DESKTOP DIGITAL NEWS
Suzano conquista selos europeus de sustentabilidade para Unidade Imperatriz
A Suzano Papel e Celulose conquistou os selos europeus Ecolabel e Nordic Swan para a Unidade Imperatriz, no Maranhão.
As certificações garantem que a companhia adota práticas sustentáveis em todo o processo produtivo e segue os critérios ecológicos estabelecidos pela Comissão Europeia, especialmente no que diz respeito a emissões de gases, consumo de energia e uso de matéria-prima certificada.
O selo Ecolabel foi criado em 2011 e auxilia na identificação de produtos e serviços que têm impacto ambiental reduzido durante seu ciclo de vida, da extração de matéria-prima até o descarte. Já o Nordic Swan é um selo verde institucionalizado pelo Conselho de Ministros dos países nórdicos, administrado pelas agências de Meio Ambiente da Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega, desde 1989.
“O mercado europeu é um dos principais destinos da celulose produzida na Unidade Imperatriz e, com a conquista destes dois selos, podemos garantir ainda mais propriedade para estabelecer relações de qualidade”, afirma Alexandre Di Ciero, Gerente Executivo de Sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose. Desde 2014, a Unidade Mucuri, na Bahia, já possui o selo Nordic Swan.
Florada do eucalipto
Os apicultores de nove comunidades vizinhas aos plantios da Suzano Papel e Celulose nos municípios de Caravelas, Alcobaça e Mucuri, no extremo sul da Bahia, estão comemorando a florada do eucalipto. Eles integram o projeto Apicultura Sustentável, desenvolvido pela Suzano com o objetivo de complementar a renda de famílias que viviam da extração ilegal de madeira para produção de carvão.
Implementado em 2011 com apoio da Suzano e acompanhamento técnico também fornecido pela empresa, os apicultores vêm aprendendo que, a partir do eucalipto, pode-se aproveitar tudo, inclusive a florada. Por meio de uma parceria com a cooperativa Ecomel Natureza Pura, a Suzano ofereceu às famílias a possibilidade de se tornarem apicultores, aprendendo uma nova profissão, e gerarem renda a partir da atividade.
As cerca de 93 famílias participantes do projeto aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, além do beneficiamento da produção de mel e pólen. “Trabalhamos na produção de rainhas, melhoramento de enxames, limpeza e montagem do apiário, e produção do mel. Ensinamos do zero até o grau máximo de conhecimento sobre apicultura”, explica Jailson Araújo, técnico da Ecomel Natureza Pura e consultor do projeto.
Na mais recente safra de 2015, resultado das floradas de dezembro a abril, foram produzidas 30 toneladas de mel e 4 toneladas de pólen, produtos que saem da floresta com a venda garantida. Com a atividade, cada família obtém uma renda extra de R$ 600 por mês, em média, conforme o tempo de dedicação ao trabalho. “Há produtores que chegam a alcançar duas toneladas de mel e uma tonelada de pólen. É um valor expressivo que ajuda durante todo o ano e várias famílias já vivem apenas da apicultura”, acrescenta Araújo.
Um dos produtores da comunidade de Nova Brasília, em Mucuri, Eronildo da Silva, conhecido como Galego, diariamente visita os apiários e está muito satisfeito com os resultados que vem colhendo. “Quando começamos no projeto, recebemos caixas, enxames, material de segurança, macacão, fumegador e tudo que foi necessário. Eu e minha esposa trabalhamos todos os dias e, quanto mais produzimos, mais a gente ganha.”
Para Mariana Helena Andreatta, coordenadora da área Socioambiental da Suzano em Mucuri, desde a implantação do projeto, as famílias estão sendo acompanhadas e os resultados comprovam seu sucesso. "Foi feito um mapeamento dos apiários e disponibilizamos a formação técnica. A Suzano oferece o que é necessário para que o projeto se concretize. Essas famílias estão aprendendo uma nova atividade e complementando sua renda.”
O projeto Apicultura Sustentável é realizado nas comunidades de Volta Miúda, Rancho Queimado, Juerana, Km 60 e Cravilina, no município de Caravelas; Igrejinha e Pau da Garrafa, em Alcobaça; e Cruzelândia e Nova Brasília, em Mucuri.
Leia também
-
Agfa Graphics conquista dois prêmios…
Agfa foi novamente reconhecida pela excelência de suas soluções no EPD Awards 2015. Software de gerenciamento…
-
Sun Chemical apresenta novas linhas…
A Sun Chemical introduz no mercado brasileiro as linhas de tintas e bases de altíssima performance
-
Xerox promove campanha que leva revendas…
Xerox contemplou com viagem para Barcelona, na Espanha, cinco revendas e parceiros brasileiros
-
Casio Projetores e Uninove firmam parceria…
Universidade investe na compra de 900 projetores de alta performance para as salas de aula
-
Suzano conquista selos europeus de…
Certificações Ecolabel e Nordic Swan garantem que a empresa adota iniciativas sustentáveis em toda…
-
Mimaki lança impressora TS300P-1800…
A Mimaki lançou a impressora inkjet TS300P-1800 na FESPA 2015, em Colônia - Alemanha