Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Painel SIAL reúne os principais usuários finais e fabricantes de embalagens

Painel SIAL reúne os principais usuários finais e fabricantes de embalagens
O Instituto de Embalagens realizou, no dia 5 de dezembro, o Painel Sial, que trouxe informações importantes sobre a principal feira do segmento alimentício que acontece bienalmente em Paris.

O evento aconteceu no auditório da Abras, em São Paulo, e atraiu empresas do nordeste, sul, sudeste e centro-oeste do Brasil que participaram do Painel e acompanharam no final, um debate realizado entre empresas e especialistas que estiveram na França apresentando suas marcas e produtos.

O Painel SIAL recebeu cerca de oitenta espectadores, um público diversificado entre fabricantes e consultores de embalagens. As empresas Sleever, Indemetal Gráficos, Coim, Boxprint, Unna Pet, Vitopel, Emibra, Owens-Illinois, Innovapack, MD Papéis, Ibema, Emibra, Indexflex, Felinto, Irani, Converplast, Artecola, Antilhas, Daetwyler, Bemis Company enviaram seus representantes para conhecer as novidades. Profissionais da área de design da Digital Brain, Coral Design, Pande também marcaram presença. Empresas usuárias das indústrias de alimentos, bebidas e consumo como a Ambev, Brasil Foods, JBS, Mondelez, Vivo Sabor, Doce Vida Alimentos, Asanet, Maricota, J Macedo, Bauducco, Kotta, Tetrapak, Cacau Show, Bioagri Alimentos, M Dias Branco, Wow Nutrition, Predilecta, Cosmed e Mr. Bey estavam atentas às inovações apresentadas. Representantes de renomadas associações como ABRE e Senai conferiram estavam presentes acompanhando as informações que impulsionam e estimulam esse setor.

O Salão Internacional de Alimentação é o evento que confere as principais inovações e tendências e um dos responsáveis por impulsionar as mudanças constantes e evidentes nos mercados alimentares do mundo. É ainda uma feira de negócios com informações do mercado global de alimentos em que seu principal foco é fortalecer e aproximar os agentes do setor.

Conhecer diferentes culturas faz parte da metodologia de pesquisas do Instituto que acha importante investir na pesquisa de campo em outros países para conhecer e acompanhar as discussões mundiais que impulsionam novos hábitos de consumo e comportamento. Os resultados dessas pesquisas justificam as mudanças nos produtos e principalmente nas embalagens e atualiza o conteúdo compartilhado nos eventos e cursos que organiza.

Conforme divulgação da Sial Paris, este ano os números registram:

· 5.900 expositores, de toda a cadeia fornecedora da indústria de alimentos;
· 150.192 visitantes profissionais dos quais 62,8% foram visitantes internacionais de duzentos países;
· Cem países representados;

Do Brasil, 89 empresas expuseram e trouxeram na mala experiências que contribuirão para as suas metas e visões sobre o que é necessário para competir e como se comportar no mercado mundial.

“Essa foi nossa primeira participação no SIAL e graças a Deus tivemos a honra de receber um importante prêmio”, declarou Daniel Monteiro, Gestor de marketing da Doce Vida Alimentos, empresa que recebeu prêmio no Sial d Or.

O SIAL d Or premia as inovações aplicadas aos alimentos que se tornaram sucesso nos pontos comerciais do mercado nacional de cerca de 29 países. Os países enviam algumas categorias de produtos e aguardam o julgamento de jornalistas de cada país, de revistas de varejo alimentar que apresentam seus respectivos produtos e julgam os dos outros. No Brasil quem faz parte do júri é a editora-chefe da Revista Superhiper que apresenta os produtos nacionais.

Júlio Cezar Dutra Ribeiro, Diretor de negócios internacionais da Maricota Alimentos, também falou da importância de estar em vitrines mundiais, como o SIAL, para acompanhar as inovações que permeiam o negócio. “Esse é o nosso segundo ano na feira e, para a Maricota, é muito importante entender o mercado mundial. Estamos desenvolvendo um projeto de longo prazo para melhorar a posição de nossos produtos internacionalmente”.

A Maricota Alimentos é responsável por um portfólio de aproximadamente oitenta produtos e atua nos EUA, Espanha, Argentina, Luxemburgo, França e Angola. Outros países como: China, Canadá, Japão e África do Sul já tiveram a oportunidade de experimentar o produto gourmet Pão de Queijo.

Falando da importância das embalagens, Jumar Pedreira destacou que essa é sem dúvida uma ferramenta que merece ser melhor potencializada no nosso país. Aparições de grandes marcas são comuns em canais de televisão. “Invista em embalagem, a TV é a janela para tudo, e a embalagem a janela para sua marca”. Jumar é sócio-diretor da MFSP Marketing e consultor especializado em produto e marketing com mais de 30 anos de experiência na indústria de alimentos nas áreas de marketing, trade marketing, P&D e inovação, visitou os dezenove setores da feira para conferir com precisão quais são os aspectos prevalecentes para tornar o produto competitivo nos projetos que assiste.

Esse foi o 57º evento realizado pelo Instituto de Embalagens que em 2013, volta com uma programação completa de cursos e eventos. Nos dias 20 e 21 de março, já está confirmada a realização do Workshop Inovação que trará informações pertinentes ao setor com a participação de especialistas de embalagens que atuam em alguma etapa na cadeia de fabricação e produção de embalagens.

Leia também

  • POVARESKIM anuncia novos cursos para calibração de cores para o segmento de Certificação ISO 12647 e Sinalização

    POVARESKIM anuncia novos cursos para…

    A partir do ano que vem, as turmas desses cursos ficarão imersas em treinamento em um ambiente real…


  • Rumo ao Interior

    Rumo ao Interior

    Levi Ceregato, presidente da Abigraf Regional São Paulo, revela o avanço econômico brasileiro do…


  • Painel SIAL reúne os principais usuários finais e fabricantes de embalagens

    Painel SIAL reúne os principais usuários…

    O Instituto de Embalagens realizou, no dia 5 de dezembro, o Painel Sial, que trouxe informações importantes…


  • Embalagens: Mācron aumenta capacidade produtiva em 60% e alcança marca histórica de 1 bilhão de cartuchos anuais

    Embalagens: Mācron aumenta capacidade…

    Em Open House para clientes e fornecedores, executivos da empresa apresentaram novos equipamentos e…


  • Impresso em papel Couché Suzano, o livro “História da Caricatura Brasileira” é sugestão de presente para este Natal

    Impresso em papel Couché Suzano, o…

    “História da Caricatura Brasileira” é uma pesquisa conduzida por Luciano Magno e que será lançada…


  • HP apresenta ao mercado brasileiro as novas HP Designjet conectadas à internet

    HP apresenta ao mercado brasileiro…

    Equipamentos são ideais para usuários iniciantes de impressão em grande formato


>> Mais notícias