DESKTOP DIGITAL NEWS
Suzano anuncia entrada no segmento de celulose fluff de fibra curta
De olho nas principais tendências que movimentam seu mercado de atuação, a Suzano Papel e Celulose anunciou investimento de R$ 30 milhões que viabilizará a produção de celulose fluff de fibra curta em escala industrial. Com início de operação previsto para dezembro de 2015, a capacidade de produção é de até 100 mil toneladas.
A iniciativa está em linha com o desenvolvimento de novas aplicações para a celulose de eucalipto e posiciona a empresa como primeira fornecedora nacional de fluff e a primeira fabricante mundial de fluff de fibra de eucalipto. O novo produto recebeu a marca Eucafluff.
Em 2014, segundo a consultoria RISI, o mercado brasileiro de celulose fluff é estimado em cerca de 292 mil toneladas, sendo que esta demanda é atendida apenas por importações tradicionalmente de fibra longa. A celulose fluff é destinada a atender, principalmente, os segmentos de absorventes e fraldas descartáveis. Ainda de acordo com a RISI, a demanda global de fluff para os próximos cinco anos deve crescer aproximadamente 3,7% ao ano. No Brasil, para o mesmo período, esse crescimento pode chegar a 4,3% ao ano.
O desenvolvimento do Eucafluff tem como objetivo criar novas aplicações para a celulose de eucalipto e, com isso, diversificar os produtos da companhia. Segundo Fabio Figliolino, gerente executivo de Inovação da Suzano Papel e Celulose, a nova matéria-prima desenvolvida pela empresa, que será entregue em bobinas ao cliente, mantém a alta capacidade de absorção apresentada pela celulose fluff de fibra longa. “É possível substituir parcialmente a celulose de fibra longa de acordo com o tipo de produto e sua composição. No caso do absorvente feminino, por exemplo, é viável substituir 70% pela celulose de eucalipto. Já em fraldas, a substituição é de no mínimo 30%”, diz.
Os testes de desempenho da Eucafluff envolveram um grande cliente da Suzano no segmento de absorventes femininos e fraldas. A produção em escala industrial será realizada por meio da flexibilização de uma máquina de papel de imprimir e escrever da Unidade Suzano, localizada no interior de São Paulo.
Presidente da Suzano Papel e Celulose é eleito Executivo de Valor
Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, foi eleito Executivo de Valor do setor de Papel e Celulose, reconhecimento conduzido pelo jornal Valor Econômico. No comando da Suzano desde janeiro de 2013, Walter foi premiado pela segunda vez – a primeira foi pelo setor de construção civil. O executivo atribui a conquista à toda a equipe da empresa e lembrou que empresas são compostas por pessoas e valores. O prêmio Executivo de Valor está em sua 15ª edição e reconhece anualmente os melhores executivos de 23 setores da economia segundo representantes de nove das mais importantes empresas de seleção e recrutamento de profissionais de alto escalão. O critério para a escolha do executivo de Valor levou em consideração o desempenho dos profissionais na gestão de suas empresas em 2014.
Leia também
-
Lois Lebegue frisa importância do…
Diretor para a divisão ALMA, que abrange América Latina, Oriente Médio, Ásia Pacífico e África,…
-
Suzano anuncia entrada no segmento…
Com investimento de R$ 30 milhões, a empresa estima iniciar a produção de Eucafluff em dezembro de…
-
Líderes da indústria gráfica recebem…
Lideranças de 80 das principais empresas da cadeia produtiva da impressão estiveram reunidas para…
-
Gráfica britânica colhe benefícios…
Equipamento CutStar de número 300 foi para a gráfica Stephens & George, que conquistou custos menores…
-
Soluções digitais de gestão de documentos…
A Xerox venceu pelo segundo ano consecutivo o BLI’s 2015 na categoria Soluções Digitais para Documentos…
-
Agfa Graphics lança software Fortuna…
Lançamento apresenta ferramentas atualizadas e novos módulos de segurança com foco na produtividade…