Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Pillow ou Pellet: qual o melhor formato para o Hotmelt?

Pillow ou Pellet: qual o melhor formato para o Hotmelt?
Quem faz uso de adesivos industriais já deve ter se deparado com os termos pillow e pellet. Tratam-se das duas principais opções de formato do Hotmelt antes de ser aplicado no coleiro. Mas será que um detalhe tão simples, como a forma em que o adesivo é apresentado, e não sua formulação, pode influenciar em sua aplicação? “Sim. E muito”, responde o diretor comercial da Adecol, Alexandre Segundo.

Mais comum de ser encontrado, o pellet se caracteriza por pequenas esferas, formadas pelo próprio composto do adesivo solidificado por se encontrar em temperatura ambiente. Já no pillow, chamado assim por ter o formato de um pequeno travesseiro (pillow, em inglês), o adesivo é revestido por um coating formulado com as mesmas bases do produto, ou seja, um material que não interfere na aplicação.

Mais do que não interferir, auxilia: o pillow foi desenvolvido para não entupir os bicos aplicadores dos coleiros - sistemas de pistão pneumáticos e também sistemas com bombas de engrenagens -, o que reduz os custos em manutenção para os produtores.

Com este formato, também é possível elaborar blends especiais com polímeros flexíveis, garantindo assim uma boa colagem em substratos difíceis como embalagem congeladas, embalagens revestidas de Bopp, entre outras.

“Na prática, quando observamos o mesmo tipo de hotmelt em pillow e em pellets dentro dos coleiros, é possível verificar a diferença gerada pelo formato”, afirma Alexandre. Por ter tamanho menor, o que acelera a troca de calor, o pellet começa a se fundir antes. Mas, à medida em que os granulados esquentam, elas se fundem e formam uma massa de cola única e volumosa, praticamente um bloco, retardando o tempo total de fusão do todo.

Isto ocorre porque as esferas que estão mais próximas do tambor de aquecimento derretem antes e encapsulam outras unidades que ainda não estão na temperatura adequada. Já no caso dos sachês do pillow, não há este efeito e a fusão ocorre de maneira uniforme.

Com isso, além de reduzir o tempo necessário para o adesivo estar pronto para o uso, o pillow proporciona uma massa mais homogênea e que apresenta melhor fluidez na aplicação. Outra vantagem do novo formato está na hora de abastecer os coleiros, uma vez que, por ter uma película protetora em cada sachê, o pillow evita a formação de blocagem dentro da embalagem.

“Um aparente detalhe como o formato do adesivo, pode gerar significativa economia de tempo na operação e reduzir pausas para manutenção, com expressiva melhora na produtividade”, avalia Alexandre. Mais novo no mercado, o pillow é produzido com exclusividade na América Latina pela ADECOL, maior fabricante nacional de adesivos industriais.

Leia também

  • Xerox apoia intervenção urbana de arte visual e literatura no Rio de Janeiro

    Xerox apoia intervenção urbana de…

    Neste domingo, no Rio de Janeiro, a Xerox apoia a ação Paginário, uma intervenção urbana de literatura…


  • Multiverde Papéis Especiais investe em formação

    Multiverde Papéis Especiais investe…

    Multiverde Papéis Especiais anunciou que investe continuamente na valorização dos recursos humanos…


  • Suzano Papel e Celulose forma 21ª turma de Operadores de Máquinas Florestais

    Suzano Papel e Celulose forma 21ª…

    Suzano Papel e Celulose celebrou a formatura da 21ª turma do curso de Operadores de Máquinas Florestais,…


  • Pillow ou Pellet: qual o melhor formato para o Hotmelt?

    Pillow ou Pellet: qual o melhor formato…

    Diretor Comercial da ADECOL, única fabricante de adesivos em pillow na América Latina, explica vantagens…


  • Casa de impressão austríaca alimenta Polar BC 330 com energia verde

    Casa de impressão austríaca alimenta…

    Investindo em uma guilhotina trilateral, a gráfica pode fabricar folhetos encadernados perfeitamente…


  • Printconsult participa do XIII Seminário da Indústria Gráfica da Bahia

    Printconsult participa do XIII Seminário…

    XIII Seminário da Indústria Gráfica será realizado no dia 20 de novembro de 2014, das 18h30 às…


>> Mais notícias