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Ricoh aposta em lojas inteligentes para mudar o setor de varejo
A Ricoh lançou soluções inovadoras para sua nova vertical de Varejo, em resposta a uma necessidade omnichannel e digital do setor. Com isso, a empresa conecta a experiência do cliente em diferentes momentos, desde a pesquisa inicial na internet, até seu direcionamento para a loja e/ou a conclusão da compra, com a entrega do produto em casa, melhorando a experiência do comprador em todo o processo. Esta é a quarta vertical que a empresa lança na região - juntando-se às de Ensino, Saúde e Comunicações Gráficas -, para atender a crescente demanda de soluções inovadoras das empresas para impulsionar a transformação digital e maximizar seus benefícios.
Até 2023, é esperado que o varejo na América Latina chegue a US$8.593,5 milhões, o que representará um crescimento para o setor de 19,2%-- em 2017 gerou receita de US$ 2.992,5 milhões. Neste contexto de evolução, os varejistas devem inovar rapidamente, acompanhando a velocidade das mudanças do mercado e levando em conta em suas estratégias as duas principais macrotendências do setor: o omnichannel e a phygital.
O primeiro permite combinar as experiências offline e online para auxiliar empresas a responderem às preferências dos clientes por meio de diversos canais. Já a segunda, combina os melhores componentes da experiência digital, como a imediatez, a imersão e a velocidade, com a interação entre pessoas e produtos na loja. Desta forma, é possível atender às necessidades dos consumidores por meio de múltiplas plataformas e possibilita que eles interajam com um produto por si mesmos ou falem com um especialista pelo canal que desejarem.
"Estamos vivenciando a disrupção do comércio varejista e o nascimento das lojas inteligentes. Por isso, colocamos à disposição dos varejistas soluções e tecnologias inovadoras para transformarem seus espaços e canais para que possam criar uma experiência única e enriquecedora com seus clientes pela fusão dos mundos físico e digital, aproveitando as vantagens de cada um", explica Fernando Maroniene, vice-presidente de Marketing da Ricoh da América Latina.
Dentre as soluções para esse setor, o portfólio da empresa contém ferramentas como:
RICOH Retail Capture e Analytics: contabiliza as pessoas que entram na loja e identifica as áreas onde elas passaram mais tempo, as chamadas zonas quentes. Além disso, é possível monitorar quantas pessoas estão nas filas, permitindo que os gerentes de loja abram mais caixas quando necessário, e entender as características demográficas, identificando o sexo e a idade de cada cliente.
RICOH Dynamic e Interactive Digital Signage: entrega mensagens alinhadas com o perfil do comprador, como sexo, idade e até mesmo clima e hora do dia. A sinalização digital interativa permite aos clientes interagir com o conteúdo, como procurar ou obter informações sobre um produto e a posição dele na loja.
RICOH Quick Content: sinalização digital que possibilita a entrega de conteúdo relevante para os usuários, sendo possível informar promoções e realizar mensagens de marketing com sinalização digital, controle de projeto e atualizações de preços, em vários idiomas e moedas locais.
RICOH MOT Click & Collect: estende o serviço de entrega para as horas em que as lojas locais estão fechadas, atendendo aos pedidos dos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana. É possível incluir aplicações como entregas de pacotes, serviços de aluguel de ferramentas e outros.
RICOH Clickable Paper: solução de impressão interativa que conecta informações impressas e digitais com o software de reconhecimento de imagem inteligente baseado em nuvem. Os fornecedores podem criar vários pontos de acesso em uma página, letreiro, cartaz, envelopamento de veículo e outros materiais impressos.
RICOH Process Automation (RPA): permite aumentar a produtividade e reduzir erros, automatizando a execução de tarefas repetitivas de gerenciamento na loja, acelerando a automação e aumentando a vantagem competitiva.
Além destas soluções, a empresa tem outras ferramentas que auxiliam as empresas do setor a aprimorar seus serviços, como Datacenter, que protege as informações e Workplace Solutions, que permite que as reuniões sejam mais produtivas, com plataformas de internet receptivas e intuitivas. "As soluções e tecnologias da Ricoh para este setor são projetadas para criar juntamente com nossos clientes experiências que permitam aos consumidores identificar-se com marcas e que as empresas possam atender às preferências dos consumidores da maneira ideal, por meio de múltiplos canais”, conclui Maroniene.
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