DESKTOP DIGITAL NEWS
A terceira edição do evento ‘Ideia Papirus’, apresentou conceitos e desafios da cadeia de valor no mercado de embalagens
A Papirus, fabricante
de papelcartão, promoveu recentemente a terceira edição do evento “Ideia
Papirus”. Com o apoio do IED-
Istituto Europeo di Design,
o encontro aconteceu no último
dia 07, na Oca Tupiniquim, que fica na Vila
Madalena em São Paulo. Essa edição contou com a participação de mais de 40
profissionais, em sua maioria representantes de empresas usuárias de
embalagens, que puderam assistir palestras focadas em multiplicar conhecimento
sobre a cadeia de valor
no mercado de embalagens e também pontos importantes da rastreabilidade.
Os profissionais convidados
para palestrar, na ocasião intitulados “multiplicadores” de conhecimento, fazem
parte da renovação do mercado de embalagens e compartilharam suas experiências
e percepções do cenário atual.
A abertura foi
realizada por Antonio Claudio Salce, CEO da Papirus, que explicou seu
contentamento com o evento. “A Papirus é mera anfitriã nessa iniciativa que
visa compartilhar informações no intuito de que cada vez mais o mercado de
embalagens se transforme para melhor” disse Salce.
Logo após, iniciou-se
a palestra de Ágata Britto - professora e coordenadora do curso de gastronomia
da Unisinos que explicou como é necessário fazer uma profunda e minuciosa
pesquisa da cadeia de valor ao se desenvolver um produto. “O grande desafio
está em criar produtos que se aproximam do consumidor. Essa relação produtoXpessoas,
deve ser considerada como fundamental no desenvolvimento” explicou Ágatta
Britto.
Em seguida, Tânia
Savaget – diretora de estratégia e branding da Tátil Design, falou sobre o
desafio das embalagens na atualidade. “A embalagem em sua origem foi criada
apenas para acondicionar os produtos. Entretanto, esse papel foi se alterando,
a ponto de hoje ela ser protagonista, com múltiplos atributos e funções” disse
Tânia.
Logo após, Christian Ulmann – designer, consultor e professor do IED, apresentou conceitos de design possíveis para embalagens. “Nossas necessidades estão cada vez mais complexas, e por isso o profissional de design precisa saber cada vez mais sobre assuntos diversos, como por exemplo entender sobre a matéria-prima, público-alvo, culturas, processos, departamentos, hábitos, referências históricas, tecnologias, enfim. Só assim serão criados produtos inovadores e valorizados” resumiu Ulmann.
E por fim, Fábio
Souza – designer,
consultor, educador, pesquisador
que atua na ONG Senhor Sustentável, considerou as possibilidades de desenvolver
produtos a partir de uma perspectiva sustentável. “Nesse atual cenário
ambiental, repaginar é necessário, ressignificar é interessante. Cada vez mais
a embalagem precisa agregar em seu desenvolvimento, não somente a função de
acondicionar” disse Fábio.
As palestras foram
finalizadas por Eduardo Gianini, gerente de marketing da Papirus, que deu
início ao
coquetel de encerramento no local.
“Essa foi uma continuidade do projeto Ideia. A edição anterior apresentou palestras com foco desde a fabricação até o consumidor, o varejo. Hoje, o conteúdo também nos agradou muito, de muita qualidade e amplamente informativos, os palestrantes falaram bastante sobre a cadeia de valor e rastreabilidade. Nossa intenção é compartilhar para transformar, e como tem sido sempre um sucesso, queremos dar continuidade nesse projeto em 2013” afirmou o gerente.
Leia também
-
POVARESKIM auxilia na Olimpíada do…
Software será usado para avaliar o desempenho dos competidores na categoria Impressão Offset.
-
A terceira edição do evento ‘Ideia…
A anfitriã Papirus, afirma que dará continuidade ao projeto no próximo ano.
-
ABIGRAF Nacional defende isenção…
ABIGRAF busca maior acesso da população ao material didático.
-
Aumento de receita e geração de caixa…
Unidade Maranhão segue dentro do prazo e do orçamento e atinge 61% do avanço físico geral das obras.
-
Rho P10 250 da DURST recebe prêmio…
A DURST celebra neste mês mais um prêmio internacional.
-
Prêmio Fernando Pini registra recorde…
Principal prêmio da indústria gráfica brasileira obteve mais de 1.500 produtos inscritos.