Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Pesquisa de consumo: o lugar do papel em um mundo pós-pandemia

Pesquisa de consumo: o lugar do papel em um mundo pós-pandemia
À medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes dos impactos ambientais dos produtos que usam todos os dias, ainda existe uma grande lacuna entre a percepção e a realidade no que diz respeito à sustentabilidade dos produtos de papel. A pesquisa, “O lugar do papel em um mundo pós-pandêmico”, encomendada por Two Sides e conduzida pela empresa de pesquisa global Toluna, buscou explorar e compreender melhor as percepções, comportamentos e preferências dos consumidores em relação à sustentabilidade dos produtos de papel.

“Cada vez mais consumidores estão levando em consideração os impactos ambientais em suas decisões de compra, mas muitas vezes essas decisões são baseadas em mitos e não em fatos”, disse Kathi Rowzie, presidente de Two Sides América do Norte. “À medida que as atenções se voltam para o desenvolvimento de uma economia circular mais sustentável, a indústria de papel e embalagens de papel e papelão tem uma grande história ambiental baseada em fatos para contar: o papel é um dos poucos produtos que já podem alegar ter um ciclo de vida verdadeiramente circular.”

Os consumidores não estão cientes de que o papel produzido no Brasil provêm de florestas cultivadas

O estudo constatou que 81% os consumidores acreditam que as florestas plantadas são boas para o meio ambiente, porém boa parte deles (68%) acredita que papel e as embalagens de papel são prejudiciais.

O fato: todos os dias no Brasil é plantado, em média, o equivalente a cerca de 500 campos de futebol de árvores para a produção de papel e outros produtos. A produção brasileira de papel provêm de florestas 100% cultivadas.

As altas taxas de reciclagem de papel e embalagens de papel ganharam visibilidade no Brasil

Ainda há uma diferença significativa entre a crença do consumidor no desempenho da reciclagem dos produtos feitos de papel e a realidade. Apenas 32% acredita que a taxa de reciclagem de papel exceda os 60%.

O fato: no Brasil, 67% dos papéis consumidos foram reciclados em 2019(1). Em se tratando de papel, cartão e papelão usados para embalagem, esse índice chegou a 85%(2). Além disso, a fração desses materiais que ainda não é reciclada, é biodegradável.

Papel vs comunicação eletrônica

O último ano acelerou o crescimento da comunicação eletrônica, com reuniões, eventos e negócios cotidianos sendo cada vez mais realizados de forma remota, com o emprego de tecnologias online, antes totalmente desconhecidas de muitos dos consumidores. Embora a conveniência e a capacidade das pessoas trabalharem em casa sejam, sem dúvida, os principais fatores nessa mudança, o impacto ambiental das comunicações digitais é muitas vezes negligenciado. No Brasil, por exemplo, 85% dos respondentes pesquisados acham que a comunicação eletrônica é mais amigável do que a comunicação em papel.

O fato: mundialmente, papel e produtos impressos estão entre os menores emissores de gases de efeito estufa com taxas de 0,8%, enquanto, a indústria de TIC é responsável por 2,5-3% das emissões globais de gases de efeito estufa e a sua previsão é subir para 14% até 2040(3).

"Há ainda equívocos ambientais em torno de produtos impressos e de papel", diz Jonathan Tame, diretor executivo de Two Sides Europa." Muitos consumidores acreditam que a produção de papel e de produtos fabricados com ele, causam desmatamento e outros danos, não entendendo, portanto, a sua natureza sustentável. “Essas contradições e mal-entendidos tornam o trabalho que fazemos com Two Sides e Love Paper ainda mais vital." complementa Fabio Arruda Mortara, CEO de Two Sides Brasil e América Latina.

Sobre a pesquisa

Em janeiro de 2021, um estudo global com 8.800 consumidores foi encomendado por Two Sides e conduzido online pela empresa de pesquisa independente Toluna. Pesquisas nacionalmente representativas foram realizadas no Brasil (1.000), nos EUA (1.000) e em 10 países da Europa, incluindo Áustria (500), Bélgica (600), Dinamarca (500), Finlândia (350), França (1.000), Alemanha (1.000), Itália (1.000), Noruega (350), Suécia (500) e Reino Unido (1.000). A pesquisa deve ser realizada a cada dois anos para explorar e entender as preferências, percepções e atitudes dos consumidores em relação à impressão, o papel e a embalagem de papel, cartão e papelão.

Sobre Two Sides

Two Sides é uma organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, cartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.

Saiba mais sobre Two Sides: twosides.org.br

Fontes:
1. Relatório Anual ANAP, 2019 - https://anap.org.br/2020/11/10/relatorio-anual-2019/ 2. CEMPRE, 2019 - https://cempre.org.br/taxas-de-reciclagem/
3. Belkhir L & Elmeligi A, Journal of Cleaner Production: Avaliando a pegada de emissões globais de TIC: Tendências para 2040 e recomendações, 2018.

Leia também

  • Pesquisa de consumo: o lugar do papel em um mundo pós-pandemia

    Pesquisa de consumo: o lugar do papel…

    Último relatório revela: a indústria de papel sofre de forma imerecida de um problema de percepção…


  • Epson imprime fotos de casais que passarem por lojas da Tommy Hilfiger no Dia dos Namorados

    Epson imprime fotos de casais que passarem…

    Fotografias serão impressas com a Epson SureLab D870, que funciona como um miniestúdio para revelação…


  • 3º Prêmio Literário Afeigraf 2021 é anunciado

    3º Prêmio Literário Afeigraf 2021…

    Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Literário AFEIGRAF 2021, categoria Poesia


  • Smurfit Kappa lança sua primeira loja de e-commerce de embalagens no Brasil e nas Américas

    Smurfit Kappa lança sua primeira loja…

    Com o eShop, pequenos empreendedores poderão fazer pedidos personalizados e pessoas físicas terão…


  • Inovação na impressão digital de etiquetas é tema de evento virtual da Epson

    Inovação na impressão digital de…

    Encontro online Innova Label terá especialistas e convidados para apresentar as soluções da linha…


  • Marca de cerveja inova com uso de tecnologia HP Indigo

    Marca de cerveja inova com uso de tecnologia…

    Famira SRL de Santo Domingo, na República Dominicana, criou para Chiva Loka, marca de cerveja da Gam…


>> Mais notícias