Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Ricoh Brasil anuncia novo country manager

Ricoh Brasil anuncia novo country manager
Luis Bairão Carmagnani é o novo country manager da Ricoh Brasil, posição assumida anteriormente por Alejandro Tomas, promovido a vice-presidente de Customer Experience na Ricoh América Latina.

Luis Bairão chega ao cargo com a missão de manter o crescimento conquistado pela companhia nos últimos anos, com foco nas áreas de impressão, tecnologia e automação, integrando soluções, como o RPA (Ricoh Process Automation). Para conquistar a meta, o executivo conta com a experiência de três anos como diretor de Finanças e Administração da companhia, além da vivência de 14 anos no ramo administrativo, em empresas como KPMG, Tesla Tecnologia, Philips Medical System, Larousse do Brasil e Oppa Design.

"Essas experiências me trouxeram bastante conhecimento para entender as dificuldades das áreas e, assim, poder criar estratégias e ações para melhorar os processos, diminuir os gaps e poder dar todo o suporte aos nossos clientes. Agora, como country manager, minha responsabilidade é manter o padrão de crescimento e melhoria contínua da empresa, o que por si só já é um desafio, uma vez que a Ricoh Brasil praticamente dobrou de tamanho nos últimos cinco anos", comenta o novo country manager.

Investimentos no País

Hoje, a Ricoh Brasil é a maior filial da América Latina e tem chances de ser o motor de crescimento da região, segundo o executivo. Essa expectativa é sustentada pelos planos da empresa até 2020, que preveem combinar esforços nas ofertas de impressão, RPA, soluções e tecnologias como cognitiva.

"Nossas metas para 2020 são agressivas, além de continuarmos a crescer no core e continuarmos com o foco em equipamentos de produção (equipamentos com acima de 80 páginas por minuto ), temos que é gerarmos 10% de nossa receita através de novas linhas de negócio além de nosso crescimento em nosso core e o também o crescimento do mercado de produção, para isso, estamos focados em impressão, principalmente em equipamentos com capacidade, para impressões de alto porte e desempenho, além das soluções para as verticais de educação, saúde e varejo, como ambientes projetados para atender alunos em suas várias necessidades de aprendizado, lockers inteligentes, automação com RPA e o Smart Doctor, que ajuda médicos a realizarem um atendimento mais humano e efetivo, pois disponibiliza históricos dos pacientes, além de auxiliar o médico na identificação de patologias por meio dos sintomas", pontua Luis Bairão.

Em 2018, a Ricoh Brasil recebeu aporte de R$ 19 milhões da matriz japonesa para infraestrutura e desenvolvimento de produtos. Segundo o novo country manager, o valor foi investido na melhoria dos processos e ferramentas, elevando o nível de serviço da companhia para 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação aplicadas aos processos de serviço.

"A partir de sistemas ciberfísicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. Nesse sentido, a Ricoh continua investindo em melhoria de processos mas, ao invés de aportes da matriz, estamos investindo na hora / homem para melhorar processos com a implantação de soluções que vendemos ao mercado, utilizando a filosofia 'Eat what you cook'", sinaliza Bairão.

Todas essas estratégias serão concretizadas, segundo o executivo, com o foco no cliente, que a companhia mantém desde a criação no Japão, há mais de 80 anos.

"Nossa estratégia é melhorar cada vez mais a experiência de nossos clientes, dos clientes de nossos clientes e dos funcionários. Assim, nossos produtos devem ser cada vez mais inteligentes. Isso quer dizer que todos os investimentos internos são direcionados para melhorar a eficiência dos produtos e a qualidade dos serviços para que clientes, clientes e funcionários dos nossos clientes e nossos colaboradores tenham uma experiência fantástica no dia a dia", finaliza Luiz Bairão Carmagnani.

Mercado de impressão

Segundo o novo country manager da Ricoh Brasil, "o mercado de impressão não está acabando". O executivo faz a afirmação com base em pesquisa recente do IDC, que identificou crescimento de 8% no setor brasileiro em 2018, na comparação com 2017, com um aumento de 14,7% de receita, que chegou a R$ 727 milhões. No período, foram vendidas 2,36 milhões de máquinas, sendo 61% para o varejo e 39% para o mercado corporativo.

Apoiada nessa retomada de mercado, a Ricoh lançou recentemente a linha de impressoras multifuncionais (IM) inteligentes, que combina serviço em nuvem, eficiência e sustentabilidade, itens reconhecidos em abril pelo Buyers Lab, principal analista mundial independente de hardware e software em digitalização de documentos.

As novas máquinas são construídas com plástico reciclável e possuem: sensores de movimento para economizar energia, toner reciclável, tecnologia que economiza papel, certificação ENERGY STAR®, escaneamento instantâneo por aplicação baseada na nuvem, possibilidade de compartilhamento de informações entre os times e painel inteligente intuitivo e padronizável, nos moldes do mobile, que oferece vídeos de orientação passo a passo para tarefas de manutenção simples, como reposição de toner ou de grampos.

"São equipamentos com menor custo de manutenção, facilidade no manuseio e rápido conserto. Também colocamos em campo a VC 60.000, equipamento de alto volume voltado ao segmento editorial (impressão de livros) que deve contribuir para acelerar a migração de offset para digital. Esperamos um crescimento exponencial neste segmento", comenta o novo country manager.

Leia também

  • Ricoh Brasil anuncia novo country manager

    Ricoh Brasil anuncia novo country manager

    Luis Bairão Carmagnani assume o cargo com a responsabilidade de manter o crescimento conquistado pela…


  • X-Rite lança i1 Paint para a medição de cores para uso no varejo de tintas

    X-Rite lança i1 Paint para a medição…

    X-Rite lançou o i1 Paint, espectrofotômetro portátil econômico, fácil de usar, projetado para sistema…


  • Novo equipamento da Roland DG que imprime direto em objetos chega ao mercado

    Novo equipamento da Roland DG que imprime…

    Roland DG anunciou seu mais recente modelo Ultravioleta de mesa. Trata-se da LEF2-200 da linha VersaUV,…


  • Evento Pré-drupa acontece em São Paulo

    Evento Pré-drupa acontece em São…

    Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e a EMME Brasil vão organizar na cidade de São…


  • Congraf Embalagens investe em equipamento para corte de rótulos

    Congraf Embalagens investe em equipamento…

    Fabricante de embalagens adquire troqueladora Polar da Heidelberg


  • Heidelberg do Brasil amplia estoque nacional de peças

    Heidelberg do Brasil amplia estoque…

    Desde julho, o número de peças em estoque no Brasil teve um aumento de mais de 50%


>> Mais notícias