DESKTOP DIGITAL NEWS
Zanatto e Kodak realizam workshop na sede do Sigep em Curitiba
Aconteceu no último dia 13, quinta-feira, na sede do Sigep (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná), e Abigraf Regional, o workshop Pré-impressão: offset e flexografia, promovido pela Zanatto Soluções Gráficas, em parceria com a Kodak.
O evento, que reuniu 45 gráficos da capital paranaense, divididos entre o segmento de embalagens e segmento comercial, foi aberto com uma palestra de Enio Zucchino, gerente de marketing e produtos para o segmento comercial da Kodak na América Latina, que mostrou dados sobre os custos totais de produção no setor gráfico e, especificamente, onde se encontram os principais gargalos e custos no processo de pré e impressão Offset.
Segundo Enio, mão de obra e papel representam os principais custos sobre o valor final do produto impresso, de forma que, para o gráfico moderno, investir em novas soluções de pré-impressão não representa custos adicionais – e, sim, economia que acabará amortizando este custos na fase de impressão, gerando uma maior economia total e eficiência na impressão.
Logo após, Enio apresentou algumas das soluções Kodak que podem auxiliar não somente a otimizar a pré-impressão, como também inserir o parque gráfico no chamado perfil sustentável, ou seja, a adoção de soluções que reduzam consumo de energia, não prejudiquem o meio ambiente nem os operadores, e, ao mesmo tempo, assegurem agilidade. Nesse quesito, destaque para as chapas digitais Sonora XP e Sonora News, recém lançadas oficialmente no Brasil.
Depois, Robson Esperança, gerente responsável pelo segmento de embalagens na Zanatto, falou sobre as novas demandas da impressão flexográfica, o impacto que a qualidade, estabilidade e confiabilidade têm sobre o produto final (e sobre a decisão de compra dos clientes) e, por fim, como a nova geração de tecnologias Kodak Flexcel NX permitem aos gráficos atingir esse patamar de qualidade.
Robson destacou itens como a tecnologia de pontos Digicap NX, juntamente com o formato de ponto com topo plano, que otimiza a aplicação de tinta e diminui perda. Além disso, há a possibilidade de se trabalhar com densidades maiores e de se trabalhar com cilindros anilox de menor volume, diminuindo o uso de solvente auxiliar. Também permite imprimir com velocidades maiores. Outras tecnologias destacadas por Robson foram, ainda, a Kodak Spotless (para otimização da impressão de cores especiais) e a Kodak Approval, provas digitais para embalagens utilizando o mesmo substrato de impressão.
Mais informações sobre as soluções gráficas da Kodak, visite http://graphics.kodak.com.
Curta a página da Revista Desktop: www.facebook.com/revistadesktop.
Leia também
-
Escritor produz obras voltadas para…
João Barcellos é autor da Trilogia sobre o mercado gráfico, com os livros Comunicação Visual, Estamparia…
-
EFI lança impressora digital para…
Cretaprint C3 da EFI é impressora multifuncional e digital para decoração em cerâmica e é resultado…
-
Zanatto e Kodak realizam workshop na…
Evento aconteceu na sede do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e falou sobre offset…
-
Povareskim traz impressora Chromedot…
Utilizando seu expertise em gerenciamento e tecnologias de cor, empresa aposta no segmento de sinalização,…
-
ExpoPrint 2014 reformula site e cria…
Site foi reformulado e página no Facebook criada para deixar o público bem informado sobre tudo o…
-
Samab é nova integrante da Afeigraf
Empresa fundada em 1921 e atualmente com cerca de 150 funcionários entra na Afeigraf com objetivo de…