato, custos de tinta e volume, custos de ferramenta, desperdício, tempo de preparo, velocidade de produção... Todos os fabricantes de impressoras estão sintetizando-o com o Custo Total de Propriedade (CTP) que inclui todos esses custos, permitindo a comparação entre as diferentes tecnologias de impressão.
Mesma abordagem, as mesmas suposições, mesmos números, mas não a mesma conclusão!
O modelo financeiro que estamos usando é calcular os preços de mercado e os custos mencionados acima, precificando-os para cada tecnologia. Nossos resultados mostram que o ponto de ruptura entre digital e flexo é aproximadamente em 1400m. Claro, quanto mais clichês flexo você precisar, maior será o ponto de partida. Cada trabalho é diferente, cada mercado é diferente, mas os números são números, e nossa conclusão não mudará mesmo que esse break-even seja de 1.000 ou 3.000 m, então mantivemos suposições conservadoras.
Na verdade, o quadro geral tem que ser observado não em um trabalho, mas em todos os trabalhos realizados. Cada conversor está fabricando vários tipos e comprimentos de trabalhos, dependendo do tamanho das etiquetas, quantidade, SKU's diferentes... O mesmo trabalho pode ser impresso uma vez em quantidade muito pequena e depois em maiores quantidades.
Vamos dizer que os trabalhos que você está imprimindo são (semelhante aos trabalhos de produção real de vários países em nossas máquinas): 25% dos trabalhos abaixo 400 m, 7% acima 8.000 m. O comprimento médio de produção aqui é 2.500m (em comparação com recente publicação pela FINAT ). Se você olhar para as figuras de forma diferente, a mesma distribuição está dizendo que 2% dos rótulos em quantidade são impressos em tiragens curtas abaixo 400 m, e 29% em tiragens longas acima 8.000 m.
E adivinha, conversores não estão vendendo metros lineares, mas rótulos!
E se essas publicações e análises estivessem considerando a tecnologia offset Aniflo?
Se você conseguir tirar o melhor das diferentes tecnologias como: a produtividade flexo com alta velocidade de produção e baixos custos de consumo, e a flexibilidade digital com baixo desperdício e alta qualidade de impressão, então, você seria capaz de reduzir o break-even em comparação com a digital em tiragens curtas (300-500m), e você ainda será competitivo contra flexo em tiragens longas. É aqui que Aniflo te ajuda.
Aniflo é um sistema de tinta, combinando qualidade offset, produtividade flexo e flexibilidade digital. Possui uma unidade “offset”semi-rotativa, com placas de offset waterless, baratas e um simples sistema de anilox que traz uma quantidade uniforme de tinta através da largura do material. Com os menores custos operacionais, Aniflo é a escolha mais econômica para tiragens curtas, médias (e até longas tiragens) em qualquer substrato comumente usado – filme, papel, caixa... Por ser intermitente e a consistência da tinta é estável, menos consumíveis são necessários. O tempo de setup é drasticamente reduzido, tornando Aniflo muito eficiente mesmo para curtas tiragens. A capacidade de alta definição e estabilidade superior, significa que Aniflo pode imprimir em Gama Extendida, como as máquinas digitais, sem o inconveniente de altos custos de tinta, taxas de clique ou obsolescência planejada.
Agora, vamos aplicar esta tecnologia e seu desempenho em todos os seus trabalhos:
Restaurar a rentabilidade
Ao obter a tecnologia mais econômica para seus trabalhos, você está economizando dinheiro e restaurando suas margens. Para ter uma ideia da economia global, podemos tomar como exemplo um conversor já equipado com solução flexo e digital. Ao imprimir os trabalhos em offset Aniflo adequados para esta tecnologia (com uma abordagem conservadora de 400m a 8.000m), este conversor reduziria o Custo total de Propriedade em 33%. Não é surpresa, então, que este conversor decida investir na segunda impressora em apenas 1 ano e 9 meses após a instalação da primeira máquina offset ANIFLO.
Na Codimag, estamos convencidos de que a Aniflo vai atender aos trabalhos que você tem que imprimir, e todos os novos mercados que os conversores podem conquistar. Além disso, com qualidade de offset, versatilidade e capacidade de imprimir em qualquer substrato!
Informações em:
Coras do Brasil (11) 99863-9163
Marcio Carraro marcio@coras.com.br
Leia também
-
Offset, a tecnologia de mudança de…
Muitos estudos já foram publicados explicando os benefícios de cada tecnologia para impressão em…
-
Agfa e HYBRID Software anunciam parceria
Agfa anuncia que planeja expandir sua cooperação com o grupo Global Graphics indo além da tecnologia…
-
Grupo Tiliform instala primeira AccurioLabel…
Empresa apostou na tecnologia Konica Minolta para aquisição de seu primeiro equipamento digital para…
-
ABTG promove curso online sobre Indústria…
ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) vai promover o curso online Indústria Gráfica…
-
Congraf quer crescer nas grandes tiragens…
Gráfica atualiza parque gráfico com Speedmaster XL 106 geração 2020 mirando os altos volumes
-
Boxware é nova distribuidora Foxit…
Comercialização para varejo, mercado corporativo e governos se dará via rede de canais da Boxware…