Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Toyo Ink ingressa em 2014 com nova fábrica no Brasil

Toyo Ink ingressa em 2014 com nova fábrica no Brasil
A Toyo Ink terá grandes novidades aos clientes no ano de 2014. A principal delas é a inauguração de sua fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo. A meta é conquistar na América Latina a mesma posição de liderança que a Toyo Ink detém na Ásia. Com 44 fábricas espalhadas pelo mundo e cerca de 8 mil funcionários, a empresa está entre os três maiores fabricantes mundiais de tintas para a indústria gráfica. A ExpoPrint Latin America 2014, maior feira gráfica das Américas, também está nos planos da Toyo Ink para esse ano.

Em 2011, o segmento de tintas para impressão movimentou US$ 746,7 milhões no Brasil, entre vendas domésticas e importação, um aumento de cerca de 5% em relação ao ano anterior e 25% comparado a 2009, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Tintas para Impressão (ABITIN). O consumo nacional foi de 109,9 mil toneladas, contra 113,2 mil toneladas registradas em 2010 e 101,8 mil toneladas em 2009.

É nesse cenário que a Toyo Ink Brasil quer atuar como protagonista. Presente no País há três anos, a empresa está em fase final de construção de sua fábrica, a primeira no Brasil que será situada em Jundiaí, município próximo da capital paulista. A previsão para inauguração é entre março e abril, para que a planta possa atender ao aumento da demanda esperado em função da Copa do Mundo e Olimpíadas.

Nessa primeira etapa a capacidade produtiva anual girará em torno de 4 mil toneladas para tintas offset e 15 mil toneladas para tintas líquidas, produção que atenderá o mercado interno e a América Latina, exceto o México.

Hoje, 90% dos produtos vendidos pela Toyo Ink Brasil são trazidos do Japão. O restante vem dos Estados Unidos e Europa. São duas linhas direcionadas à impressão offset plana: tintas convencionais e tintas com cura UV, incluindo produtos para substratos celulósicos, plásticos e metalizados, um dos quais totalmente livre de solventes. Em 2013, a empresa expandiu o portifólio, com vernizes base água de alta performance com selos Green Label e Food Contact, novos diferencias para o mercado. 

De acordo com Sergio Pera, Diretor Comercial Geral, a Toyo Ink já está presente nas principais gráficas do segmento comercial, editorial e de embalagens, entre pequenas, médias e grandes empresas localizadas na região Sul e Sudeste do País. Elas são atraídas praticamente por dois fatores: produtividade e apelo ecológico.

Todas as tintas usam como base óleos vegetais, o que além de reduzir a emissão de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), possibilita a diminuição dos níveis de água durante a impressão, proporcionando maior rendimento, menor tempo de secagem e alto brilho. “Nunca decepcionamos os clientes com relação a qualidade de nossos produtos”, afirmou Toru Ishii, Diretor Presidente da Toyo Ink Brasil.

Inicialmente serão produzidos em Jundiaí as mesmas linhas disponíveis atualmente, além da família Flash Dry, lançada na Drupa 2012. Três itens compõem a nova série: FD KHS, FD LPC, que permitem redução no números de lâmpadas ultravioletas na unidade de cura e, consequentemente, menor temperatura e consumo de energia, e FD LED, voltada às impressoras com sistema híbrido de secagem (UV e LED), na qual o diferencial também é a menor temperatura e o baixo consumo de energia. As tintas FD KHS e FD LED foram especialmente desenvolvidas para máquinas Komori e Ryobi, respectivamente.

A linha de produtos deve crescer com o início das operações fabris. A ideia, como comenta Toru Ishii, é trazer tintas para impressão rotativa heatset e coldset, vernizes, soluções de fonte e produtos auxiliares. O grupo Toyo Ink SC Holdings é formado por três empresas: Toyo Ink, Toyo Chem e Toyo Color. Elas produzem tintas gráficas que correspondem por metade do negócio da companhia, pigmentos e química fina. O grupo faturou US$ 3,14 bilhões em 2011.

A Toyo Ink estará na ExpoPrint Latin America 2014, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, que acontece entre os dias 16 e 22 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Curta a página do Facebook: www.facebook.com/ExpoPrintLatinAmerica e cadastre-se gratuitamente para visitar a ExpoPrint pelo link: www.expoprint.com.br/pt/visitar/cadastro.

Leia também

  • Toyo Ink ingressa em 2014 com nova fábrica no Brasil

    Toyo Ink ingressa em 2014 com nova…

    Meta da Toyo Ink é conquistar na América Latina a mesma posição de liderança que a Toyo Ink detém…


  • Duster Tecnologia inova o mercado de comunicação crossmidia e marketing multicanal

    Duster Tecnologia inova o mercado de…

    Com foco em inovação, a empresa oferece soluções práticas e integradas de comunicação one-to-one…


  • Empresa Xerox é nomeada líder no IDC MarketScape

    Empresa Xerox é nomeada líder no…

    O que mais contribuiu para a consolidação desta posição da empresa foi o significativo desenvolvimento…


  • Gomaq realiza ação sustentável trocando mil lâmpadas

    Gomaq realiza ação sustentável trocando…

    Redução do consumo de energia, aumento da vida útil, baixa emissão de carbono e não exposição…


  • Edição 2014 da Campus Party Brasil inspira livro da AlphaGraphics com histórias dos bastidores contadas pelos campuseiros

    Edição 2014 da Campus Party Brasil…

    AlphaGraphics contará com um espaço onde o público terá a oportunidade de interagir com soluções…


  • Zanatto Soluções Gráficas anuncia chapa térmica Z Power Digital Plate

    Zanatto Soluções Gráficas anuncia…

    Chapa representa o primeiro produto de marca própria comercializado pela revenda de soluções gráficas,…


>> Mais notícias