DESKTOP DIGITAL NEWS
Produção da Indústria Gráfica cresce
Segundo dados divulgados pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) as indústrias de pré-impressão, impressão (em seus diferentes meios) e acabamento apresentaram um crescimento de 0,8% até julho 2011, em relação ao mesmo período de 2010, compreendendo 12 meses. Os dados têm como base a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), do IBGE.
O destaque negativo ficou para a queda registrada no segmento de embalagens (que recuou 16,3%). O dado positivo pertence ao segmento editorial, com crescimento de 9,2% em relação a 2010.
“É típico do primeiro semestre um crescimento mais tímido. O segundo semestre normalmente é mais forte para a Indústria Gráfica, já que as áreas promocional e caderneira são mais ativas nesta época do ano. Com a aproximação das festas de Natal, o setor de embalagens também tende a crescer”, explica Fabio Mortara, presidente da Abigraf Nacional.
Segundo os mesmos dados, a estimativa de crescimento total é 2% neste ano, aproveitando o aquecimento econômico e a posição de destaque do Brasil no cenário internacional. Além disso, os números são premissas do que está por vir com eventos mundiais acontecendo no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 (Rio).
Para a área de negócios gráficos, há ainda a realização de dois grandes eventos no período: a Drupa 2012 e a ExpoPrint Latin America 2014, ambos, certamente, forças-motrizes para a geração de novos negócios e investimentos.
Em 2010, a ExpoPrint Latin America gerou US$ 300 milhões de negócios fechados somente dentro do pavilhão durante os sete dias de feira. Em 2014, com o aumento de dois pavilhões na exposição (totalizando sete), as expectativas de negócios aumentam.
“Mantendo a taxa de crescimento e a blindagem para a superação das crises, certamente o Brasil terá, com tudo o que está por vir, um crescimento enorme na área gráfica e em outros setores também. E a ExpoPrint Latin America 2014 será o termômetro de tudo isso. Certamente, novidades lançadas na Drupa serão o centro dos negócios da feira na América Latina”, disse Sandra Keese, diretora da APS Feiras e Eventos, organizadora da ExpoPrint Latin America, que é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).
Leia também
-
Gráficos Burti privilegia ação ambiental
A Editora Gráficos Burti anunciou uma série de medidas que posicionam a empresa como destaque em ações…
-
ABTG realiza evento sobre sustentabilidade
A ABTG realiza na quarta e quinta-feiras desta semana o seu 4º Ciclo de Palestras com o tema Sensibilização…
-
Heidelberg lança Prinect Business…
A Heidelberg lançará um novo módulo para sua família Prinect durante a GraphExpo 2011, que acontece…
-
Produção da Indústria Gráfica cresce
Segundo dados divulgados pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) a indústria…
-
Epson Stylus Photo R3000 ganha prêmio…
A impressora fotográfica Epson Stylus Photo R3000 acaba de vencer o prêmio EISA 2012/2012, entregue…
-
ABTCP lança Guia de Eficiência Energética
A ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel) anunciou o lançamento do Guia de Eficiência…