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Suzano celebra um ano de operação da Unidade Imperatriz
A Suzano Papel e Celulose começa o ano de 2015 com a Unidade Imperatriz, no Maranhão, produzindo a todo vapor. Em operação há um ano, a fábrica tem capacidade instalada anual de 1,5 milhão de toneladas de celulose e geração de excedente de energia de 100 MW.
A unidade recebeu investimento total de US$ 3 bilhões na área industrial e formação da base florestal e atende, prioritariamente, os mercados europeu e norte-americano.
Para escoar a celulose, a Unidade Imperatriz utiliza um ramal ferroviário próprio de 28 quilômetros que parte de dentro da fábrica. A carga percorre 600 quilômetros pelas ferrovias Norte-Sul e Carajás, chegando ao Porto de Itaqui sem transbordo. Essa estratégia logística garante à Suzano importantes vantagens competitivas. A logística de escoamento 100% ferroviária, com exportação via Porto de Itaqui, garante menor distância aos mercados norte-americano e europeu e, consequentemente, menor custo de frete.
Para 2015, a previsão é que a venda de energia excedente da Unidade Imperatriz mantenha-se em torno de 80 MWh, já que outros 20 MWh são consumidos por fornecedores instalados junto à fábrica.
Sistema de Gestão
A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, foi contratada pela Suzano Papel e Celulose, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e líder no mercado brasileiro e latino americano de papel, para atualizar o sistema de gestão empresarial da organização. Esse trabalho envolveu a migração do SAP 4.7 para o SAP ERP, na plataforma SAP HANA, revisão, ajustes e testes de todos os componentes, além de todas as interfaces com sistema legados.
O sucesso dessa implementação abriu caminho para mais dois projetos envolvendo a Suzano: na sua área de distribuição, em operação desde agosto de 2014, e no sistema de NFe (Inbound e Outbound), contemplando também o Manifesto do Destinatário, que tem como objetivo promover mais segurança às operações fiscais, iniciado em outubro de 2014.
A equipe da Capgemini apresentou soluções e apoiou a Suzano na melhoria dos processos críticos relativos à emissão de nota fiscal, no conhecimento de logística, na migração das ferramentas de precificação e unificação das bases de tesouraria avançada com a solução SAP, além de colaborar no arquivamento de dados mais antigos da companhia.
O contrato de um ano estabeleceu três fases do projeto, sendo que a primeira, Archiving, teve início em agosto de 2013 e entrou em operação em dezembro de 2013. A segunda etapa, Upgrade, também iniciada em agosto, dedicou-se à implementação, entre outras funcionalidades, da NFe 10.0 e terminou em março de 2014. Já a terceira fase do contrato – Roll-out do sistema para o site de Limeira (SP) – começou em março e foi entregue em julho de 2014.
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