DESKTOP DIGITAL NEWS
Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg aborda digitalização no Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica
O 4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela primeira vez será promovido em uma plataforma virtual. Palestrantes do Brasil e do exterior vão tratar da impressão e sua relação direta com tecnologia e sustentabilidade.
Entre eles, está o pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg, que vai trazer como tema “Digitalização em pequenas e médias empresas”, mostrando que novos conceitos e tecnologias não estão restritos apenas aos grandes grupos e sim a todos os portes de empresas, bastando saber como adaptar cada conceito a diferentes realidades.
Para Ulrich, ainda há uma certa resistência de alguns empresários em implantar a automação. “Por um lado, há muitas empresas inovadoras e motivadas que não apenas tratam das questões de automação, mas também de muitos aspectos da digitalização progressiva. Por outro lado, você também encontra empresas que estão lutando contra isso. É muito fácil atribuir essas dificuldades apenas aos proprietários de empresas, mas muitas vezes há outros problemas estruturais que dificultam o desenvolvimento das empresas no contexto da digitalização”.
O pesquisador reforça que a automação por si só não é o bastante: “Os fluxos de trabalho devem ser adaptados, funcionários devem ser treinados e - dependendo dos objetivos - estruturas corporativas devem ser desmembradas. Porém, mais oportunidades de treinamento e uma abordagem aberta e transparente aos objetivos corporativos podem ser um primeiro alicerce aqui”.
A otimização na preparação de trabalhos, na visão do pesquisador, é uma etapa crucial “especialmente quando falamos de produtividade, o que normalmente significa combinar e processar muitos trabalhos de impressão no menor tempo possível; com o menor custo de investimento, a preparação é um fator decisivo. Aceitação automatizada de trabalho, correção e configuração de impressão conjunta podem ser componentes cruciais”.
Mas, novamente reforça: “A digitalização e as oportunidades que ela oferece são mais do que apenas implementar alguma tecnologia e a pura automação de trabalhos impressos. Muitos potenciais estão em outras áreas da empresa e - além da economia de custos - também podem ser boas oportunidades para novos serviços ou modelos de negócio. No entanto, encontrá-las nem sempre é fácil, pois muitas vezes exige uma mudança de perspectiva mesmo dentro da empresa, o que pode ser um grande desafio dependendo da estrutura da empresa (e do empresário)”.
Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica
O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica está em sua quarta edição e é uma parceria ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e APS Eventos Corporativos. Pela primeira vez online, acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. O Patrocínio Institucional é de Afeigraf, Fedrigoni e Papirus. Informações sobre inscrição e detalhes da programação estão disponíveis no site: www.congressotecnologiagrafica.com.br.
Leia também
-
Pesquisador alemão Ulrich Wolzenburg…
4º Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro e pela…
-
drupa lança nova plataforma digital
drupa está ampliando sua oferta digital: com início em outubro, sua plataforma online chamada drupa…
-
Nova campanha Epson dá três meses…
Na compra de uma garrafinha original os clientes terão acesso gratuito ao Tidal e irão concorrer ao…
-
Pro Visual expande portfólio de produtos…
Gráfica de Recife adquiriu dois equipamentos de impressão digital para atualizar seu parque de produção
-
Com impressoras da Koenig & Bauer,…
Ao investir em sistemas exclusivos e conceitos inovadores, Gonçalves expõe o lado estratégico da…
-
Drop Inkjet Solutions amplia portfólio…
Drop Inkjet Solutions amplia portfólio de soluções para o mercado de impressão digital e manutenção…