Revista Desktop - A sua revista de artes gráficas

DESKTOP DIGITAL NEWS

Xerox e Gartner se reúnem com CIOs para discutir desafios para a TI

Xerox e Gartner se reúnem com CIOs para discutir desafios para a TI
Em tempos de uma explosão da digitalização, que envolve custos e alto investimento financeiro e de pessoal para as empresas de todos os setores que acumulam dados, papéis e processos, a Xerox traz inovações e softwares para simplificar os processos e oferecer, a partir da gameficação, gerenciamento de processos e soluções digitais, ferramentas que permitam reduzir efetivamente os custos, gerar métricas e controlar qualquer tipo de dado ou atividade, com máquinas que “pensam” – a chamada inteligência artificial.

A maior eficiência dos processos de negócios das empresas e como tornar mais perceptível o valor das atividades de TI, em um mundo quase que totalmente digitalizado, foram temas discutidos por CIOs no evento promovido pela Xerox no último dia 15, em São Paulo.

O VP do Gartner para América Latina, Cassio Dreyfuss, o diretor de serviços da Xerox, Rodrigo Belluco, e o pesquisador da Xerox, Yves Hoppenot, se reuniram para analisar o mercado e propor soluções e softwares que permitam melhorar o desempenho nas empresas, com menos impressão e melhor qualidade de gestão dos documentos, sejam eles em papel ou digitais. De acordo com o Gartner, hoje, 66% dos investimentos em TI são apenas para manter o funcionamento da estrutura, sobrando apenas um terço dos recursos para inovações tecnológicas e liderança digital nas companhias.

A terceirização de serviços de TI é algo ainda novo no Brasil, diferente do que é realizado por empresas no  exterior, o que também aumenta os custos das companhias, que perdem com a falta de gerenciamento adequado de seus processos e informações. A Xerox já oferece a grandes empresas mais eficiência com sua oferta de serviços, como consultoria interna, gerenciamento de processos de negócios e impressão, digitalização, e gestão de toda a informação, dando a destinação adequada a cada documento.

O desafio para 2015, segundo os palestrantes, é lidar com o cenário econômico nacional e competir globalmente. Para isso, a gestão de TI tem que adotar práticas de gerenciamento novas, enfatizando o foco e a disciplina, envolvendo tanto o público interno quanto a rede de parceiros e fornecedores, com iniciativas conjuntas para a criação de novos modelos e processos.

“Governança, flexibilidade e gestão colaborativa são as soluções para garantir processos mais eficientes e dar a percepção real do valor da área. A empresa precisa de líderes capazes de criar uma história, articular a visão e ajudar a conduzir o negócio nessa direção para tirar partido das oportunidades. Atuar de forma colaborativa com a demanda e oferta de recursos é o conceito que se deve ter em mente”, avalia o VP do Gartner para América Latina, Cassio Dreyfuss.

Processos de negócios como serviços em nuvem estão crescendo no Brasil, onde não há uso da nuvem para acesso à inovação, existindo apenas o modelo híbrido, em que parte das soluções terceirizadas aqui ainda são metade da média global. Segundo dados do Gartner, no mundo, 68% dos CIOs pretendem trocar seus fornecedores de tecnologia nos próximos dois anos. No Brasil, 71% destes mudariam por problemas de qualidade dos fornecedores externos. Para a Xerox, a mobilidade e a segurança, assim como a gestão de informações empresariais e privacidade de dados podem caminhar juntas.

Descobrir os custos escondidos, melhorar a produtividade dos funcionários e ter informações precisas, com custo total detalhado é quase uma conversa entre máquinas, possível a partir de uma otimização detalhada. Algumas ferramentas são a gameficação – com o uso de técnicas de jogos para obter a colaboração dos clientes, com competitividade, sustentabilidade e geração de dados – e a partir de sistemas integrados e da Internet das Coisas, reduzindo custos a partir do uso de sensores que geram métricas e, daí, metas alcançáveis de desempenho.

“A equipe de consultoria e softwares que trazem diferenciação e customização, entendendo os processos da empresa, permitem à Xerox fazer análises por diferentes perspectivas, identificar a obsolescência de equipamentos, a sobrecarga de trabalho que aumenta os custos e a fazer a captura inteligente, em que a Xerox faz o roteamento de mensagens da caixa postal dos clientes, digitalizando e inserindo os documentos nos processos adequados”, afirma Rodrigo Belluco, diretor da Xerox.

Leia também

  • AlphaGraphics promove ações solidárias para Dia das Crianças e Outubro Rosa

    AlphaGraphics promove ações solidárias…

    AlphaGraphics Brasil realiza no mês de outubro duas ações sociais por meio da participação dos…


  • Xerox e Gartner se reúnem com CIOs para discutir desafios para a TI

    Xerox e Gartner se reúnem com CIOs…

    Maior eficiência dos processos de negócios das empresas e como tornar mais perceptível o valor das…


  • Esko e X-Rite promovem webinar gratuito

    Esko e X-Rite promovem webinar gratuito

    Esko e a X-Rite promovem o webinar gratuito “Gerenciamento avançado de cores para produção de embalagens…


  • Zanatto apresenta oficialmente parceria com a GMG Color

    Zanatto apresenta oficialmente parceria…

    Zanatto Soluções Gráficas apresentou oficialmente sua nova parceria com a fabricante alemã de sistemas…


  • Imprimax lança vinil 3D

    Imprimax lança vinil 3D

    Imprimax, expositora da FESPA Brasil 2015, anunciou o lançamento de novas opções de película


  • BR Group participa da FESPA Brasil 2015 demonstrando inovações em impressão digital

    BR Group participa da FESPA Brasil…

    BR Group estará na FESPA Brasil 2015 para demonstrar sua série de equipamentos fabricados no Brasil…


>> Mais notícias