Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Teste da FOGRA comprova 82% de economia de energia, aumentando os benefícios de sustentabilidade das impressoras LED VUTEk da EFI

Teste da FOGRA comprova 82% de economia de energia, aumentando os benefícios de sustentabilidade das impressoras LED VUTEk da EFI
Avaliações de consumo de energia realizadas pela Fogra confirmaram que as impressoras VUTEk para grandes formatos da EFI com secagem LED geram redução de energia de até 82% em relação a dispositivos que usam lâmpadas com arco de mercúrio.

Até mesmo no modo pronto para impressão, mostrou-se que as impressoras LX da empresa com LEDs de “secagem a frio” agora reduzem até 77% do consumo de energia. Isso porque os LEDs ficam desligados, diferentemente das lâmpadas de arco de mercúrio, que ainda consomem energia quando o equipamento está inativo entre trabalhos.

Os cálculos do Energy Efficiency Project (Projeto de Uso Eficiente de Energia) da Fogra (“uso eficiente de energia em sistemas de impressão de formatos grande e pequeno”) demonstraram que os usuários podem economizar cerca de 16 mil euros por ano em consumo de energia, um fator importante para empresas que elevam o preço de trabalhos em materiais rígidos e flexíveis.

As comparações da Fogra, com impressoras digitais que usam lâmpadas de secagem convencionais, mostraram que a anterior consumiu 1,18 kW/m2, enquanto a VUTEk GS3250LX Pro da EFI consumiu apenas 0,22 kW/m2. Essa pontuação impressionante é uma vantagem adicional à flexibilidade funcional incorporada às impressoras de secagem LED da EFI, com sua capacidade de operar com materiais mais finos e delicados, bem como com mídias de custo inferiores.

“A EFI foi uma pioneira no uso de LEDs em sua série em expansão de impressoras industriais para grandes e super grandes formatos com ‘secagem a frio’, e a análise da Fogra oferece provas conclusivas da economia adicional e dos benefícios de sustentabilidade que podem ser obtidos pelas empresas ao investirem em nossa tecnologia”, afirma Scott Schinlever, vice-presidente sênior e gerente geral de soluções de jato de tinta da EFI.

“Embora tenhamos testado e avaliado minuciosamente o menor consumo de energia durante o processo de desenvolvimento dessas impressoras, os resultados da Fogra agora oferecem a confirmação imparcial de um terceiro dessa redução significativa nos requisitos de energia. Enquanto outras empresas alegam benefícios de sustentabilidade, seu uso de calor para secagem e a aplicação de substratos mais espessos são incoerentes com uma abordagem sustentável.”

As avaliações realizadas empregaram o “Image Quality Test Suite” (Pacote de Testes de Qualidade de Imagem) da Fogra para impressão, em que os típicos modos de produção e espera/pronto para impressão foram usados. As condições foram configuradas para simular máxima produtividade e qualidade, incorporando combinações relevantes de equipamentos para obter resultados precisos.

"Gostaria de agradecer a EFI pelo enorme apoio durante nosso projeto de pesquisa. Constatamos que o modo de impressão usado contribui com a economia final de energia (m2/kWh). No entanto, ao usar os parâmetros pré-determinados de acordo com a diretriz que desenvolvemos, foi possível demonstrar a economia significativa da secagem LED”, afirma Andreas Kraushaar, chefe do departamento de tecnologia de pré-impressão da Fogra."  

O objetivo da Fogra Forschungsgesellschaft Druck e.V. (Associação de Pesquisa em Tecnologia Gráfica da Fogra) é promover a engenharia de impressão e suas tecnologias orientadas para o futuro nos campos de pesquisa e desenvolvimento e permitir que o setor de impressão utilize os resultados nessas atividades. Para essa finalidade, a associação mantém seu próprio instituto com uma equipe de aproximadamente 60 membros, que incluem engenheiros, químicos e físicos. Leia mais sobre o projeto de pesquisa no site: www.fogra.org/EnergyEfficiency/Digital.

A secagem LED da EFI é incorporada às suas impressoras de bobina e mesa plana com combinação para grandes formatos VUTEk GS2000LX de 2 metros e GS3250LX de 3,2 metros, bem como à sua versão de bobina a bobina dedicada da VUTEk GS3250LXr de 3,2 metros. Essa série em expansão também oferece recursos de escala de cinza que geram maior economia de tinta e todas garantem resultados mais sustentáveis que exigem menos energia, sem emissão de COVs (compostos orgânicos voláteis) e com a capacidade de imprimir diretamente em materiais que não causam impacto no meio ambiente. A impressora de etiquetas estreitas Jetrion 4950LX também usa a tecnologia LED para permitir o uso de papéis especializados e sensíveis ao calor. 

Leia também

  • Campanha da AlphaGraphics para o Dia dos Namorados distribuirá 5 mil cartões postais gratuitos para casais apaixonados

    Campanha da AlphaGraphics para o Dia…

    AlphaGraphics irá presentear casais apaixonados com a produção e o envio de 5 mil cartões postais…


  • GCC LaserPro X 500II oferece capacidade industrial

    GCC LaserPro X 500II oferece capacidade…

    Equipamento de porte industrial importado pela AKAD traz robustez e grande capacidade para desenvolver…


  • Teste da FOGRA comprova 82% de economia de energia, aumentando os benefícios de sustentabilidade das impressoras LED VUTEk da EFI

    Teste da FOGRA comprova 82% de economia…

    Avaliações de consumo de energia realizadas pela Fogra confirmaram que as impressoras geram redução…


  • Suzano Papel e Celulose e SPP-KSR são destaques no 13º Prêmio Graphprint

    Suzano Papel e Celulose e SPP-KSR são…

    Suzano Papel e Celulose recebeu o reconhecimento da indústria gráfica como uma das melhores fornecedoras…


  • Konica Minolta ingressa para o Conselho da Mopria Alliance

    Konica Minolta ingressa para o Conselho…

    Multinacional japonesa passa a fazer parte da organização internacional que visa o desenvolvimento…


  • Starlaser faz apresentação internacional de produto na ExpoPrint Latin America 2014

    Starlaser faz apresentação internacional…

    Starlaser anunciou suas novidades para a ExpoPrint Latin America 2014, maior evento de impressão das…


>> Mais notícias