Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Suzano Papel e Celulose leva empreendedorismo social às quebradeiras de coco babaçu

Suzano Papel e Celulose leva empreendedorismo social às quebradeiras de coco babaçu
Desde os 12 anos de idade, Zuleide Pereira de Sousa trabalha quebrando coco babaçu para extrair e comercializar seu azeite, garantindo a subsistência própria e de sua família.  Assim como ela, muitas outras mulheres integram grupos formais e informais que tem o coco como fonte de alimento e auxílio na renda familiar nos povoados de Petrolina, Altamira, São Félix, Coquelândia, Olho D’Água dos Martins, Açaizal, São José da Matança e nas Reservas Extrativistas de Ciriaco e Mata Grande, no Maranhão.

Localizadas na região da Estrada do Arroz, nos municípios de Imperatriz, Cidelândia e Senador La Roque, estas comunidades passaram a integrar o entorno da nova unidade de produção de celulose para exportação da Suzano Papel e Celulose, inaugurada há um ano. Com sua atuação, estratégias e modelo de gestão norteados para a sustentabilidade, ao longo de sua trajetória a Suzano sempre trabalhou para contribuir com o desenvolvimento das comunidades em suas áreas da influência e identificou que estas trabalhadoras precisariam acessar as áreas da empresa para coletar matéria-prima.

O relacionamento com as quebradeiras deu origem a mais um Conselho de Desenvolvimento Comunitário, estimulado pela empresa. Considerando a relação entre estes grupos e suas áreas, a Suzano elaborou um diagnóstico local, realizou oficinas com a presença de representantes de todos os grupos, envolveu a promotoria pública, secretaria do meio ambiente e outras organizações em reuniões que permitissem identificar as necessidades, potencialidades, oportunidades de parceria e demais alternativas.

“Colocado em prática já na Bahia e no Maranhão, os Conselhos Comunitários da Suzano abordam um modelo participativo de relacionamento com as comunidades onde atuamos e têm como principal objetivo transformar a realidade socioeconômica dessas comunidades, criando nelas uma cultura empreendedora. Para tanto, a empresa organiza espaços de discussão e diálogo que permitam criar projetos que estejam diretamente relacionados à cultura local, de modo que se leve o desenvolvimento sem exigir que estas comunidades abram mão de suas tradições e costumes”, explica Carlos Alberto Griner, diretor de Recursos Humanos da Suzano.

Enquanto no Extremo Sul da Bahia a Suzano atua para o desenvolvimento e implementação de um plano diretor regional, no Maranhão, com as quebradeiras de coco, o objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do babaçu, tendo como ferramentas a organização social em grupos, criando estratégias, planos de desenvolvimento, canais de divulgação de disseminação das atividades das quebradeiras e da região como um todo.

O resultado de mais de oito reuniões e duas oficinas foi um investimento de R$ 80 mil feito pela empresa que, conforme decisão do grupo, serão aplicados na aquisição de uma máquina secadora de amêndoas para a Resex Ciriaco; um terreno para os grupos de quebradeiras de Olho D’Água dos Martins, Coquelândia e São Félix; uma máquina forrageira – um tipo de moedeira – para os grupos de São José da Matança, Petrolina e Coquelândia, material de construção para a Resex Mata Grande, machados e material de uso diário para o grupo de Petrolina; três balanças de 300 quilos; uma balança digital de 10 quilos e a elaboração de um projeto arquitetônico para pequenas unidades de beneficiamento.

Para Zuleide, a mudança de perspectiva é grande. “Já estamos pensando em comprar um terreno, fazer uma casinha e botar logo a forrageira para funcionar”, comemora.

Leia também

  • Ecalc Software realiza evento Vendas Sem Dor no Senai de Barueri

    Ecalc Software realiza evento Vendas…

    Ecalc Software realizou no último dia 16 de dezembro mais uma edição do workshop Vendas sem Dor,…


  • Suzano Papel e Celulose leva empreendedorismo social às quebradeiras de coco babaçu

    Suzano Papel e Celulose leva empreendedorismo…

    Projeto que se originou no Conselho de Desenvolvimento Comunitário disponibilizou investimentos de…


  • AlphaGraphics São José dos Campos cria eco bags com reaproveitamento de lona de banners

    AlphaGraphics São José dos Campos…

    AlphaGraphics São José dos Campos confeccionou lixos para carros a partir do reaproveitamento de lona…


  • Alphaprint promove Open House Sign Display

    Alphaprint promove Open House Sign…

    Alphaprint realizou no mês de novembro o Open House Sign Display, na Unidade Jaguaré


  • Ricoh Brasil anuncia novo Gerente Geral

    Ricoh Brasil anuncia novo Gerente Geral

    Alejandro Tomas assume o posto com a missão de dar continuidade ao processo de crescimento da empresa…


  • Gomaq explica diferença entre os serviços de Outsourcing e MPS

    Gomaq explica diferença entre os serviços…

    Empresa especializada na área de terceirização de impressão explica diferença entre tipos de serviços…


>> Mais notícias