Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Suzano anuncia entrada no segmento de celulose fluff de fibra curta

Suzano anuncia entrada no segmento de celulose fluff de fibra curta
De olho nas principais tendências que movimentam seu mercado de atuação, a Suzano Papel e Celulose anunciou investimento de R$ 30 milhões que viabilizará a produção de celulose fluff de fibra curta em escala industrial. Com início de operação previsto para dezembro de 2015, a capacidade de produção é de até 100 mil toneladas.

A iniciativa está em linha com o desenvolvimento de novas aplicações para a celulose de eucalipto e posiciona a empresa como primeira fornecedora nacional de fluff e a primeira fabricante mundial de fluff de fibra de eucalipto. O novo produto recebeu a marca Eucafluff.

Em 2014, segundo a consultoria RISI, o mercado brasileiro de celulose fluff é estimado em cerca de 292 mil toneladas, sendo que esta demanda é atendida apenas por importações tradicionalmente de fibra longa. A celulose fluff é destinada a atender, principalmente, os segmentos de absorventes e fraldas descartáveis. Ainda de acordo com a RISI, a demanda global de fluff para os próximos cinco anos deve crescer aproximadamente 3,7% ao ano. No Brasil, para o mesmo período, esse crescimento pode chegar a 4,3% ao ano.

O desenvolvimento do Eucafluff tem como objetivo criar novas aplicações para a celulose de eucalipto e, com isso, diversificar os produtos da companhia. Segundo Fabio Figliolino, gerente executivo de Inovação da Suzano Papel e Celulose, a nova matéria-prima desenvolvida pela empresa, que será entregue em bobinas ao cliente, mantém a alta capacidade de absorção apresentada pela celulose fluff de fibra longa. “É possível substituir parcialmente a celulose de fibra longa de acordo com o tipo de produto e sua composição. No caso do absorvente feminino, por exemplo, é viável substituir 70% pela celulose de eucalipto. Já em fraldas, a substituição é de no mínimo 30%”, diz.

Os testes de desempenho da Eucafluff envolveram um grande cliente da Suzano no segmento de absorventes femininos e fraldas. A produção em escala industrial será realizada por meio da flexibilização de uma máquina de papel de imprimir e escrever da Unidade Suzano, localizada no interior de São Paulo.

Presidente da Suzano Papel e Celulose é eleito Executivo de Valor

Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, foi eleito Executivo de Valor do setor de Papel e Celulose, reconhecimento conduzido pelo jornal Valor Econômico. No comando da Suzano desde janeiro de 2013, Walter foi premiado pela segunda vez – a primeira foi pelo setor de construção civil. O executivo atribui a conquista à toda a equipe da empresa e lembrou que empresas são compostas por pessoas e valores. O prêmio Executivo de Valor está em sua 15ª edição e reconhece anualmente os melhores executivos de 23 setores da economia segundo representantes de nove das mais importantes empresas de seleção e recrutamento de profissionais de alto escalão. O critério para a escolha do executivo de Valor levou em consideração o desempenho dos profissionais na gestão de suas empresas em 2014.

Leia também

  • Lois Lebegue frisa importância do Brasil para estratégia global da Kodak

    Lois Lebegue frisa importância do…

    Diretor para a divisão ALMA, que abrange América Latina, Oriente Médio, Ásia Pacífico e África,…


  • Suzano anuncia entrada no segmento de celulose fluff de fibra curta

    Suzano anuncia entrada no segmento…

    Com investimento de R$ 30 milhões, a empresa estima iniciar a produção de Eucafluff em dezembro de…


  • Líderes da indústria gráfica recebem João Dória Jr. em evento

    Líderes da indústria gráfica recebem…

    Lideranças de 80 das principais empresas da cadeia produtiva da impressão estiveram reunidas para…


  • Gráfica britânica colhe benefícios de custo e produção com CutStar da Heidelberg

    Gráfica britânica colhe benefícios…

    Equipamento CutStar de número 300 foi para a gráfica Stephens & George, que conquistou custos menores…


  • Soluções digitais de gestão de documentos garantem liderança da Xerox na premiação BLI

    Soluções digitais de gestão de documentos…

    A Xerox venceu pelo segundo ano consecutivo o BLI’s 2015 na categoria Soluções Digitais para Documentos…


  • Agfa Graphics lança software Fortuna 9

    Agfa Graphics lança software Fortuna…

    Lançamento apresenta ferramentas atualizadas e novos módulos de segurança com foco na produtividade…


>> Mais notícias