Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Presidente da AlphaGraphics reforça importância da comunicação individualizada

Presidente da AlphaGraphics reforça importância da comunicação individualizada
Entender as particularidades de cada cliente e oferecer um serviço customizado e diferenciado. A impressão sob demanda, que oferece a vantagem do tratamento individualizado para atender melhor aos anseios do consumidor, foi o tema tratado por Rodrigo Abreu, presidente da AlphaGraphics Brasil, durante evento intitulado Repense e Komuniq que aconteceu no dia 22 de outubro passado.

Com a presença de executivos do mercado gráfico brasileiro, o evento foi promovido para apresentar o Mailstream Engage, solução exclusiva de marketing direto para impressão e montagem de correspondências promocionais, último lançamento da Pitney Bowes no Brasil e já disponível na AlphaGraphics Pinheiros.

Abreu destacou as transformações do mercado de impressão, principalmente a partir do início do século XXI, em que as mudanças acontecem em rápidos intervalos. Ele relatou a chegada da impressão digital, o fortalecimento da impressão digital sob demanda e seu foco corporativo, que passa a ser cada vez mais competitiva em relação às altas tiragens e impressão offset.

A AlphaGraphics compreendeu a mudança do mercado: “Tivemos que rever nosso posicionamento e entender que podemos participar com nossos clientes não mais só na ponta do processo, onde chegava e tinha tudo pronto para ser impresso, mas a se envolver mais, discutir estratégia com o cliente, falando sobre marketing com ele, fazendo inclusive o design”, explica Rodrigo Abreu.

Para o presidente da AlphaGraphics, em um mundo repleto de marcas buscando a atenção do público, é fundamental desenvolver estratégias que atraiam os olhares do consumidor. Abreu citou o livro A Economia da Atenção, de Thomas Davenport, quanto ao fato da “atenção ser a moeda mais escassa do mundo dos negócios”.

É preciso, então, entender as pessoas, trabalhar além da comunicação personalizada e chegar à comunicação chamada individualizada. “Não existem duas pessoas iguais; e se não existem duas pessoas iguais, por que se comunicar com duas pessoas com a mesma mensagem?”, questionou Rodrigo Abreu.

A impressão sob demanda é a resposta para explorar a individualidade e atrair a atenção do consumidor. Há números que provam como uma mala-direta pode se tornar mais eficiente. O presidente da AlphaGraphics contou que apenas o fato da mala-direta ter o nome do destinatário já aumenta em 44% a chance de abertura do material. Se a mala-direta tiver o nome e for colorida, o índice já sobe para 135%.

Quando é usada a inteligência da informação, com a ajuda de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) para levar o assunto ainda mais personalizado, a chance de chamar a atenção é imediatamente 500% maior. A estratégia e os números valem também para outras formas de comunicação, como e-mail. “É isso que a economia da atenção exige e é isso que a AlphaGraphics, junto com a Pitney Bowes, pode prover: mandar comunicações absolutamente individualizadas de alto impacto”.

O presidente da AlphaGraphics Brasil encerrou contando um premiado case feito em parceria com a agência F/Nazca para uma marca de cerveja, um dos primeiros cases com venda de cerveja por crossmedia, usando mala-direta personalizada para a divulgação. O produto – uma nova versão de garrafa - não era vendido em todos os lugares, o que prejudicava a divulgação pela mídia de massa, pois muitos clientes buscavam a novidade e não encontravam.

“Mandamos para um mailing específico de 22 mil pessoas de Curitiba que gostavam do produto cerveja um mapa impresso personalizado a cada um deles, mostrando onde ele estava e com a geolocalização onde conseguiria comprar a cerveja. As pessoas iam até o estabelecimento com a mala-direta na mão; o case virou até um viral”. Cada pessoa tinha uma URL personalizada, sendo possível ter todas as métricas para mensuração de resultados e reforço da campanha. Para finalizar, o outro lado também recebeu atenção: os donos dos bares receberam a mala-direta informando da iniciativa, para que eles estivessem prontos para o atendimento aos clientes.

Para alavancar os negócios de marketing direto, a AlphaGraphics Pinheiros adquiriu recentemente a Mailstream Engage, da Pitney Bowes. Os clientes têm agora em mãos a solução ideal para criar pacotes personalizados de alto impacto e irresistíveis à abertura, que geram taxas de respostas até 10 vezes maiores do que a mala-direta tradicional.

A Mailstream Engage adiciona conteúdo como cartões de visita e fidelidade, podendo inserir até quatro peças de comunicação, coloridas e com documentos dupla face. Com o uso de material no tamanho A4, possibilita a criação de pacotes excepcionalmente dobrados, o que elimina custos e a ineficiência operacional associada aos envelopes tradicionais. Compacto, o equipamento ocupa pouco espaço na sala de acabamento.

Leia também

  • Printconsult participa do XIII Seminário da Indústria Gráfica da Bahia

    Printconsult participa do XIII Seminário…

    XIII Seminário da Indústria Gráfica será realizado no dia 20 de novembro de 2014, das 18h30 às…


  • Congraf recebe novamente Troféu Theobaldo De Nigris

    Congraf recebe novamente Troféu Theobaldo…

    Congraf foi contemplada no Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos Theobaldo De Nigris com o…


  • Presidente da AlphaGraphics reforça importância da comunicação individualizada

    Presidente da AlphaGraphics reforça…

    Impressão sob demanda, que oferece a vantagem do tratamento individualizado para atender melhor aos…


  • Laborprint volta a investir em nova impressora KBA Rapida 105

    Laborprint volta a investir em nova…

    Gráfica reforça o laço de confiança com a tecnologia KBA e renova parque gráfico para se tornar…


  • FESPA 2015 na Alemanha está em fase de preparação

    FESPA 2015 na Alemanha está em fase…

    Com o tema "Descubra seu Universo de Impressão", FESPA Global Expo terá sua maior edição em Colônia,…


  • Brasil é recordista de premiações na mais importante competição gráfica da América Latina

    Brasil é recordista de premiações…

    A competição é uma das mais importantes do setor mundialmente e distingue produtos que se destaquem…


>> Mais notícias