DESKTOP DIGITAL NEWS
Rumo ao Interior
Artigo de Levi Ceregato, presidente da Abigraf Regional São Paulo
O
recente avanço econômico brasileiro, que viabilizou nossa consolidação como um
país de classe média, implicou em mudanças geoeconômicas significativas que,
somente agora, começam a ser apontadas pelos institutos de pesquisa. Um estudo
recente da
IPC
Marketing identificou uma das faces mais interessantes deste “novo milagre” econômico:
o crescimento da participação do interior dos estados no consumo total das
famílias. Feito a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), o levantamento apontou que, nos últimos dez anos, a
participação das 27 capitais recuou mais de quatro pontos percentuais no total
consumido pela nação.
Em São Paulo, o desenvolvimento econômico do interior
trouxe resultados ainda mais surpreendentes. Uma das áreas mais ricas da
América Latina, a região deve se tornar o maior mercado consumidor do Brasil,
superando, ainda este ano, a Grande São Paulo. Segundo a consultoria, a
expectativa é de que o interior consuma R$ 382,3 bilhões em 2012 (50,2% de todo
o consumo do Estado), contra os R$ 379,1 bilhões (ou 49,8% do total) previstos
para a região metropolitana.
Tal fenômeno, que, se observado com o distanciamento
devido só apresenta aspectos positivos para o desenvolvimento do país, resulta
de contingências nem sempre agradáveis para os empresários instalados nas capitais:
os preços exorbitantes dos terrenos, o alto custo da mão de obra e a saturação
das vias de escoamento da produção, entre outros gargalos.
Muitas
empresas têm procurado custos menores e maior competitividade migrando para
novos polos de desenvolvimento, muitos deles localizados no interior dos
estados. O resultado é, invariavelmente, uma melhoria na qualidade dos
empregos, o crescimento da massa salarial, mais consumo e, claro, uma multiplicação
nas possibilidades de negócios.
Em
algumas cidades, a migração de empresas e o circulo virtuoso por elas gerado
conta, ainda, com um estímulo extra, que não pode, e não deve, ser desprezado.
É de conhecimento público a importância do
agrobusiness
para economia brasileira. Embora os críticos insistam em dizer que apenas
alguns poucos produtores se beneficiem desta atividade, o fato é que a riqueza
gerada pelos negócios do campo é um importante fator de estímulo para outros
setores da economia.
A cidade de Ribeirão Preto, onde atuo no ramo gráfico
desde 1970, por exemplo, é, hoje, o mais importante polo prestador de serviços
e comércio de todo o nordeste paulista. Padrão semelhante de desenvolvimento
começa a ser observado em outras regiões brasileiras. Como Ribeirão Preto, em
São Paulo, Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, aproveitou a produtividade de
seu agronegócio – a cidade é responsável por 1% de toda a produção de soja do
país – para impulsionar seu segundo ciclo econômico, por meio da concessão de
incentivos para a instalação de indústrias de transformação em seu território.
Exemplos semelhantes de círculos virtuosos de crescimento em cidades antes vistas como “pouco significativas” economicamente podem ser observados em vários outros Estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Paraná etc. Em todos estes lugares, as possibilidades para a indústria gráfica não poderiam ser melhores. É, inclusive, por acreditar na força do interior, que nossa Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) configura-se como entidade federativa, com regionais e seccionais espalhadas por 22 estados brasileiros. Afinal, onde há consumo, há oportunidades. E, cada vez mais, as oportunidades estão no interior.
Leia também
-
POVARESKIM anuncia novos cursos para…
A partir do ano que vem, as turmas desses cursos ficarão imersas em treinamento em um ambiente real…
-
Rumo ao Interior
Levi Ceregato, presidente da Abigraf Regional São Paulo, revela o avanço econômico brasileiro do…
-
Painel SIAL reúne os principais usuários…
O Instituto de Embalagens realizou, no dia 5 de dezembro, o Painel Sial, que trouxe informações importantes…
-
Embalagens: Mācron aumenta capacidade…
Em Open House para clientes e fornecedores, executivos da empresa apresentaram novos equipamentos e…
-
Impresso em papel Couché Suzano, o…
“História da Caricatura Brasileira” é uma pesquisa conduzida por Luciano Magno e que será lançada…
-
HP apresenta ao mercado brasileiro…
Equipamentos são ideais para usuários iniciantes de impressão em grande formato