DESKTOP DIGITAL NEWS
Suzano Report completa 30 anos
Mais
de 7,9 bilhões de folhas e 16 milhões de resmas (pacotes com 500
folhas) produzidas, um volume capaz de encher 155 mil carretas de
caminhões: esses são alguns números que a Suzano Papel e Celulose
comemora nos 30 anos da linha de papel Suzano Report. A marca, que
oferece os produtos Suzano Report Multiuso, Suzano Report Senninha,
Suzano Report Colorido, Suzano Report 360° e Suzano Report Reciclato,
no mercado interno, e Suzano Report Premium, Suzano Report Multiuso,
Suzano Report Carbon Neutral, Artwork e Eclipse, no mercado externo, é
produzida nas unidades de Suzano e Limeira, ambas no interior de São
Paulo, e vendida para mais de 40 países.
Para
celebrar essas três décadas de história, foi criada uma edição
comemorativa, com tiragem limitada aproximadamente de 15 mil embalagens.
Com 750 folhas, o “resmão”, como está sendo chamado por conter mais
folhas do que uma resma tradicional, conta com abertura flip-top e um
design vintage que
remete a um ícone da década de 1980: a fita cassete. O objetivo da
embalagem que abriga o “resmão” é servir como uma caixa decorativa que
pode ser reaproveitada para armazenar documentos, papéis e pequenos
objetos.
Além
desta edição limitada, o registro dos 30 anos da linha também aparece
nos pacotes de Suzano Report Senninha, linha de papel
cut size
(cortado) voltado para o público infantil. Na embalagem, o personagem
carrega um bolo de aniversário e segue com as suas habituais dicas de
preservação ambiental e consumo consciente. Toda a renda obtida pelo
licenciamento do produto é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que
atende milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil com projetos
de educação e melhoria da qualidade do ensino público.
Pioneirismo e inovação
Ao
longo dessas três décadas, a linha Suzano Report trouxe importantes
contribuições para a indústria nacional de celulose e papel. No início
dos anos 80, apenas um fornecedor alimentava o mercado brasileiro.
Vislumbrando no nicho de
cut-size uma grande possibilidade de
crescimento, a companhia iniciou, em 1981, uma série de estudos para
desenvolver o papel cortado. Assim surgiu o Report. “No fim dessa
década, a linha já era a principal escolha dos consumidores brasileiros.
Hoje, o Suzano Report é mundialmente reconhecido como sinônimo de
sustentabilidade por ser um produto de base florestal renovável, com
certificações nacionais e internacionais”, explica Lucimary Henrique,
gerente de Estratégia e Marketing da Unidade de Negócio Papel da Suzano
Papel e Celulose.
Em 2001, foi o primeiro papel
cut-size
reciclado produzido em larga escala no país. O Reciclato Suzano é
constituído de 25% de aparas pós-consumo e 75% de aparas pré-consumo.
Parte das aparas pós-consumo utilizadas na fabricação do Reciclato Suzano são adquiridas diretamente de cooperativas de catadores de
materiais recicláveis, o que contribui para geração de renda dos
cooperados. Atualmente, são mais de 80 cooperativas envolvidas,
beneficiando quase 20.000 pessoas.
Outro
importante diferencial nos produtos da Suzano é a certificação Forest
Stewardship Council (FSC), uma das mais importantes e reconhecidas
certificações florestais no mundo. A companhia possui 100% de seu
portfólio de papel e papelcartão certificado. O FSC atesta o correto
manejo das florestas baseado em princípios e critérios rigorosos que
levam em conta as boas práticas de uma empresa em relação aos aspectos
sociais, ambientais e econômicos. Para obter o selo, uma empresa deve
oferecer padrões exemplares de conduta nesses três aspectos.
Em
2010, a companhia deu mais um importante passo tornando-se a primeira
empresa de celulose e papel do mundo e a primeira da América Latina em
todos os setores a ter a Pegada de Carbono dos seus produtos e a obter a
certificação
Carbon Reduction Label, concedida pelo
CarbonTrust.
O cálculo tem como base a metodologia PAS 2050, única mundialmente
publicada para quantificação da Pegada de Carbono de produtos. Foram
certificados os papéis Alta Alvura®, Paperfect®, Symetric® e Suzano
Report Multiuso, além da celulose Suzano Pulp. No ano seguinte, outro
importante avanço: o lançamento do Suzano Report® 360°, produto que tem
sua Pegada de Carbono compensada. O lançamento faz parte da busca
constante da companhia pelas melhores práticas para quantificar, reduzir
e compensar os Gases do Efeito Estufa (GEE) emitidos pelo processo
produtivo desde o plantio da floresta até o descarte final por parte dos
consumidores.
Nova identidade visual
Em 2011, a linha Suzano Report também ganhou nova identidade visual, com o novo logotipo e novas embalagens e caixas. Todo o trabalho de reformulação foi construído a partir do conceito “o que há por trás do papel”, que mostra os valores que a marca Suzano agrega ao produto, como inovação, tecnologia e sustentabilidade. “A mudança das embalagens é um passo na direção de mostrar para o cliente final nossos valores e diferenciais ”, complementa Lucimary.
Leia também
-
Nova série educativa e de marketing…
Essa série inovadora foi desenvolvida para educar criativos e designer gráficos que trabalham com…
-
Suzano Report completa 30 anos
Como parte das comemorações, foi lançada uma edição limitada com resmas de 750 folhas, abertura…
-
OKI oferece soluções integradas para…
Entre as grandes fabricantes de impressoras e multifuncionais do mundo, OKI oferece soluções completas…
-
Tecnologia de impressão Konica Minolta…
Empresa especializada em medicina diagnóstica escolheu a tecnologia de impressão da fabricante japonesa…
-
Tecnologia KODAK está presente nos…
Os cinco jornais que circulam na capital mineira possuem, agora, tecnologia de CtP e chapa Kodak.
-
AGFA anuncia aumento de 6,5% em sua…
Líder mundial em soluções de pré-impressão anunciou o aumento em sua receita de 6,5%, comparado…